Andebol Feminino

28 agosto 2025, 10h41

Andebol feminino Benfica

Treinador Luís Monteiro

Depois de Sines e da conquista da Supertaça, a rota do Benfica aponta agora à Madeira, para um arranque de campeonato em dose dupla: neste sábado, 30 de agosto, frente ao Madeira SAD (15h00, Pavilhão do Funchal), e no domingo, 31 de agosto, diante do recém-promovido CS Madeira (12h00, Pavilhão da Escola Bartolomeu Perestrelo).

São as 1.ª e 2.ª jornadas da 1.ª fase do Campeonato Nacional feminino de andebol, disputadas em apenas 24 horas, num teste de exigência máxima.

No reencontro imediato com o Madeira SAD, Luís Monteiro destacou que o conjunto tetracampeão nacional já conta com uma base de trabalho consolidada, o que facilita a análise e a preparação. No entanto, o técnico sublinha que essa vantagem não diminui a exigência do confronto.

"O trabalho fica mais facilitado, honestamente. Temos mais um jogo para analisar, que é o jogo da final da Supertaça, mas temos já um trabalho feito de análise da equipa e, com uma semana de trabalho, as coisas ficam mais facilitadas. Não quer dizer que seja mais fácil jogar o jogo, uma coisa não implica a outra. Vamos à Madeira, que é sempre um jogo complexo, implica uma viagem. A equipa do Madeira SAD vai querer retificar alguns aspetos, e a Nina [Sandra Martins], a treinadora, é muito boa na parte da estratégia, portanto, ela vai ver de certeza aquilo que correu bem e o que pode ainda melhorar. E nós faremos também o nosso trabalho. Em termos de preparação, é tranquilo. Agora, o grau de dificuldade do jogo talvez seja um pouco mais elevado", explicou em declarações à BTV.

Andebol feminino Benfica

Ouça Luís Monteiro

Apesar da vitória folgada na Supertaça [26-18], Luís Monteiro foi categórico ao explicar que o resultado não traduz, de forma absoluta, a diferença real entre as equipas, e sublinhou a necessidade de continuar a trabalhar para que não se caia na ilusão de que os jogos futuros serão automaticamente fáceis.

"Estamos numa fase ainda precoce da temporada. Naquele jogo foi a diferença efetiva entre as equipas, mas há aqui um trabalho a fazer também para não deixarmos que se pense que o jogo é fácil e que, mais cedo ou mais tarde, acabamos por ganhar. Foi a história daquele jogo. O jogo correu-nos relativamente bem, mas temos muitos aspetos que podemos melhorar, nomeadamente a questão da eficácia no um contra a guarda-redes, contra a Isabel [Góis], guarda-redes do Madeira SAD. Mas vai ser um jogo muito duro", alertou.

O calendário trouxe uma jornada dupla logo no arranque do Campeonato Nacional, mas Luís Monteiro prefere ver o "copo meio cheio": 2 jogos em 24 horas representam mais uma oportunidade para consolidar processos, gerir a fadiga de forma criteriosa e preparar a equipa sem sobrecarga, mantendo o foco na consistência competitiva.

"Penso que é melhor ter uma jornada dupla agora, nesta fase, do que depois, já em março ou abril, numa fase com muitos jogos de sobrecarga, em que se podia notar mais a fadiga. Fazemos uma boa gestão nesse aspeto. Somos muito criteriosos no trabalho de ginásio, no trabalho de campo, e penso que não vem numa má altura a jornada dupla. Isso, para mim, não vai servir de desculpa. De qualquer das maneiras, é uma contingência da competição. Leva-nos a que também só façamos uma viagem à Madeira nesta 1.ª fase, e temos de olhar para esse copo meio cheio em vez de olharmos para o copo meio vazio", observou.

Andebol feminino Benfica

"Fazemos uma boa gestão. Somos muito criteriosos no trabalho de ginásio, no trabalho de campo"

Luís Monteiro

Por fim, sobre o adversário de domingo, o CS Madeira, recém-chegado à 1.ª Divisão, o treinador analisou o que espera da formação madeirense.

"Neste momento, a análise é feita com base em vídeos do final da época passada. É um adversário que teve muito mérito na subida de divisão, juntamente com a Juve Lis. Nós sabemos o que vale a Juve Lis. Existe ali alguma similaridade, digamos assim, de capacidade para jogar nesta 1.ª Divisão. Mas estamos a preparar, embora neste momento o foco vá mais para o Madeira SAD, com todo o respeito pelo CS Madeira. Nesta altura, o que é mesmo importante é conseguirmos trazer os 3 pontos no jogo com o Madeira SAD e, depois, termos 24 horas para alterar o foco, manter a consistência, perceber alguns aspetos e nuances da equipa adversária, para levarmos de vencida esta jornada dupla", concluiu.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 28 de agosto de 2025

Patrocinadores Andebol Feminino


Relacionadas