Basquetebol

01 outubro 2025, 18h13

Makram Ben Romdhane

Makram Ben Romdhane

ENTREVISTA

Está no Benfica desde 2021/22 e ajudou a trilhar caminhos de sucesso que culminaram na conquista do tetracampeonato de basquetebol. Capitão do Glorioso, Makram Ben Romdhane vai continuar de águia ao peito até 2026.

Em entrevista à BTV, o experiente extremo/poste abordou a exigência inerente a vestir o Manto Sagrado e assumiu ter "uma relação muito especial" com os encarnados. "Assim que me disseram que queriam que ficasse, fiquei muito feliz e aceitei logo", disse.

Com duas centenas de jogos pelo Benfica e 7 títulos e troféus arrebatados (4 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça e 1 Taça Hugo dos Santos), Makram Ben Romdhane perspetivou também a nova temporada e salientou a ambição de continuar a vencer.

SIGNIFICADO DE CONTINUAR NA LUZ

"Significa muito, porque estou aqui com a minha família, com quem lutei para ganhar tudo nestes 4 anos no Benfica. Por isso, fiquei muito feliz por continuar aqui. Para dizer a verdade não foi difícil, nem negociei, porque o Benfica me deu a opção de ficar mais um ano e nem negociei... Assim que me disseram que queriam que ficasse, fiquei muito feliz e aceitei logo. A minha relação com a Direção e com todas as pessoas do Benfica é algo muito especial. Com um telefonema, podemos finalizar a negociação. Para mim, foi muito importante ficar aqui, com as pessoas que amo, com as pessoas com as quais trabalhei durante 4 anos. E para mim é muito importante ficar aqui."

Makram Ben Romdhane

SER CAPITÃO

"É um grande prazer ser o capitão de uma equipa tão grande como a do Benfica. Não é fácil, é uma grande responsabilidade. Em primeiro lugar, tenho de agradecer ao Tomás [Barroso], que foi o capitão antes de mim e ajudou-me a ser o capitão do Benfica. E agradecer a todo o staff que deposita confiança em mim... porque não é fácil, como disse, ser o capitão do Benfica, e deixa-me muito feliz. Não tenho nenhum problema em ser capitão, facilita já ter sido capitão na Seleção Nacional da Tunísia. Já tenho alguma experiência. Para mim, a tarefa aqui é fácil porque há muita confiança entre mim, os jogadores, o staff, o comando técnico... A tarefa é facilitada. Tento ser o responsável por controlar o balneário. Tento resolver os problemas que possam existir na equipa. Tento incentivar os jogadores a darem o máximo em campo. Tento fazer a ligação entre a equipa técnica e os jogadores. Tento ajudar a equipa a ter sucesso. Às vezes, não é tarefa fácil, mas estou habituado a ser capitão, a ter este tipo de pressão. É um grande privilégio ser o capitão do Benfica."

Makram Ben Romdhane

TRANSMITIR OS VALORES DO BENFICA A QUEM CHEGA

"Normalmente, é logo no início da época e não é fácil, especialmente para os reforços, para quem chega... Eles não conhecem o que significa o Benfica, como é a atmosfera do pavilhão, a mentalidade dos adeptos... Mas acho que depois de 3 ou 4 jogos aqui no campo começam a perceber... Porque o mais importante que transmito aos mais jovens, ou aos estrangeiros que chegam, é que as pessoas aqui não se importam tanto com o resultado ou ganhar. Preocupam-se com a forma como lutas em campo. Querem ver um guerreiro em campo. Se lutas até ao fim e perdes um jogo, ou até um título, ou uma taça... os adeptos ficam do teu lado. Se veem alguém que não luta pela camisola ficam chateados. Isso para mim é o mais importante para os novos [jogadores] e os mais jovens saberem. Não estão aqui só para jogar basquetebol, estão para lutar pela camisola. Em 4 anos conseguimos ter esta mentalidade no balneário. Não é fácil, mas com a ajuda dos adeptos, dos jogadores mais velhos, dos jogadores portugueses e com os mais antigos aqui conseguimos construir um 'edifício' forte e a mentalidade do Benfica."

Makram Ben Romdhane

MOMENTO MAIS ESPECIAL

"Foram muitos em 4 anos, mas, para mim, foi a final com o FC Porto [2024/25]. No início da época tivemos muitos problemas, muitas lesões. Não estávamos a jogar muito bem... No final da época conseguimos ficar mais focados, mais unidos. Falámos, tentámos resolver os problemas e no final conseguimos. Foi muito importante para nós, porque muitos não acreditavam que conseguíamos ganhar o Campeonato. Diziam que estávamos velhos, que tínhamos muitas lesões, muitos problemas, que ia ser muito difícil vencer 4 vezes seguidas. Isso trouxe-nos muita motivação no balneário. Tentámos resolver todos os problemas que tínhamos, com lesões... tentámos resolver no fim da época. Para mim, a melhor parte é quando ganhamos tudo, com muito esforço e conseguimos ter êxito. Para mim, foi muito importante."

Makram Ben Romdhane

EXPECTATIVAS PARA A NOVA ÉPOCA

"Quando assinamos pelo Benfica, a expectativa é ganhar tudo. Em 4 anos, ganhámos Campeonatos, alguns troféus, como a Taça e a Supertaça. Mas quando és jogador do Benfica, tens de jogar para tudo e ganhar tudo. Não vai ser fácil. É complicado lutar pela conquista do Campeonato pela 5.ª vez consecutiva. Tentar ganhar tudo com uma equipa renovada, novos jogadores, não vai ser fácil. Mas a motivação é grande no grupo. Todos querem ganhar mais títulos aqui no Benfica. É o início da época. Não é fácil ter uma boa química, estarmos todos sintonizados. Vamos tentar estar. Mesmo na Liga dos Campeões... nos últimos anos estivemos na Liga dos Campeões, jogámos muito bem, ganhámos alguns jogos, perdemos outros, mas o nosso objetivo é passar sempre à 2.ª fase. Queremos ir o mais longe possível na competição. Nesta época estamos num grupo forte, como todos sabem: uma equipa francesa, uma sérvia e uma de Espanha. Vai ser muito difícil para nós, na minha opinião, conseguirmos ir o mais longe possível na Liga dos Campeões. Nas outras competições, como a Supertaça, a Taça, o Campeonato, certamente que vamos lutar, mas é o início da época. É o momento para construirmos uma base defensiva e ofensiva, tentar construir uma boa química, porque há muitos jogadores novos, não conhecem a equipa técnica, a filosofia do treinador. É o início, e acho que, depois de alguns jogos no Campeonato e na Liga dos Campeões, vamos estar bem."

Makram Ben Romdhane

ÚNICO REPRESENTANTE LUSO NA CHAMPIONS

"Sim, como eu disse, é uma grande responsabilidade porque não representamos só o Benfica. Representamos toda a liga portuguesa, e nas últimas 4 épocas, quando conseguimos bons resultados, normalmente jogámos a ronda de qualificação. Nesta época, não jogámos a qualificação, fomos apurados diretamente. É uma grande responsabilidade. Na Europa começam a respeitar mais a liga portuguesa de basquetebol e respeitam mais a equipa do Benfica. E vejo isso quando jogamos fora e com equipa fortes. Mostram muito respeito por nós porque jogamos no Benfica, uma das melhores equipas da Europa. E isso traz pressão porque queremos chegar o mais longe possível. Na época passada chegámos longe, mas perdemos alguns jogos no fim, e no final dos jogos demos tudo para nos qualificarmos. É uma grande pressão, mas não podemos perder o controlo. É uma grande pressão para o Clube e para a liga, mas vamos dar o nosso melhor. Novos jogadores, novas equipas. Vamos tentar encontrar a química num período curto. Especialmente o próximo mês, vai ser um mês difícil, porque temos 2/3 jogos na Liga dos Campeões e 4/5 jogos no nosso Campeonato com equipas difíceis. Todas as semanas temos 2 jogos, vai ser duro."

Makram Ben Romdhane

MENSAGEM PARA OS ADEPTOS

"Como já disse, é muito importante que os adeptos venham apoiar-nos. Para mim, é normal, mas para os recém-chegados é importante verem desde o início o ambiente que temos, as pessoas que estão sempre connosco. Já estive várias vezes com os novos jogadores e já lhes disse: 'Vão ver que os nossos adeptos nunca nos abandonam. Mesmo quando temos um momento mau, quando perdemos um jogo, estão sempre lá para nos apoiar.' E todas as épocas ficamos felizes por vencer títulos por eles. Como disse, este vai ser um mês difícil e precisamos de todo o apoio porque vai ser difícil mentalmente e fisicamente, e precisamos da energia deles. É importante desde o início passar esta mensagem aos mais novos. 'Estamos convosco, vamos lutar juntos.' Acho que a boa energia e um pavilhão cheio ajudam muito a equipa a trabalhar mais, a ter sucesso e a ganhar jogos. É muito importante virem a estes primeiros jogos apoiarem-nos."

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 1 de outubro de 2025

Patrocinadores Basquetebol