Trubin
Guarda-redes
Neste sábado, 10 de maio, todos os caminhos vão dar ao Estádio da Luz.
A 33.ª e penúltima jornada da Liga Betclic reservou um dérbi potencialmente decisivo para as contas do título. Igualados no topo da tabela do Campeonato, com 78 pontos, Benfica e Sporting enfrentam-se às 18h00 deste sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz.
A determinação das águias em lutar por mais uma vitória é elevada, como deu conta Bruno Lage na antevisão do Benfica-Sporting, jogo da 33.ª jornada da Liga Betclic, sabendo que um triunfo por dois ou mais golos permite a conquista do 39.
A perspetiva de o embate no Estádio da Luz poder definir o campeão nacional é, segundo Bruno Lage, a "melhor forma de promover o futebol português".
Confiante para o duelo entre "duas grandes equipas", o técnico recorda que o Benfica, como sempre afirmou, "está na posição em que queria estar". O próprio treinador projetou que as duas últimas jornadas seriam determinantes para a definição do vencedor da competição.
No Benfica Campus, a equipa de futebol profissional do Benfica realizou mais uma sessão de treino com vista ao dérbi, na manhã de sexta-feira.
A matemática é simples: vencendo por 2 golos de diferença, as águias celebram antecipadamente o 39 por anularem o resultado da 1.ª volta, no critério de desempate por confronto direto. Em caso de triunfo pela margem mínima, passam a precisar de 1 ponto em Braga, na derradeira ronda, para pintarem o país de encarnado-vivo.
O Benfica segue num ciclo de invencibilidade que se estende há 13 jornadas. Com 43 pontos somados na sua fortaleza, as águias são a equipa da competição com melhor registo em casa: 14 vitórias em 16 jogos e uma impressionante média de 3,18 golos por partida. Do outro lado estará a formação entre as 18 que disputam o Campeonato que melhor rendimento apresenta fora de portas: 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
Em 181 edições do grande dérbi de Lisboa para a Liga, o Benfica contabiliza 83 vitórias, com 309 golos marcados e 207 sofridos, domínio que se acentua nas partidas disputadas na condição de anfitriãs: 49 triunfos em 90 duelos com 179 remates certeiros a favor e 117 contra.
A igualdade pontual das duas equipas na tabela classificativa é acompanhada por um grande equilíbrio nos números da Liga Betclic disponibilizados pela plataforma Sofascore.
Águias e leões lideram vários dos parâmetros de jogo escrutinados e apresentam uma tendência de domínio com bola e de agressividade na pressão sobre os adversários, ilustrada pelas percentagens superiores a 50% de ambos os conjuntos na posse de bola e nos duelos ganhos por jogo.
Com 32 jornadas decorridas, Benfica e Sporting são os donos das melhores defesas da competição, ambas com 26 golos encaixados.
Na comparação com o próximo antagonista, os encarnados superiorizam-se ao nível das clean sheets (15 contra 14), nos cortes por jogo (18,3 contra 15,8), nas interceções (9,2 contra 7,2) e nas bolas recuperadas (53,6 contra 50), com os leões a terem uma ligeira vantagem na percentagem de duelos ganhos por encontro: 53,2% contra 51,8%.
Individualmente, Otamendi destaca-se como líder da Liga no capítulo das interceções (55), com os colegas Florentino (47) e Álvaro Carreras (40) a surgirem à frente dos jogadores leoninos que mais sobressaem a esse nível: Gonçalo Inácio e Diomande, ambos com 30.
Florentino também se evidencia como o benfiquista com mais cortes efetuados (75, o 2.º da prova), enquanto Trincão (51) é o melhor nesse capítulo pelo emblema verde e branco.
Nos golos marcados, Benfica (82) e Sporting (85) são as equipas mais concretizadoras desta edição da Liga Betclic.
Apesar de os leões terem mais remates efetuados por jogo (18,7 contra 17), são as águias que mostram maior pontaria, liderando a competição ao nível dos disparos enquadrados com as balizas contrárias (7 contra 6,8).
Destaque, também, para a vantagem vermelha e branca no número total de grandes oportunidades criadas ao longo do que já se jogou neste Campeonato: 135 contra 125.
Com 17 oportunidades flagrantes criadas, Aktürkoğlu e Trincão sobressaem no municiamento dos ataques e evidenciam-se, igualmente, nas assistências: 10 para o internacional turco, 12 para o internacional português.
Pavlidis, que assinou 18 golos, é o goleador de serviço do Benfica, enquanto Gyökeres, com 38 golos (44,7% do total da sua equipa), tem sido a principal arma ofensiva do Sporting.
15h10 | Dia de emoções fortes! Já são milhares os adeptos que se encontram nas imediações da Catedral!
15h30 | Respira-se vermelho rubro! São milhares as papoilas saltitantes... são milhares os que aguardam a chegada da equipa ao Estádio da Luz!
15h52 | A gloriosa comitiva acaba de sair do Benfica Campus... vive-se Benfica! Aqui, são também milhares os adeptos à porta da infraestrutura em apoio à equipa... Emocionante!
16h00 | Acabam de abrir as portas do Estádio da Luz! Faltam duas horas para o apito inicial e os primeiros adeptos já estão a colorir as bancadas da Catedral!
16h06 | O Benfica está em movimento e percorre neste momento a distância que o separa do Seixal ao Estádio da Luz! É arrepiante! Ouvem-se cânticos, bandeiras vermelhas e cachecóis ao alto, os carros apitam... todos, todos saúdam a passagem da equipa, demonstrando confiança e apoio!
16h16 | O autocarro que transporta a equipa está neste momento a atravessar o Tejo... é tão bonito! Anda, Benfica! Estamos, Juntos, na Luz, à tua espera!
16h25 | É quase indescritível! O Benfica está a chegar ao Estádio da Luz! Simbiose e conexão perfeitas entre coração e pulmão... De Todos Um!
16h33 | Foram necessários largos minutos para que o autocarro que transporta a equipa entrasse no Estádio da Luz. Milhares e milhares de adeptos saudaram a equipa... Incrível!
16h35 | Autocarro estacionado e, um a um, os jogadores saem e encaminham-se para o interior do Estádio.
Trubin, Álvaro Carreras, António Silva, Aursnes, Kökcü, Di María, Pavlidis, Aktürkoğlu, Otamendi, Tomás Araújo e Florentino.
Samuel Soares, Arthur Cabral, Barreiro, Belotti, Schjelderup, Dahl, Bruma, Tiago Gouveia e Bajrami.
Rui Silva, Debast, Pedro Gonçalves, Gyökeres, Trincão, Maxi Araújo, Geny Catamo, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Hjulmand e Eduardo Quaresma.
Franco Israel, Matheus Reis, St. Juste, Morita, Harder, Fresneda, Biel, Ricardo Esgaio e Geovany Quenda.
João Pinheiro, árbitro da AF Braga, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Benfica-Sporting, da 33.ª jornada da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter Bruno Jesus e Luciano Maia como assistentes e Gustavo Correia no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será André Narciso, e o assistente (AVAR) Paulo Brás.
17h14 | Os guardiões da baliza do Glorioso já entraram no relvado para o respetivo aquecimento. Aplausos fortes das bancadas.
17h23 | Os jogadores do Benfica sobem ao tapete verde da Luz para realizarem os exercícios de aquecimento. Bancadas ao rubro!
17h27 | Os jogadores do Sporting também já estão em campo para os exercícios de aquecimento.
17h42 | A equipa do Benfica finaliza o aquecimento e recolhe aos balneários.
17h50 | Jonas, um dos ícones recentes do Benfica, está no relvado do Estádio da Luz. Arrepiante!
17h51 | É o voo da águia Vitória e a euforia na Catedral.
17h58 | As duas equipas entram em campo ao som do "Ser Benfiquista". Excelente ambiente no Estádio da Luz!
A redondinha já rola no relvado do Estádio da Luz.
Sai o Benfica.
Benfica no ataque.
Otamendi organiza o ataque.
Lançamento lateral para o Sporting.
Livre favorável ao Sporting. Falta assinalada a Pavlidis.
Di María recupera a bola. Benfica no ataque.
Falta sobre Di María.
António Silva com a bola.
Florentino solicita a desmarcação de Aktürkoğlu, e o seu cruzamento é intercetado por Hjulmand.
T
0-1. Contra-ataque conduzido por Gyökeres no lado esquerdo, que assiste Trincão em zona central. O remate à entrada da área termina em golo.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica no ataque.
Di María, de primeira, a passe de Pavlidis, fora da área, atira forte e a bola passa por cima da barra!
Kökcü recupera a bola longa de Rui Silva e, na sequência, Álvaro Carreras é rasteirado por Hjulmand. Livre para o Benfica.
Lançamento lateral para o Sporting.
Florentino recupera a bola.
Sporting no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Gonçalo Inácio recupera a bola e lança o contra-ataque.
Otamendi corta a bola.
Sporting circula a bola no meio-campo do Benfica.
Livre favorável ao Sporting junto à sua área.
António Silva recua a bola até Trubin.
Sporting recupera a posse.
O Benfica pressiona.
Florentino organiza o ataque.
Lançamento lateral para o Sporting após corte de Florentino.
Bem posicionado, António Silva impede que o passe de Hjulmand chegue a Gyökeres.
Aursnes desarma Hjulmand.
Passe de Di María para Aursnes leva a bola a sair pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Sporting.
Sporting no ataque.
Falta de Kökcü sobre Hjulmand.
Álvaro Carreras ganha de cabeça a Geny Catamo, mas a bola sai pela linha lateral. Lançamento para o Sporting.
Falta sobre Geny Catamo. Livre em posição lateral para o Sporting.
Livre de Trincão, Otamendi desvia para canto.
Trincão cruza para o primeiro poste, e Maxi Araújo cabeceia por cima.
Benfica a atacar.
Pedro Gonçalves cai na área em lance com Otamendi, o árbitro João Pinheiro manda seguir. Nada a assinalar.
Rui Silva sai da baliza e antecipa-se a Aktürkoğlu. Lançamento para o Benfica.
Benfica no ataque.
H
Por atrasar a cobrança de um livre.
Kökcü cruza para a área, onde Ousmane Diomande faz o corte. Na sequência, o árbitro assinala falta de Tomás Araújo sobre o central do Sporting.
Sporting a atacar.
Cruzamento de Di María na direita, a bola é desviada por Eduardo Quaresma, e Álvaro Carreras não consegue o remate ao segundo poste.
Lançamento lateral para o Benfica.
António Silva desarma Pedro Gonçalves. Benfica sai para o ataque.
Falta de Otamendi sobre Trincão.
Sporting recupera a bola.
Assinalada falta de Di María sobre Hjulmand.
Álvaro Carreras desarma Geny Catamo, as águias saem no contra-ataque.
Pedro Gonçalves cruza para a área, onde Trubin amarra o esférico à vontade.
Remate de Trincão contra Florentino.
Lançamento lateral para o Benfica.
Pavlidis recebe a bola na área e toca para Aursnes, cujo remate é intercetado por Gonçalo Inácio.
Cruzamento de Aursnes é intercetado por Geny Catamo. Canto para o Benfica.
Otamendi cai na área em lance com Debast. João Pinheiro manda seguir.
Sporting sai para o ataque.
Benfica recupera a bola e volta à carga.
Cruzamento de Aursnes contra Maxi Araújo, mas é assinalado pontapé de baliza.
Gyökeres não domina a bola dentro das quatro linhas. Lançamento para o Benfica.
Servido por um passe curto de Pavlidis, Aktürkoğlu surge na cara de Rui Silva, mas este consegue sacudir a bola quando lhe sai aos pés.
Na sequência da jogada, Di María acorre a um cruzamento vindo da esquerda e remata de primeira. A bola passa rente à trave.
Sporting no ataque.
Álvaro Carreras faz a contenção e trava a marcha de Geny Catamo. Pontapé de baliza para o Benfica.
Benfica a atacar.
Pavlidis perde a bola à entrada da área adversária em mais um ataque do Benfica.
Otamendi recupera a bola e sai a jogar.
Sporting recupera a posse. Jogo de parada e resposta.
Cruzamento de Trincão é desviado por António Silva. Canto para o Sporting.
Benfica sai por Otamendi.
O cruzamento de Trincão é cortado pela defesa do Benfica e, na sequência, é assinalado fora de jogo a Geny Catamo.
Cabeceamento de Álvaro Carreras leva a bola para as mãos de Rui Silva.
Boa combinação entre Aktürkoğlu e Álvaro Carreras no lado esquerdo, com o cruzamento do espanhol para Di María a ser intercetado por Maxi Araújo.
Sporting no ataque.
Trincão arranca pelo lado direito e serve Geny Catamo, cujo remate é defendido por Trubin.
Benfica no ataque.
Álvaro Carreras procura a linha e é desarmado por Geny Catamo. Canto para o Benfica do lado esquerdo do seu ataque.
Canto cobrado à maneira curta.
Cruzamento de Aursnes para as mãos de Rui Silva.
Ousmane Diomande organiza o ataque.
Benfica recupera a posse e sai para o ataque.
Cruzamento de Tomás Araújo para as mãos de Rui Silva.
Gyökeres remata rasteiro para boa defesa de Trubin e, na sequência, António Silva ganha o lance e é rasteirado pelo avançado do Sporting. Livre a favor do Benfica.
Benfica a atacar.
Lançamento lateral para o Sporting.
António Silva antecipa-se a Trincão e sai a jogar.
Falta de Hjulmand sobre Kökcü. Livre para o Benfica no meio-campo.
Remate de Kökcü à entrada da área é intercetado.
Livre favorável ao Sporting. Assinalada falta de Tomás Araújo sobre Pedro Gonçalves.
Benfica a atacar.
Rui Silva pontapeia a bola diretamente para fora. Lançamento para os encarnados.
Álvaro Carreras dispara pela esquerda e cruza rasteiro para a área, onde Ousmane Diomande faz o corte.
Canto para o Benfica.
Hjulmand corta o cruzamento de Di María ao primeiro poste.
Lançamento lateral para o Benfica.
Outro canto para o Benfica.
Benfica tenta alçar a bola na área, mas a defesa do Sporting afasta o perigo.
António Silva com a bola.
Pavlidis faz o passe para isolar Aktürkoğlu, mas Eduardo Quaresma faz o corte.
Maxi Araújo desarma Di María, o Sporting sai no contra-ataque.
Vai jogar-se mais 1 minuto nesta 1.ª parte.
Atento, António Silva trava o ataque forasteiro e lança novo ataque das águias.
Falta de Pavlidis.
Está fechada a cortina da 1.ª parte do dérbi da 33.ª jornada da Liga Betclic. Ao intervalo, o Sporting vence, por 0-1. Vale o golo de Trincão, aos 4'.
Jonas homenageado no relvado. O antigo avançado lança um apelo aos adeptos: "Faltam 45 minutos! Peço para que todos façam destes 45 minutos o Inferno da Luz. SLB, SLB, SLB! Glorioso, SLB! Glorioso, SLB!"
A equipa feminina de voleibol e os Juniores exibem os troféus dos respetivos Campeonatos Nacionais no relvado da Catedral!
Avançado
Avançado
O esférico já rola novamente no relvado do Estádio da Luz.
Sai o Sporting.
Livre para o Sporting no meio-campo.
Lançamento lateral para o Sporting.
Tomás Araújo desarma Geny Catamo.
Benfica a atacar.
Kökcü cai na área em lance com Gonçalo Inácio. João Pinheiro manda seguir.
Livre favorável ao Sporting.
Benfica ataca pelo lado esquerdo.
Falta de Eduardo Quaresma sobre Schjelderup.
Cruzamento de Kökcü sai demasiado longo, e a bola fica nas mãos de Rui Silva.
Sporting no ataque.
Trincão cruza diretamente para as mãos de Trubin.
Benfica no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Novo lançamento para as águias.
Benfica carrega!
Eduardo Quaresma interceta o cruzamento de Pavlidis. Canto para o Benfica, e o avançado grego também puxa pelos adeptos!
Lançamento para o Benfica.
Cabeceamento de Otamendi ao lado, após cruzamento de Kökcü.
Pontapé de baliza para o Sporting.
António Silva recupera a bola.
António Silva recolhe a bola e joga com Trubin.
Álvaro Carreras descobre Pavlidis na área, e o remate do grego é intercetado por Ousmane Diomande. Canto para o Benfica.
Remate de Aktürkoğlu de pé esquerdo ao lado, a partir do lado direito do ataque.
RS
Por demora na cobrança do pontapé de baliza.
Fora de jogo assinalado a Pavlidis.
O alívio de Ousmane Diomande chega a Trubin. Benfica volta à carga.
Benfica novamente no ataque.
Falta assinalada a Pavlidis.
Sporting troca a bola no meio-campo encarnado.
Falta de Aursnes.
Benfica a atacar.
M
Médio
D
Defesa
Recuperação de bola de Álvaro Carreras.
Schjelderup rompe pelo corredor central, e Hjulmand desarma o jogador do Benfica quando este se preparava para visar a baliza.
Insiste o Benfica...
O Benfica carrega!
Schjelderup arrisca o remate em arco, mas Ousmane Diomande dá o corpo à bola.
Pavlidis ganha a linha e cruza para a área, onde Gonçalo Inácio faz o corte.
Hjulmand atinge Aktürkoğlu na face com o braço, o árbitro nada assinala e, na sequência, marca falta de Florentino sobre o jogador do Sporting.
Por rasteirar Trincão no início da jogada.
Jogo interrompido para assistência a Trincão.
Jogo retomado.
Lançamento lateral para o Benfica.
1-1. Grande jogada de Pavlidis pelo lado esquerdo, passando por três adversários, e, na área, assiste Aktürkoğlu. Este, na pequena área, desvia, com a bola a bater em Maxi Araújo antes de entrar!
Livre favorável ao Benfica.
Florentino interceta o passe de Hjulmand, e o Benfica sai para o ataque.
Lançamento lateral para o Sporting.
Insiste o Benfica!
Falta sobre Kökcü.
Rui Silva sai da baliza, impede que Aktürkoğlu chegue à bola e sofre falta. Livre para o Sporting.
Trubin recolhe o passe longo de Hjulmand.
Lançamento lateral para o Sporting.
Aursnes recupera a bola e sai a jogar.
Pavlidis cai na área. João Pinheiro manda seguir.
Pontapé de baliza para o Benfica.
Aursnes cruza em esforço, Gonçalo Inácio afasta a bola.
Por falta sobre Morita.
Tomás Araújo é pisado por Maxi Araújo, e João Pinheiro não assinala a falta.
Tomás Araújo está com queixas e é atendido pela equipa médica.
GQ
Avançado
PG
Médio
Avançado
Defesa
Sporting no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Livre para o Benfica no meio-campo.
Lançamento lateral para o Sporting.
Belotti remata contra Gonçalo Inácio.
António Silva ganha a Gyökeres nas alturas.
Falta sobre Schjelderup. Livre para o Benfica.
Kökcü dispara contra a barreira leonina.
Sporting circula a bola no seu meio-campo sob a pressão do Benfica.
Benfica carrega!
Recuperação de Florentino, que passa para Pavlidis. Este abre para Kökcü, mas Eduardo Quaresma corta para fora.
Trincão recebe a bola na quina da área e remata em arco, por cima.
Belotti escapa pela direita, assiste Pavlidis na área... o remate sai na direção do poste!
Rui Silva recebe assistência médica.
Sporting no ataque.
Pavlidis recupera a bola.
Benfica no ataque. Lançamento lateral. É no lado direito.
Florentino desarma Geovany Quenda.
Sporting no ataque.
Falta de Pavlidis.
Livre favorável ao Sporting.
Lançamento lateral para o Sporting.
SJ
Defesa
MA
Médio
H
Avançado
T
Avançado
Lançamento para o Benfica.
MR
Defesa
EQ
Defesa
Hjulmand entra com dureza sobre Kökcü. Livre para o Benfica.
Defesa
Defesa
Avançado
Avançado
Benfica no ataque.
Otamendi desarma Gyökeres em carrinho.
Benfica a atacar.
Remate de Gyökeres de longe, rasteiro, para defesa de Trubin.
Sporting no ataque.
Falta de Harder sobre Dahl. Livre para o Benfica.
Benfica no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica volta à carga.
Falta de António Silva sobre Gyökeres.
Falta de Harder sobre Otamendi.
Pontapé de baliza para o Benfica.
Bruma não consegue chegar ao passe de Aursnes.
Pavlidis ganha na insistência e cruza para o corte de Ousmane Diomande.
Sporting no ataque.
Livre para o Sporting.
Geovany Quenda cruza largo para as mãos de Trubin.
Benfica no ataque.
Vão jogar-se mais 7 minutos nesta 2.ª parte.
O passe de Kökcü para Dahl sai pela linha de fundo.
Avançado
Avançado
Benfica no ataque.
Dahl faz o corte, o Benfica sai para o ataque.
Falta de Belotti.
Por falta sobre St. Juste.
Lançamento para o Benfica no meio-campo adversário.
Remate de Kökcü em posição frontal, a bola embate num defesa e sobra para Schjelderup, que, na área, não consegue dominar.
Lançamento lateral para o Sporting.
Lançamento para o Benfica.
Benfica no ataque.
Apito final no dérbi da 33.ª ronda da Liga Betclic. No Estádio da Luz, empate e divisão de pontos: 1-1. Trincão, aos 4', deu vantagem aos leões; Aktürkoğlu, aos 63', assinou o tento das águias. Campeão Nacional 2024/25 só será conhecido na derradeira jornada da competição.
Mostrado a António Silva.
Mostrado a Ricardo Esgaio.
"Fomos quem mais procurou a vitória" – Otamendi considerou que as águias mereciam a conquista dos 3 pontos ante o Sporting, no dérbi da 33.ª jornada da Liga Betclic.
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio da Luz, o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez a análise do jogo e do empate perante o Sporting (1-1) na 33.ª jornada da Liga Betclic 2024/25.
Guarda-redes
Defesa
83'
Defesa
Médio
Médio
90'+3'
Avançado
46'
Avançado
90'+2'
Avançado
63'
70'
83'
Defesa
15'
Defesa
71'
Médio
60'
RS
Guarda-redes
54'
D
Defesa
58'
PG
Médio
71'
G
Avançado
T
Avançado
4'
82'
MA
Médio
82'
GC
Médio
GI
Defesa
OD
Defesa
H
Médio
19'
EQ
Defesa
82'
Guarda-redes
Avançado
90'+2'
Médio
Avançado
71'
Avançado
46'
Defesa
83'
Avançado
83'
Avançado
Defesa
FI
Guarda-redes
MR
Defesa
82'
SJ
Defesa
82'
M
Médio
58'
H
Avançado
82'
F
Defesa
B
Avançado
RE
Defesa
GQ
Avançado
71'
Treinador
RB
Treinador
JP
Árbitro Principal
BJ
Assistente
LM
Assistente
GC
4.º Árbitro
AN
VAR
PB
Assistente de VAR
H
RS
Lisboa, Portugal