Futebol

08 março 2018, 16h33

Festejos do Tetracampeão

As contas são simples de fazer e os números não enganam nesta análise do Site Oficial: Zivkovic assinou o 5-0 ao Marítimo, no último sábado, e o Benfica soma 67 golos à passagem da 25.ª jornada da Liga. Olhando para as últimas três temporadas, este é melhor registo com Rui Vitória (assinalou 100 triunfosao comando da equipa.

Com 25 jornadas disputadas, o Tetracampeão soma 19 vitórias, cinco empates e uma derrota, com 67 golos marcados, 16 sofridos (51 de diferença), um total de 62 pontos.

Rui Vitória

Ora, na temporada transata, à 25.ª jornada da competição o Benfica tinha apontado 56 golos (43 de diferença); em 2015/16 eram – à mesma jornada – 66 os tentos somados (49 de diferença).

Este é o então o melhor ataque em três épocas de Rui Vitória no Sport Lisboa e Benfica, isto ao fim de 25 jornadas da Liga NOS. Olhando mais uma vez para os números, e fazendo o comparativo com as duas outras épocas em análise, foi precisamente o golaço de Zivkovic que "desempatou" o registo.  

Mas esta história começou há sete meses, no dia 9 de agosto de 2017. Na ronda inaugural da Liga NOS 2017/18, o Benfica recebeu e venceu o SC Braga, por 3-1, somando os primeiros três pontos na prova. O golo 1 foi apontado por Seferovic, aos 14’. Trabalho de Jonas na esquerda, cruzamento com conta, peso e medida, para a entrada triunfante do avançado suíço, rematando de primeira, ao segundo poste. Jonas e Salvio assinaram os outros dois golos das águias; os arsenalistas reduziram por intermédio de Hassan.

Festejos

Seguimos então para o golo 20Jornada 10 da Liga NOS, com o Benfica a defrontar o CD Feirense numa sexta-feira, dia 27 de outubro. No Estádio da Luz, Jonas, aos 11’, numa jogada de insistência, na recarga a um primeiro remate de Salvio, remata para o único golo do encontro. Triunfo dos encarnados por 1-0.

Já no ano de 2018, no dia 7 de janeiro, encontramos o golo 40... e é de Jonas. O Benfica viajou até Moreira de Cónegos, disputando a 17.ª jornada da Liga NOS perante o Moreirense. Pizzi abriu o marcador aos 23’ e, aos 74’, o avançado brasileiro sentenciou a conquista de mais três pontos. Vitória difícil, fora de portas, por 0-2. Pressão alta de João Carvalho, recuperação de bola, cruzamento para a entrada da área e Jonas – com classe! – dispara para o fundo das redes.

A veia goleadora intensificou-se e é preciso apenas viajar até à ronda 24 para encontrar o golo 60. Viagem complicada até à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira. Dia 24 de fevereiro, e os encarnados até começaram a perder, com Luiz Phellype, aos 9’, a inaugurar o marcador. A resposta tardou… mas chegou! Jonas bisou (72’ e 88’) e Rafa sentenciou (90’+5'). Vitória por 1-3. Ora, o primeiro golo do avançado canarinho foi o golo 60. Rafa recuperou na direita, cruzou para o coração da área onde o esférico encontrou Raúl. Remate do mexicano e, na recarga, Jonas rematou para o fundo das redes.

Nesta partida destaque para outro registo histórico batido! Jonas igualou EusébioFoi preciso esperar 45 anos para que um jogador do Benfica marcasse tantos golosà 24.ª jornada como o Pantera Negra: 27!

Benfica-Marítimo

O golo 67 é um golaço! Jornada 25 da Liga NOS, Benfica vs Marítimo do último sábado, na Luz. O Tetracampeão não deu hipótese e goleou os insulares por 5-0 (Jonas fez um hat-trick, Grimaldo e Zivkovic assinaram os restantes). O último tento da partida é da autoria de Zivkovic e é um daqueles para ver, rever e ver novamente. Minuto 81, sobre a esquerda, o sérvio corta para dentro e aplica um pontapé arqueado de pé direito, enfiando a bola na gaveta.

Jonas

Viajemos então até à temporada 2016/17, onde, à 25.ª jornada da competição o Benfica tinha apontado 56 golos (43 de diferença entre marcados e sofridos). O golo 1 da Liga NOS aconteceu a 13 de agosto, na ronda inaugural da prova, disputada fora de portas, em Tondela. Vitória, por 0-2. Lisandro López, aos 39’, e André Horta 90’+3', sentenciaram o jogo. Livre soberbo de Pizzi e o argentino (entrara aos 27’ para substituir Luisão) surgiu de cabeça em zona frontal a dar vantagem às águias.

O golo 56 foi apontado a 13 de março de 2017, na goleada, na Luz, perante o Belenenses. André Almeida (12’), Kostas Mitroglou (52’), Salvio (60’) e Jonas (90’+1') assinaram os tentos das águias. Samaris recupera a meio-campo, Mitroglou desmarca-se e assiste o avançado brasileiro para o golo 56.

Na temporada 2015/16, à 25.ª jornada da Liga NOS, o Benfica tinha somado 66 golos (49 de diferença entre marcados e sofridos)…. Menos um que esta temporada! O golo 1 foi apontado no dia 16 de agosto, na ronda inaugural da prova, na goleada frente ao Estoril (4-0). Kostas Mitroglou (74’), Jonas (78’ gp e 81') e Nélson Semedo (89’) foram os marcadores de serviço. Cruzamento espetacular de Gaitán na esquerda, com o grego Mitroglou a subir mais alto e a cabecear para o tento inaugural do jogo.

O golo 66 foi apontado a 5 de março no dérbi realizado em Alvalade. Triunfo dos encarnados, por 0-1. Jonas ganha na luta com Coates à esquerda, cruza, o esférico sobra para Pizzi, que deixa para Samaris. O grego tenta o remate… a bola “espirra” na bota de William Carvalho e eis que surge o outro grego, Mitroglou, nas costas, a rematar para os três pontos.

Os números não enganam e este é mesmo o Benfica mais goleador da Liga NOS à 25.ª jornada com Rui Vitória no comando.

Veja ou reveja ou golos: são 67 num vídeo de... 67 segundos!

Às 18h15 de sábado, no Estádio da Luz, há mais uma batalha para vencer, na circunstância perante o Aves, a contar para a 26.ª jornada do Campeonato. Os bilhetes já estão à venda.

Bilhete Jogo SL Benfica CD Aves Liga NOS 10 março 2018

 

Texto: Sónia Antunes

Fotos: SL Benfica

 

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas