Judo

27 janeiro 2024, 19h37

Bárbara Timo

Bárbara Timo

Atual 11.ª classificada no ranking olímpico – está em posição de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris'2024 –, Bárbara Timo (- 63 kg) concluiu o Grand Prix de Portugal num honroso 5.º posto.

A competir em Odivelas, neste sábado, 27 de janeiro, a judoca do Benfica ficou isenta na 1.ª ronda, pisando o tatami para defrontar Himanshi Tokas (Índia), que levou de vencida em apenas 14 segundos, por ippon, a vantagem máxima.

Na ronda seguinte, ante a sul-coreana Jisu Kim, somou um duplo waza-ari, em 2m22s, que lhe valeu a passagem aos quartos de final. Aí, diante da israelita Inbal Shemesh, forçou a adversária a ser penalizada com três castigos, cenário que se traduziu na desclassificação da oponente e consequente ippon para Bárbara Timo.

Bárbara Timo

Na primeira prova internacional do ano para a judoca encarnada, na luta pelo acesso à final de uma competição que venceu em 2023, a 14.ª do ranking mundial cedeu ante a australiana Katharina Haecker. O combate foi duro e apenas decidido no ponto de ouro. Após 3m19s, Bárbara Timo foi projetada e a adversária venceu por waza-ari.

Relegada para a luta pela medalha de bronze, Bárbara Timo, que contou com o apoio dos outros judocas encarnados desde as bancadas, como Telma Monteiro, ou Rochele Nunes, não conseguiu superiorizar-se à húngara Szofi Ozbas, 7.ª do ranking mundial, com a qual nunca tinha competido. A rival levou a melhor com duplo waza-ari, desfecho que ditou o quinto posto à judoca das águias.

Thelmo Gomes

Também neste sábado, o benfiquista Anri Egutidze (- 81 kg) esteve em ação, sendo afastado no primeiro combate pelo espanhol Mendiola Izquieta. Em - 73 kg, Thelmo Gomes superou Abel Philippe Metellus (duplo waza-ari), mas cedeu no duelo seguinte, ante Makhmadbek Makhmadbekov.

Em - 63 kg, Evenilde Mendes foi derrotada na ronda inicial por Himanshi Tokas, que viria a ser eliminada posteriormente por Bárbara Timo.

Já na sexta-feira, 26 de janeiro, Rodrigo Lopes (- 60 kg) ficou-se pelo primeiro combate, frente a Moritz Plafky. Isenta na ronda inaugural, Djamila Silva (- 52 kg) foi derrotada por Sita Kadamboeva na segunda eliminatória.

 

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 31 de janeiro de 2024

Patrocinador Benfica Olímpico