Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Num dia em que o clima adverso não travou uma jornada de grande fervor clubístico no Estádio da Luz, o Benfica somou a quinta vitória consecutiva na Liga Betclic após bater o Nacional, por 3-0, na 25.ª jornada.
09 março 2025, 01h25
Festejo dos jogadores do Benfica
Dia muito movimentado no Estádio da Luz com a Assembleia Geral Extraordinária para a votação final da proposta de alteração dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica a coincidir com o jogo das Casas, Filiais e Delegações do Clube e o Dia Internacional da Mulher. Motivos mais do que suficientes para um ambiente de salutar convívio da Família Benfiquista nas horas que antecederam o apito inicial do duelo diante do conjunto madeirense, mesmo com o temporal que se abateu sobre Lisboa.
Dentro das quatro linhas, um onze com 6 alterações relativamente ao duelo da passada quarta-feira, 5 de março, diante do Barcelona, da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Samuel Soares, Leandro, Dahl, Bruma, Belotti e Amdouni entraram para os lugares de Trubin, Tomás Araújo, Barreiro, Aktürkoğlu, Pavlidis e Schjelderup, e juntaram-se a António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Aursnes e Kökcü nas opções iniciais de Bruno Lage.
Empurrado por 52 543 espectadores, o Benfica entrou no jogo determinado a marcar diferenças desde cedo e, logo aos 3', Bruma deixou o primeiro aviso. Desmarcado por Leandro, o avançado rematou rasteiro para uma defesa apertada do guarda-redes Lucas França.
Asfixiando o adversário com pressão alta, a equipa de Bruno Lage abriu o ativo aos 5'. Dahl intercetou um passe de Lucas França no meio-campo adversário, invadiu a área e tocou a bola para Amdouni, que, de primeira, rematou para o fundo das redes. Primeira explosão de alegria no Estádio da Luz com o 8.º golo do internacional suíço na presente temporada.
Aos 7', Amdouni voltou a testar a pontaria e obrigou Lucas França a nova defesa apertada. Principal nome da resistência madeirense durante os 90', o guarda-redes brasileiro voltou a exibir-se a grande nível aos 17', travando um remate cruzado de Belotti e, na sequência, a recarga de Amdouni, em queda.
Dois minutos volvidos (19'), Álvaro Carreras fez um grande passe de rutura para o lado esquerdo e a bola chegou a Bruma, que fez o cruzamento para Belotti. Este, no interior da área, tentou o remate, mas foi rasteirado por trás por José Vítor. O árbitro assinalou penálti e, alertado pelo VAR, ainda foi rever as imagens antes de confirmar a decisão inicial e a cor do cartão (amarelo) mostrado ao defensor.
Chamado à cobrança, Kökcü, com toda a classe, atirou para a esquerda e Lucas França estirou-se para o lado oposto. Vantagem ampliada com o 9.º golo do camisola 10, na temporada.
O internacional turco voltou a estar em evidência aos 30', com um forte disparo de fora da área travado em voo por Lucas França. Dominando o jogo com bola e sempre com os olhos na baliza adversária, o Benfica continuou a carregar em busca do golo.
Aos 39', o guarda-redes do Nacional aplicou-se para sacudir um potente remate de Aursnes pela linha de fundo e, aos 42', superiorizou-se no frente a frente com Belotti, que surgiu isolado na área após uma grande jogada construída por Amdouni e Kökcü. Posteriormente, aos 44', mais uma bela iniciativa coletiva das águias, com Ulisses Rocha a cortar e a evitar, in extremis, que Dahl recebesse a bola de Belotti, no coração da área.
O Nacional respondeu à falta de eficácia encarnada com uma oportunidade soberana para reduzir. Nos descontos da 1.ª parte (45'+5'), o VAR alertou André Narciso para um lance entre António Silva e Laabidi na área encarnada. Após rever as imagens, o árbitro considerou faltosa a ação do central do Benfica e assinalou grande penalidade.
Chamado à cobrança, Dudu atirou forte para o lado esquerdo, mas Samuel Soares voou alto e protagonizou uma enorme intervenção, motivando um festejo digno de um golo nas bancadas da Catedral, aos 45'+7'! Grande momento do jovem guarda-redes das águias, que manteve a baliza inviolada em cinco dos seis jogos disputados pela equipa principal em 2024/25.
Filme do jogo
Após o intervalo, onde ocorreu o desfile de 115 embaixadas do Benfica (de todo o mundo) que marcaram presença no jogo deste sábado, 8 de março, os encarnados voltaram a estar perto do terceiro golo. Aos 49', Amdouni arrancou pelo corredor central e serviu Bruma, que tirou um adversário do caminho e rematou, com estrondo, à trave.
Aos 53', Dahl arrancou um poderoso remate de fora da área que só parou no fundo das redes da baliza do Nacional. No entanto, os festejos do 3-0 foram interrompidos após ter sido assinalado um fora de jogo a Bruma, que fez a assistência para o sueco. O Nacional respondeu aos 55', com Dudu, sozinho na área, a desviar para fora um cruzamento de Paulo Silva.
Determinado a manter a equipa fresca e ativa na missão de ampliar o marcador, Bruno Lage fez quatro alterações, aos 68': Kökcü, Amdouni, Belotti e Dahl deram lugar a Barreiro, Aktürkoğlu, Pavlidis e Renato Sanches.
E dois dos homens lançados desde o banco iam fazendo estragos aos 71'. António Silva executou um passe longo para Barreiro, que penteou a bola para Pavlidis. Este, no interior da área, rematou de pronto, mas, em carrinho, Ulisses Rocha impediu que o disparo se dirigisse para a baliza.
Lançado aos 82' para o lugar de Bruma, Schjelderup entrou de imediato em ação e, aos 85', isolou Barreiro na área. Contudo, o cabeceamento do internacional luxemburguês esbarrou em mais uma boa defesa de Lucas França.
Aos 88', Barreiro voltou a surgir bem na área a finalizar, de cabeça, um cruzamento de Aktürkoğlu. Numa primeira instância, o árbitro assinalou pontapé de baliza, mas, alertado pelo VAR para um toque de José Vítor com a mão na disputa de bola com Barreiro, foi rever as imagens e assinalou penálti por considerar que o defensor do Nacional tinha o "braço em posição não natural".
Pavlidis avançou para a marca dos 11 metros e, já nos descontos (90'+2'), enganou Lucas França com uma cobrança exemplar para sentenciar o 3-0 e dar sequência ao seu excelente momento de forma: marcou 12 golos nos últimos 12 jogos que disputou para todas as competições.
Somada a quinta vitória consecutiva na Liga Betclic, o Benfica volta a focar-se na sua caminhada europeia. Após o 0-1 da 1.ª mão, no Estádio da Luz, as águias entram em campo às 17h45 (horário de Portugal Continental) da próxima terça-feira, 11 de março, diante do Barcelona, na 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Refira-se que os catalães tiveram o jogo deste sábado, 8 de março, frente ao Osasuna, da 27.ª jornada de La Liga, adiado devido ao falecimento do médico da equipa principal.
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de março de 2025