Reportagem

21 fevereiro 2025, 16h12

Casa Benfica Peso da Régua

Águia Vitória levou ainda mais Mística ao evento

REPORTAGEM BTV

São 25 anos de paixão e dedicação! A Casa Benfica Peso da Régua atingiu um marco memorável, um quarto de século de união entre sócios, amigos e uma comunidade que pulsa ao ritmo do Clube. O 25.º aniversário foi celebrado num almoço no Restaurante Varanda da Régua, onde histórias e lembranças se misturaram com sorrisos e aplausos.

Fundada em 21 de outubro de 1999, a embaixada n.º 111 cumpre a Mística Benfiquista de reunir em convívio adeptos, simpatizantes e sócios do Clube.

Casa Benfica Peso da Régua

Os 25 anos foram um tema inevitável para António Monteiro, presidente da Casa Benfica Peso da Régua. O líder sente o peso da história e também o privilégio de fazer parte dela.

"Tenho o peso de 25 anos, é muito tempo. Sou presidente desde 2022, mas sempre acompanhei a Casa, e faço 25 anos de sócio também, por isso tenho o peso que os 25 anos comportam", destacou ao programa da BTV, Pelas Casas do Benfica.

Mas o olhar está no futuro, com o sonho de atingir o cinquentenário.

"Era de louvar, e realmente era bom sinal, até porque nessa altura eu também já teria o emblema de ouro do Sport Lisboa e Benfica, e era demonstrativo de vitalidade da Casa e dava vida aos sócios que fazem parte da comunidade de Peso da Régua e acompanham as atividades da Casa, mais velhinhos um bocadinho, talvez, mas era muito bom", acrescentou.

As paredes da Casa respiram história e dinamismo, fruto das suas inúmeras atividades ao longo dos anos.

"Torneios de sueca, torneios de snooker, costumamos fazer a nossa caminhada de aniversário, já tivemos noutros tempos atividades díspares, como ocupações de ATL para crianças. Mas, entretanto, as coisas vão mudando e nem sempre conseguimos fazer mais", lamentou.

Casa Benfica Peso da Régua

Ao relembrar o passado, há quem tenha vivido cada momento desde o primeiro dia. Rogério Silva, presidente do Conselho Fiscal e sócio-fundador, carrega com orgulho a longevidade desta história.

"Com muita honra, muito prazer. Nessa altura já tinha mais de 50, portanto já tenho mais uns anos em cima", relembrou.

Natural de Lisboa, encontrou na Régua uma paixão comum: "Eu não sou daqui, sou de Lisboa, sou alfacinha, vim para a Régua trabalhar e juntei aqui um grupo de amigos de vários clubes, sem problema nenhum, e depois a verdade é que souberam que eu era Benfiquista, e vieram ter comigo para entrar na constituição na Casa. Sou Benfiquista desde que nasci, aliás, o nome Rogério foi porque o meu pai entendeu que o Rogério na altura era o craque dele, e o filho tinha de ser Rogério. Só que o jeito para o futebol era zero…"

E momentos inesquecíveis não faltam. A viagem a Liverpool para ver o Benfica brilhar é um dos destaques.

"Quando fomos a Liverpool e ganhámos 0-2. Fui eu e mais um presidente da altura. Fomos os dois a Liverpool ver o Benfica, e essa vitória foi uma maravilha. Foram duas noites sem dormir", recordou, com saudade.

Casa Benfica Peso da Régua

Se a história da Casa Benfica Peso da Régua é rica, deve-se também à sua organização e liderança. Luís Monteiro, presidente da Mesa da Assembleia Geral, destacou a sua responsabilidade.

"Estive 10 anos como presidente da Direção e, neste momento, compete-me, no fundo, gerir a parte burocrática. Ser presidente da Mesa da Assembleia da Casa Benfica Peso da Régua, no fundo, significa ser o responsável máximo por esta instituição. E como responsável máximo procuro – pelo menos dentro daquilo que é estatutariamente obrigatório – que isso aconteça. E quero dizer que, para mim, é um presente bastante grande esta instituição, que completa 25 anos, nunca ter tido ao longo da sua vida um vazio diretivo", salientou.

Entre lembranças, destaca um projeto inovador que ajudou a moldar o futuro de muitos jovens.

"Já passaram aqui umas fotografias que me fizeram recordar outros tempos, em que fizemos uma atividade que se calhar foi a mais marcante para nós. Numa altura em que nem se falava nisso – porque agora já todas as Câmaras fazem as férias escolares – tivemos um ATL, com miúdos que hoje já são adultos, que hoje já são pais e mães, e que na altura tinham 10/12 anos. Foi um presente muito grande na altura termos conseguido fazer durante 15 dias um ATL com os miúdos aqui do concelho de Peso da Régua", contou.

Casa Benfica Peso da Régua

A importância da Casa Benfica Peso da Régua ultrapassa as quatro paredes, sendo um motor do desenvolvimento local. José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, não esconde o seu orgulho.

"Mesmo que não fosse presidente, viria sempre [ao aniversário], uma vez que também sou sócio da Casa, e, por norma, estou próximo daquilo que são as atividades que se realizam no meu concelho, nomeadamente aquelas relacionadas com o tecido associativo", sublinhou.

Para o autarca, a Casa é um verdadeiro exemplo de envolvimento comunitário.

"Mas, acima de tudo, a importância é motivar e reconhecer o trabalho das pessoas que ao longo de 25 anos têm dinamizado a Casa Benfica Peso da Régua, promovendo também desta forma a cidade e o concelho. Promovem quando vão ao Estádio da Luz, promovem num conjunto de atividades que fazem ao longo do ano, numa diversidade de atividades. E, portanto, nós olhamos para esta Casa como um verdadeiro parceiro também naquilo que é a estratégia que o município faz nas atividades anuais", ressaltou.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 24 de fevereiro de 2025