Futebol

09 maio 2025, 11h00

Momentos de jogo do Benfica

Festejo dos jogadores do Benfica

A 33.ª e penúltima jornada da Liga Betclic reservou um dérbi potencialmente decisivo para as contas do título. Igualados no topo da tabela do Campeonato, com 78 pontos, Benfica e Sporting enfrentam-se às 18h00 deste sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz.

E a matemática é simples: vencendo por 2 golos de diferença, as águias celebram antecipadamente o 39 por anularem o resultado da 1.ª volta, no critério de desempate por confronto direto. Em caso de triunfo pela margem mínima, passam a precisar de 1 ponto em Braga, na derradeira ronda, para pintarem o país de encarnado-vivo.

Assim, a importância do dérbi lisboeta para o roteiro da edição 2024/25 da Liga Betclic é inegável, e o universo benfiquista está pronto para responder à letra ao desafio, com a Catedral lotada para mais uma jornada de total comunhão entre equipa e adeptos rumo ao grande objetivo da temporada.

Momentos de jogo do Benfica

O Benfica segue num ciclo de invencibilidade que se estende há 13 jornadas. Com 43 pontos somados na sua fortaleza, as águias são a equipa da competição com melhor registo em casa: 14 vitórias em 16 jogos e uma impressionante média de 3,18 golos por partida. Do outro lado estará a formação entre as 18 que disputam o Campeonato que melhor rendimento apresenta fora de portas: 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota.

Em 181 edições do grande dérbi de Lisboa para a Liga, o Benfica contabiliza 83 vitórias, com 309 golos marcados e 207 sofridos, domínio que se acentua nas partidas disputadas na condição de anfitriãs: 49 triunfos em 90 duelos com 179 remates certeiros a favor e 117 contra.

Momentos de jogo do Benfica

A igualdade pontual das duas equipas na tabela classificativa é acompanhada por um grande equilíbrio nos números da Liga Betclic disponibilizados pela plataforma Sofascore.

Águias e leões lideram vários dos parâmetros de jogo escrutinados e apresentam uma tendência de domínio com bola e de agressividade na pressão sobre os adversários, ilustrada pelas percentagens superiores a 50% de ambos os conjuntos na posse de bola e nos duelos ganhos por jogo.

Momentos de jogo do Benfica

Com 32 jornadas decorridas, Benfica e Sporting são os donos das melhores defesas da competição, ambas com 26 golos encaixados.

Na comparação com o próximo antagonista, os encarnados superiorizam-se ao nível das clean sheets (15 contra 14), nos cortes por jogo (18,3 contra 15,8), nas interceções (9,2 contra 7,2) e nas bolas recuperadas (53,6 contra 50), com os leões a terem uma ligeira vantagem na percentagem de duelos ganhos por encontro: 53,2% contra 51,8%.

Individualmente, Otamendi destaca-se como líder da Liga no capítulo das interceções (55), com os colegas Florentino (47) e Álvaro Carreras (40) a surgirem à frente dos jogadores leoninos que mais sobressaem a esse nível: Gonçalo Inácio e Diomande, ambos com 30.

Florentino também se evidencia como o benfiquista com mais cortes efetuados (75, o 2.º da prova), enquanto Trincão (51) é o melhor nesse capítulo pelo emblema verde e branco.

Momentos de jogo do Benfica

Nos golos marcados, Benfica (82) e Sporting (85) são as equipas mais concretizadoras desta edição da Liga Betclic.

Apesar de os leões terem mais remates efetuados por jogo (18,7 contra 17), são as águias que mostram maior pontaria, liderando a competição ao nível dos disparos enquadrados com as balizas contrárias (7 contra 6,8).

Destaque, também, para a vantagem vermelha e branca no número total de grandes oportunidades criadas ao longo do que já se jogou neste Campeonato: 135 contra 125.

Pavlidis, que assinou 18 golos, é o goleador de serviço do Benfica, enquanto Gyökeres, com 38 golos (44,7% do total da sua equipa), tem sido a principal arma ofensiva do Sporting.

Com 17 oportunidades flagrantes criadas, Aktürkoğlu e Trincão sobressaem no municiamento dos ataques e evidenciam-se, igualmente, nas assistências: 10 para o internacional turco, 12 para o internacional português.

Jogo da 12.ª jornada do Campeonato Nacional 1944/45 entre o Benfica e o Sporting no Campo Grande tendo o Benfica vencido por 4-1.

Dérbi eterno: momento de fair play no jogo da 12.ª jornada do Campeonato Nacional 1944/45 no Campo Grande. Os capitães do Benfica e do Sporting, Francisco Ferreira e Álvaro Cardoso, cumprimentam-se no início do jogo.

11/02/1945

Texto: Redação
Fotos: Arquivo e Acervo SL Benfica
Última atualização: 9 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas