' SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº210 | 18 NOV 2019

Editorial

Pequeno genial


Todas as oportunidades são boas para homenagear Fernando Albino Sousa Chalana. E hoje, às 18 horas, haverá mais uma, com a apresentação do livro “Chalana, a Vida do Génio”.

Da autoria de Luís Lapão, com colaboração do departamento do Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica do qual o autor faz parte, com prefácio do consagrado escritor e jornalista Mário Zambujal e publicado pela editora Prime Books, parceira oficial do clube, este livro conta com testemunhos de familiares, amigos e colegas de Fernando Chalana, além do antigo jogador.

A obra versa sobre a vida do Pequeno Genial, como um dia Chalana foi apelidado por José Neves de Sousa, então jornalista do extinto Diário de Lisboa, tornando-se alcunha por tão bem assentar ao fantástico jogador do Benfica e da Seleção Nacional. A carreira do futebolista e técnico é escalpelizada ao longo do livro, com enfoque nos primeiros passos de Chalana enquanto jogador. Do despertar do gosto por jogar à bola ao estrelato, nada foi ignorado, permitindo-nos ficar a conhecer melhor aquele que tantos idolatram.

Chegou ao Benfica aos 15 anos, e aos 17 anos e 25 dias de vida tornou-se, então, no mais jovem de sempre a atuar numa partida do Campeonato Nacional, o que lhe permitiu ser campeão pela primeira vez nessa temporada (1975/76). Apesar da tenra idade, a participação em dois jogos não surpreendeu quem acompanhava os jogos dos Juniores, nos quais Chalana, com exibições magistrais repletas de jogadas extraordinárias, já despertara a atenção de muitos benfiquistas.

Na época seguinte, em que voltou a conquistar o título nacional, já era figura de proa da equipa, correspondendo às enormes expectativas em si depositadas e preenchendo o vazio que um certo sentimento de orfandade provocado pela saída, em final de carreira, de António Simões deixara entre os benfiquistas, não só relativamente à posição de extremo-esquerdo, mas também quanto à capacidade de um jogador de, pela genialidade que emprega nas suas ações, fazer sonhar todos os que têm o privilégio de o ver jogar.

Até à transferência para o Bordéus – por um valor recorde e que pagaria as obras do fecho do terceiro anel do antigo Estádio da Luz – após formidáveis exibições no Campeonato da Europa de 1984, realizado em França e em que Portugal foi o terceiro classificado, Chalana marcaria um período da vida do Benfica, notabilizando-se pelas fintas desconcertantes, pela inteligência refinada que colocava nos lances em que participava, por ter contribuído decisivamente para vários títulos e por ter sido muitíssimo admirado por todos os que acompanharam a sua carreira, incluindo colegas de equipa e adversários.

Em França, acometido por vários problemas físicos, não obteve o sucesso que todos lhe auguravam, regressando ao seu Benfica a tempo de acrescentar títulos ao pecúlio obtido anteriormente. Foi campeão nacional seis vezes e ganhou duas Taças de Portugal, duas Supertaças e três Taças de Honra e fez parte de três equipas finalistas europeias, marcando uma era do futebol português, sendo idolatrado por várias gerações e considerado, por muitos, um dos melhores jogadores de sempre do Benfica.

Viria ainda a representar brevemente Belenenses e Estrela da Amadora, colocando um ponto final na carreira aos 33 anos apenas, sem, no entanto, abandonar o futebol. Integrado em diversas equipas técnicas das camadas jovens benfiquistas, inspirou centenas de aspirantes a futebolistas, incluindo Bernardo Silva, que frequentemente se lhe refere como uma das pessoas que mais o ajudaram e inspiraram a tornar-se profissional de futebol.

Todas as oportunidades são boas para homenagear Fernando Chalana. Porque merece. Porque é humilde. Porque maravilhou quem o viu jogar. E porque é daqueles que muito ajudaram a engrandecer o Benfica!

noticia

OS BASTIDORES DE UMA SEMANA EUROPEIA

A poucos dias do começo da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, veja por dentro como o Benfica trabalhou para chegar a esta fase.

FUTSAL

ler mais

"Sofremos um golo, acontece. É futebol. O nosso objetivo é alcançar sempre os três pontos"

Luís Andrade

FUTEBOL FEMININO

noticia

CABECEAMENTO CERTEIRO LEVA ÁGUIAS À VITÓRIA

O Benfica venceu por 1-2 o CF Benfica, no jogo referente à 7.ª jornada da Liga BPI.

FUTEBOL FEMININO

ler mais

"A nossa equipa é muito forte e unida, por isso ganhámos"

Pauleta

FUTEBOL FEMININO

noticia

DÉRBI PINTADO DE VERMELHO E LIDERANÇA ISOLADA

Benfica derrotou o Sporting, fora de portas, na 7.ª ronda da primeira fase do campeonato.

FUTSAL FEMININO

ler mais

noticia

NO TOPO E SEM CONTESTAÇÃO!

Muita qualidade do Benfica na antecâmara de mais uma decisiva eliminatória europeia…

VOLEIBOL

ler mais

"Para o ano vamos fazer muito melhor na Golden League"

Jorge Gonçalves

JUDO

noticia

GOLEADA A FECHAR JORNADA DUPLA

O hóquei em patins feminino do Benfica voltou a vencer no domingo, tal como fizera no sábado. O fim de semana encerrou com 21 golos marcados e apenas dois sofridos.

HÓQUEI EM PATINS FEMININO

ler mais

noticia

VIZELA-BENFICA: VENDA DE BILHETES

Jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

FUTEBOL

ler mais

Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº209 | 15 NOV 2019 | Balanço das modalidades coletivas
Edição nº208 | 14 NOV 2019 | VALORES OLÍMPICOS
Edição nº207 | 13 NOV 2019 | BALANÇO DA FORMAÇÃO
Edição nº206 | 12 NOV 2019 | MÉRITOS DE UMA VISÃO
Edição nº205 | 11 NOV 2019 | MISSÃO CUMPRIDA
Edição nº204 | 08 NOV 2019 | MISSÃO SANTA CLARA
Edição nº203 | 07 NOV 2019 | BENFICA NA WEB SUMMIT
Edição nº202 | 06 NOV 2019 | DUAS FINAIS
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar