Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Roger Schmidt reconheceu qualidade ao Braga, adversário do Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal, mas também destacou o bom momento de forma dos encarnados, que recebem os arsenalistas nesta quarta-feira, 10 de janeiro, no Estádio da Luz.
09 janeiro 2024, 13h23
Roger Schmidt
No Benfica Campus, na antevisão ao duelo com os minhotos, Roger Schmidt reconheceu qualidade ao oponente, assegurou que as águias estão preparadas para um "jogo difícil" e revelou que o avançado Marcos Leonardo estará no lote de convocados, pelo que poderá estrear-se de águia ao peito.
Na conferência de Imprensa, o treinador do Benfica deu ainda conta dos processos de recuperação de Neres, Bah, Juan Bernat e Tengstedt.
O Benfica já defrontou o Braga para o Campeonato nesta época. O que perspetiva para este jogo? Equaciona fazer mudanças na equipa?
Espero um jogo difícil, especialmente por tratar-se de um duelo de Taça. É sempre especial, porque, depois deste jogo, uma equipa ficará de fora. Gosto imenso desta competição. Sabemos que o Braga é uma equipa muito boa, mas jogamos em casa, estamos em boa forma e temos confiança para fazer um jogo de topo e vencer. É o nosso objetivo. Queremos avançar na Taça e estamos preparados para um jogo difícil. Mudanças? Veremos. Disputámos vários jogos, mas penso que estamos em boa condição.
Na temporada passada, o Benfica foi eliminado da Taça de Portugal pelo Braga. Isso deixa-o preocupado?
Não vamos perder porque perdemos no ano passado, e não vamos ganhar porque vencemos o Braga há duas semanas. É um novo jogo. Na última época, fizemos um grande jogo mesmo com um homem a menos desde os 30 minutos. No final, houve um desempate por grandes penalidades e perdemos. Mas isso não vai afetar em nada o jogo de amanhã [quarta-feira]. Começamos do zero, e, se queremos passar à próxima fase, temos de merecê-lo com um grande jogo.
Tendo em conta o calendário, com muitos jogos neste mês de janeiro, como fará a gestão do plantel, face às lesões de Bah, Neres e Tengstedt?
Refere-se à forma como faço gestão, no momento em que todos os jogadores estão aptos? É a minha tarefa como treinador, é algo que temos de fazer sempre. Temos de focar-nos em cada jogo, em ter a melhor abordagem para ganhar, uma vez que cada jogo pode ser decisivo. Na Taça é decisivo de qualquer forma, pois, se perdermos, estamos fora. E também no Campeonato, porque são necessárias muitas vitórias para se ser campeão. Um aspeto é colocar os melhores jogadores em campo. Se jogarmos com frequência, a cada três dias, há que estar aberto a mudanças, porque os jogadores podem estar fatigados, ou podem não estar no melhor momento de forma, ou até podem estar muito bem e num grande momento. São sempre os jogadores que fazem por merecer minutos. Os melhores argumentos são sempre jogar muito bem. Não importa se for de início, ou quando se entra em campo. Estou aberto a isso e precisamos de um pouco de competitividade na equipa. O espírito da equipa é top. Todos os jogadores estão muito bem conectados, mas claro que estão em competição, porque todos querem jogar desde o início.
"Marcos Leonardo? A minha primeira impressão, nos últimos três dias, é muito boa, muito positiva. Tem muita qualidade, já vejo uma boa ligação aos companheiros de equipa. A forma mais fácil de integração passa por estar muito próximo da equipa"
Roger Schmidt
Como decorre a preparação de Marcos Leonardo? Pelo que já viu, quando poderá jogar?
Da última vez já falámos sobre ele. Vem de quatro semanas sem treinos de conjunto. A minha primeira impressão, nos últimos três dias, é muito boa, muito positiva. Tem muita qualidade, já vejo uma boa ligação aos companheiros de equipa. A forma mais fácil de integração passa por estar muito próximo da equipa. Estará com a equipa no jogo de amanhã [quarta-feira]. Sabemos que não poderá jogar de início, nem ter muitos minutos, mas penso que é bom para ele fazer parte da equipa. Veremos como corre o jogo e se poderá ter minutos. A nossa abordagem nas próximas duas semanas será que treine bastante, também em termos individuais, para o deixar preparado. E, se for possível, dar-lhe muitos minutos de jogo.
Há um ano, João Neves foi promovido ao plantel principal e revelou-se uma boa decisão. Pode esperar-se uma surpresa similar nesta época?
Espero que sim, seria bom [sorrisos]. Há sempre potencial na Formação do Benfica. Jogamos muitas vezes com bastantes atletas da Formação, não apenas o João Neves, também o António [Silva], que parece ser um jogador muito experiente, mas tem apenas 20 anos. Morato, Florentino... Tomás Araújo também tem estado muito bem como central, ou lateral. Estamos abertos a outros jogadores da academia, é essa a filosofia do Benfica. Tentamos que estejam com a equipa nos treinos, de forma a terem a possibilidade de conhecerem os colegas do plantel principal e estarem próximos deles. Compete-lhes jogarem bem na equipa B, Sub-23 ou Sub-19 e convencerem-nos nos treinos quando estão connosco. Estamos abertos, daí o plantel não ser muito grande. Há potencial, e o propósito é dar espaço aos jogadores da Formação para que possam desenvolver-se muito rapidamente.
"Há sempre potencial na Formação do Benfica. (...) Estamos abertos a outros jogadores da academia, é essa a filosofia do Benfica"
Pode confirmar se Gonçalo Guedes vai deixar o Benfica em janeiro? Por que é que o jogador não conseguiu atingir o rendimento de épocas anteriores?
Não posso confirmar nada sobre transferências. Gonçalo Guedes é um jogador muito importante para nós. A segunda parte da sua questão é fácil de responder e tem a ver com o historial de lesões do jogador. Lesionou-se no final da época passada, e quando veio, em setembro, ele ainda estava afetado. Entretanto, sofreu uma nova lesão. É sempre difícil para um jogador atingir um nível de topo quando não faz pré-temporada. Umas vezes estava apto, outras inapto e não trabalhou de forma consistente. É por isso que jogou maioritariamente como suplente utilizado, durante 20 ou 25 minutos. Mas nesse tempo mostrou toda a sua qualidade. É um jogador fantástico, com qualidades especiais, nomeadamente na finalização, e perigoso junto da baliza. Não temos qualquer dúvida sobre a sua qualidade, mas precisa de mais jogos e de ficar livre de problemas físicos para voltar a um grande nível. É esse o nosso objetivo, e temos tentado apoiá-lo da melhor maneira que podemos. Ele é muito positivo e está sempre motivado nos treinos. A época ainda é longa, nem chegámos à metade do Campeonato. Este jogador e os outros que vão regressar, espero, em breve, como David Neres, Alex Bah, Juan Bernat e Casper Tengstedt, ainda têm potencial para atingir um nível de topo e ajudarem-nos a lutar por todos os títulos que estamos a disputar.
Falou dos jogadores lesionados e referiu que eles podem regressar em breve. Há datas para isso acontecer?
É diferente de caso para caso. Relativamente ao Juan Bernat não estamos 100% certos quanto tempo demorará para o colocar em condições de jogar, portanto, está em aberto. Estou muito otimista com o Alex Bah e o David Neres, que podem regressar, talvez, em duas ou três semanas e já em condições de serem opções para a equipa. E o Casper [Tengstedt] talvez no final do mês. É esta a situação atual, mas ainda temos de ver. A evolução deles tem sido boa e esperamos que possam continuar a progredir no trabalho individual, para depois regressarem aos treinos coletivos. Quando eles trabalharem uma semana com a equipa, estarão prontos.
Texto: Duarte Tornesi e Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2024