Futebol

11 maio 2024, 15h35

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

O foco em terminar a época com dois triunfos nos compromissos em falta esteve subjacente à antevisão de Roger Schmidt ao encontro entre o Benfica e o Arouca, da 33.ª jornada da Liga Betclic, agendado para as 18h00 deste domingo, 12 de maio, no Estádio da Luz.

Porém, a conferência de Imprensa do técnico, no Benfica Campus, ficou igualmente marcada pela confirmação de que Rafa, a terminar contrato com o Clube, fará o último jogo pelo Benfica no Estádio da Luz, e também pela explanação de ideias para a próxima temporada.

Roger Schmidt

O Arouca está neste momento no 7.º lugar da classificação. O que pensa da equipa e do seu campeonato?

Acho que, desde que o Daniel Sousa assumiu o comando técnico do Arouca, fizeram uma época muito boa e criaram dificuldades a todas as equipas. Ganharam muitos jogos e marcaram muitos golos. É uma equipa muito boa, e, para nós, está claro que queremos tentar terminar a época a um bom nível. Queremos fazer dois bons jogos. Amanhã [domingo, 12 de maio] é o nosso último jogo em casa. Queremos praticar um bom futebol e vencer [o Arouca], e no último jogo, no terreno do Rio Ave, também tentaremos vencer o jogo para terminar esta temporada com boas sensações. É algo que devemos a nós e aos adeptos. Foi algo que discutimos durante a semana, treinámos muito bem e agora queremos transferir isso para o nosso estádio.

Roger Schmidt

"Queremos praticar um bom futebol e vencer [o Arouca], e no último jogo, no terreno do Rio Ave, também tentaremos vencer o jogo para terminar esta temporada com boas sensações"

Roger Schmidt

Espera fazer algumas mudanças na equipa nestes dois jogos, a pensar na próxima época? Este vai ser o último jogo de Rafa no Estádio da Luz?

Claro que, como já disse, queremos vencer o jogo e utilizar toda a equipa nos últimos dois jogos. Vamos começar com a melhor equipa, o melhor onze. Sim, infelizmente, tenho de dizer que será o último jogo de Rafa no Estádio da Luz. Como já esperávamos no início da época, esta seria possivelmente a última temporada de Rafa no Benfica. Ele confirmou-o nesta semana a mim e ao Clube. É outro motivo para fazermos um bom jogo e criarmos um bom ambiente no Estádio. É um jogador especial, único, com muita qualidade. Fez épocas de topo pelo Benfica, e mesmo nesta temporada, sem sermos campeões, fez uma época de topo, podem vê-lo também pelos números. Apreciei imenso trabalhar com ele durante dois anos, desejo-lhe o melhor para o futuro, para ele, mas também para a sua família. Como treinador, respeito a sua decisão porque está focado no resto da carreira. É um grande jogador do Benfica.

Roger Schmidt

Tem sido o principal alvo das críticas ao longo da temporada: sente-se sozinho ou isolado no Benfica?

Não, de todo. Como já disse algumas vezes, o Benfica é um clube muito especial. Não interessa o que pensam ou o que reportam sobre os jogadores, o staff, a equipa médica, o Presidente, o diretor-desportivo, ou a Direção, o relacionamento é muito bom. Trabalhamos em conjunto da melhor forma que conseguimos. Todos nós damos o nosso melhor para sermos bons para o Benfica e atingirmos os nossos objetivos. Estou muito feliz no Benfica, a situação nesta temporada não foi fácil, mas na temporada passada [2022/23] fomos campeões e fizemos uma grande época na Liga dos Campeões. Mesmo aí tivemos alguns momentos que foram difíceis. É sempre assim. Somos uma parte do Benfica, somos todos uma parte do Benfica, não interessa em que posição. Claro que, como treinador, estou aqui sentado, tenho de estar presente, e sei que não é fácil nos momentos difíceis. Quando perdemos jogos, a tolerância é muito baixa. Mas, por outro lado, claro que também temos as coisas boas deste clube fantástico. Por isso, temos também de aceitar estes momentos. Temos de estar sempre focados no que estamos a fazer, em campo temos de atuar e mostrar qualidade. Nestes momentos temos de mostrar este foco, pois só assim é que atingimos os objetivos e lidamos com este ambiente, atuando nestas circunstâncias. Neste momento não é fácil, é claro. Estamos todos desapontados quando não ganhamos títulos, mas nestes momentos temos de mostrar qualidade e atitude. Não apenas como treinador, mas como Clube. Temos de mostrar as reações certas e tirar as ilações certas para as próximas temporadas e mostrar que, de novo, estamos prontos para lutar por todos os títulos.

Roger Schmidt

"Temos de estar sempre focados no que estamos a fazer, em campo temos de atuar e mostrar qualidade"

Já teve alguma conversa com o Presidente Rui Costa sobre o que falhou nesta época [2023/24]? Nessa conversa, se teve ou não, está previsto falar do seu futuro no Benfica? Acha que tem condições para continuar mesmo com toda esta contestação dos adeptos?

Acho que já respondi a essas perguntas várias vezes. A minha situação, de momento, é muito clara: estou completamente focado nos últimos dois jogos. Neste momento, temos circunstâncias especiais, onde os jogadores têm de atuar, é óbvio. Sentimos as sensações negativas de parte dos adeptos, mas, para mim, de momento, não é tempo para pensar muito sobre isso. Penso que, depois dos dois jogos, temos muito tempo para pensar sobre isso. Nestas circunstâncias é muito difícil atingir os objetivos do Benfica, isso é muito claro. Se temos de jogar sempre com este ambiente, como equipa, para os jogadores atuarem ao seu melhor nível, é muito difícil ganhar jogos e ser suficientemente fortes no Campeonato e nas outras competições. De momento, o meu foco está nos últimos dois jogos, em preparar a equipa da melhor forma, e depois pensaremos em tudo. Então, veremos.

Como espera ser recebido neste domingo no Estádio da Luz? Continua a acreditar que, para os adeptos, tem condições para permanecer no comando técnico?

Penso que já disse o suficiente sobre esta questão.

Roger Schmidt

"Temos sempre de analisar a temporada e depois preparar a nova época. O mais importante é sempre construir o melhor plantel possível"

Já falou sobre o planeamento da próxima época e eventuais consequências. Tendo em conta que a temporada 2023/24 ficou aquém das expectativas dos adeptos, podemos esperar uma revolução na equipa com muitas entradas e saídas na equipa?

Penso que... Claro que temos sempre de analisar a temporada e depois preparar a nova época. O mais importante é sempre construir o melhor plantel possível, e essa é a nossa tarefa, corresponde aos requisitos necessários para lutarmos pelos nossos objetivos. Na época passada [2022/23], tivemos a situação em que perdemos Grimaldo, Gonçalo Ramos e Enzo Fernández, jogadores que estavam sempre na equipa inicial, e tivemos de fazer mudanças. Foi a tarefa para esta época [2023/24], e para a próxima será o mesmo. Temos de analisar a nossa equipa, procurar um bom equilíbrio, analisar os jogadores e encontrar as contratações certas para a próxima temporada. Ir à procura de jogadores que nos possam ajudar em alguns aspetos do nosso jogo, que já discutimos várias vezes. Penso que ainda há potencial para desenvolver, melhorias que temos de fazer, e quando pensamos nisso temos também de pensar em jogadores que possam resolver estes problemas. Não é a única coisa, mas é um requisito. Temos de trabalhar e usar a pré-época para nos prepararmos e estarmos prontos para começar uma nova temporada.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 11 de maio de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas