Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Sporting na 1.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores.
17 fevereiro 2020, 18h59
Festejos de Gerson Sousa no 2.º golo do Benfica
Bem posicionados em campo, os encarnados iam travando as investidas leoninas desde a sua primeira fase de construção. E aos 10' surgiu o primeiro lance de possível finalização dos encarnados. Gerson Sousa tricotou pelo meio, avançou alguns metros e esperou pela desmarcação de Gonçalo Ramos. O camisola 8 movimentou-se no momento certo, recebeu o passe e atirou à baliza, porém, o juiz da partida invalidou o lance por alegado fora de jogo.
Fase do desafio mais física e menos vistosa. Muitas faltas assinaladas e muito jogo disputado na zona nevrálgica do terreno. Os leões poderiam ter sido os primeiros a fazer mexer o marcador, depois de terem à sua disposição um livre direto perto da área encarnada. A jogar a favor do vento na primeira parte, Bruno Tavares tentou causar mossa na baliza defendida por Samuel Soares, contudo, o remate não saiu nas melhores condições e o esférico passou bastante por cima da barra.
Aos 33' Daniel Rodrigues atirou ao poste da baliza encarnada. Um alívio mal efetuado por Rafael Brito possibilitou a oportunidade flagrante para o Sporting. A resposta encarnada apareceu um minuto depois. Paulo Bernardo trabalhou bem à entrada da área e disparou forte para uma excelente defesa de Diogo Almeida.
O golo não foi aos 34', foi aos 35'! Na sequência de um livre cobrado por Filipe Cruz, Gonçalo Ramos ganhou nas alturas e a bola sobrou para o cabeceamento certeiro de Henrique Araújo (1-0).
As águias continuaram a pressionar e o segundo golo aconteceu aos 40'. Henrique Pereira trabalhou bem sobre o flanco esquerdo, subiu até à linha de fundo e centrou para a pequena área. Gerson Sousa, atento ao lance, apareceu isolado e, no sítio certo, encostou para o fundo da baliza (2-0).
Até ao final da primeira parte não se registaram mais oportunidades de perigo junto das balizas e as equipas recolheram aos balneários do Benfica Campus. Ao intervalo: 2-0.
Entrada forte das águias na segunda parte do encontro. Algumas investidas pelas alas podiam ter tido um desfecho diferente, não fosse a ineficácia na altura da finalização. Aos 52' Filipe Cruz esteve muito perto do terceiro. Uma boa incursão do lateral-direito na área culminou num remate rasteiro. O esférico acabou por passar a escassos centímetros da baliza à guarda de Diogo Almeida.
CLASSIFICAÇÃO
Aos 61' Luís Araújo decidiu efetuar a primeira substituição. Diogo Nascimento entrou para o lugar de Paulo Bernardo, que apresentou algumas queixas depois de um lance com um jogador leonino. Dois minutos depois (63'), a sociedade dos Henriques (Pereira e Araújo) poderia ter gerado frutos, não fosse Diogo Almeida a aplicar-se e a defender o remate do camisola 9 benfiquista. Henrique Pereira acelerou, deixou para trás os oponentes e cruzou para o interior da área. Henrique Araújo esperou o momento certo para desferir o remate, mas na hora do tiro surgiu o guardião verde e branco para afastar o perigo.
Aos 74' o treinador do Benfica efetuou três alterações. Refrescou as alas, com as entradas de Jeremy Sarmiento e Tiago Gouveia para os lugares de Henrique Pereira e Gerson Sousa, e trocou de guarda-redes, isto porque Samuel Soares se lesionou quando se atirou ao relvado para travar uma jogada de potencial perigo do Sporting. Para o seu lugar entrou Pedro Souza.
A superioridade encarnada foi notória do início ao fim, e os últimos dez minutos do desafio não foram exceção. Nota ainda para a entrada de Francisco Saldanha aos 90', por troca com Henrique Araújo (muito aplaudido pelos adeptos benfiquistas no momento da saída).
As águias foram gerindo as operações, contudo, o Sporting ainda reduziu ao cair do pano (90'+6'). Tiago Ferreira apareceu nas costas da defesa do Benfica, respondeu muito bem ao cruzamento do colega de equipa e atirou de primeira para o fundo da baliza (2-1).
Domínio claro, futebol atrativo e sempre apoiado pelo constante apoio vindo das bancadas do Campo n.º 1 do Benfica Campus. A águia voou mais alto e controlou um dérbi que foi pintado de vermelho. Resultado final: 2-1.
No desafio da próxima jornada (2.ª), que se vai disputar no dia 22 de fevereiro às 21h00, o Benfica defronta, fora de portas, o conjunto do FC Alverca.
Luís Araújo (treinador do Benfica): "Duas grandes equipas, mas hoje o Benfica foi melhor. Uma primeira parte mesmo muito boa. Chegámos à vantagem porque fomos muito fortes na pressão. O Sporting não conseguiu desenvencilhar-se da nossa pressão, e quando tivemos a bola, tivemos critério e chegámos aos dois golos com alguma naturalidade."
Filipe Cruz (capitão e lateral-direito do Benfica): "Começámos esta fase final como queríamos, com uma vitória. Uma vitória suada, que sai do corpo como se diz na gíria do futebol. Fomos superiores no primeiro e no segundo tempo, e o golo sofrido não apaga esta nossa grande exibição."
FICHA | |
---|---|
Local | Campo n.º 1 do Benfica Campus |
Onze do Benfica | Samuel Soares, Filipe Cruz, Tomás Araújo, Adrian Bajrami, Rafael Rodrigues, Rafael Brito, Paulo Bernardo, Gonçalo Ramos, Gerson Sousa, Henrique Pereira e Henrique Araújo |
Suplentes | Pedro Souza, Renato Matos, Alexandre Penetra, Francisco Saldanha, Diogo Nascimento, Jeremy Sarmiento e Tiago Gouveia |
Ao intervalo | 2-0 |
Marcadores do Benfica | Henrique Araújo (35') e Gerson Sousa (40') |
Marcha do marcador | 1-0, 2-0 e 2-1 |
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: David Martins / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024