Futebol

24 julho 2025, 13h20

Eusébio Cup

Troféu da prova que recorda o inesquecível King

Em mais uma etapa da preparação para a temporada 2025/26, o Benfica recebe o Fenerbahçe na 13.ª edição da Eusébio Cup, prova que homenageia o Pantera Negra. O pontapé de saída frente à equipa turca está marcado para as 20h00 deste sábado, 26 de julho, no Estádio da Luz.

Camisolas vestidas, cachecóis do Glorioso sobre os ombros, e os caminhos vão todos dar à Catedral. Mais de dois meses depois, a bola volta a rolar no estádio das águias.

Numa pré-época atípica, devido à participação encarnada no Mundial de Clubes, e estando a final da Supertaça agendada para 31 de julho, no Estádio Algarve, esta será uma excelente oportunidade para os adeptos verem em ação e incentivarem o coletivo orientado por Bruno Lage.

Além do regresso a casa, este é o jogo de homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, o maior símbolo da história do Sport Lisboa e Benfica, com a disputa da Eusébio Cup.

Eusébio Cup

O primeiro frente a frente aconteceu em 1962, em Istambul, num desafio de caráter particular. O Benfica venceu por 1-3, com o segundo golo encarnado a ser apontado por... Eusébio

Nas duas últimas edições da prova, as águias voaram mais alto e colocaram o troféu que honra o Rei – que nos deixou em 5 de janeiro de 2014 – no Museu Benfica – Cosme Damião: em 2022, vitória por 3-2 frente ao Newcastle; em 2024, triunfo por 5-0 diante do Feyenoord.

A primeira vez que a Eusébio Cup se disputou foi em 2008, frente ao Inter de Milão, com o próprio Eusébio a dar, simbolicamente, o pontapé de saída. No ano seguinte, o Benfica inscreveu pela primeira vez o seu nome na lista dos vencedores, ao bater o AC Milan, nas grandes penalidades (5-4), após o empate (1-1) nos 90 minutos.

A 13.ª edição da Eusébio Cup traz até Lisboa o Fenerbahçe, emblema turco que, nas três datas em que visitou a Luz, saiu sempre derrotado.

A mais emblemática das três vitórias benfiquistas remonta a 2012/13, mais concretamente ao dia 2 de maio de 2013. Após perder por 1-0 na 1.ª mão da meia-final da Liga Europa, o Benfica recebeu a formação de Istambul sabendo que tinha de vencer por mais do que um golo. Naquele que é considerado um dos jogos mais icónicos da nova Luz, com um ambiente verdadeiramente infernal, as águias impuseram-se por 3-1, com 2 golos de Óscar Cardozo e 1 de Nico Gaitán, e qualificaram-se para a final da Liga Europa, 23 anos depois da última presença num derradeiro desafio das provas organizadas pela UEFA.

Eusébio Cup

As duas equipas já se tinham encontrado antes e voltaram a cruzar-se depois. O primeiro duelo entre os dois emblemas deu-se na 1.ª ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1975/76, com os encarnados a vencerem na 1.ª mão por 7-0 (3 golos de Nené, outros tantos de Rui Jordão e um de Shéu), tendo perdido, por 1-0 na 2.ª mão, avançando, assim, na prova.

Os dois últimos embates estão mais vivos na memória, pois ocorreram em 2018, na 3.ª pré-eliminatória de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Luz, na 1.ª mão, as águias venceram por 1-0, com um tento de Franco Cervi, e o apuramento para a fase seguinte foi carimbado no Estádio Sükrü Saracoğlu, fruto do empate a uma bola (1-1) na 2.ª mão. Gedson Fernandes foi o autor do golo encarnado.

No total, oficialmente, as duas formações encontraram-se 6 vezes, com o Benfica a vencer 3 partidas, o Fenerbahçe a triunfar em 2, e o empate a registar-se por uma ocasião.

Porém, o primeiro frente a frente aconteceu em 1962, em Istambul, num desafio de caráter particular. O Benfica venceu por 1-3, com o 2.º golo encarnado a ser apontado por... Eusébio. Coluna e Águas assinaram os restantes tentos.

EUSÉBIO CUP: A HISTÓRIA POR DETRÁS DO TROFÉU

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 24 de julho de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas