12 de maio de 2018, 20h33

Dérbi virado ao contrário com muita cabeça e categoria

Futebol

Líder do Nacional de Juniores, o Benfica entrou a perder, mas saiu a ganhar (3-1) na receção ao Sporting na 11.ª jornada da fase de apuramento de campeão.

Com muita cabeça, a equipa do Benfica soube contornar a desvantagem (para a qual contribuiu com um erro) criada no início do dérbi e, golo a golo, virou o duelo a seu favor, batendo o Sporting por 3-1 na 11.ª jornada da fase de apuramento de campeão, que lidera com folga.

Atuando contra o vento na primeira parte do dérbi, o Benfica teve uma falha na reposição de bola (pontapé de baliza) aos 3’ e disso tirou proveito o Sporting, colocando-se em vantagem por intermédio de Daniel Bragança (0-1).

A equipa de João Tralhão reagiu com sangue-frio à adversidade e foi à procura de combinações ofensivas e golos para dar a volta ao texto. Depois de várias tentativas, as águias alcançaram a igualdade (1-1) aos 23’ por João Félix. Bem servido, descaído para a esquerda, o avançado benfiquista tirou um adversário do caminho com uma finta curta e rápida, entrando na grande área para disparar cruzado e festejar o golo.

João Félix

Sempre no comando do jogo, o Benfica podia ter disposto de uma ocasião soberana mesmo em cima do tempo de intervalo, mas o árbitro não entendeu como faltosa a ação de um defensor sportinguista em lance com Luís Pinheiro na área leonina. Apesar de reclamado, o pontapé de penálti não foi assinalado.

Embora mais tático, o segundo tempo confirmou um Benfica com vontade e frieza na elaboração de ataques, fugindo de eventuais precipitações.

Com o contributo da energia que Umaro Embaló transportou para dentro de campo (entrou aos 61’), o Benfica acentuou o seu futebol na zona ofensiva e começou a criar chances mais objetivas para virar o resultado a seu favor. Aos 81’, João Filipe embalou pela esquerda e, no interior da área, atirou cruzado com o pé canhoto, iludindo o guardião leonino (2-1).

O Benfica não se contentou com uma diferença mínima e continuou a chegar o pé ao acelerador. Aos 89’, Embaló, pelo meio, descobriu João Félix no interior da área e, outra vez descaído para a esquerda, o camisola 10 do Benfica ultrapassou um defensor e chutou na direção do poste mais distante, assinando o 3-1 final.

João Filipe

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES 

Lugar Equipa Pontos Jogos GM-GS
1.º Benfica 27 11 24-9
2.º SC Braga 20 11 25-11
3.º Sporting 19 11 22-17
4.º FC Porto 16 11 15-16
5.º Leixões 13 11 12-15
6.º Leiria 13 11 12-16
7.º V. Guimarães 10 11 15-16
8.º V. Setúbal 1 11 10-35

João Filipe

João Tralhão: "Os jogadores estiveram fantásticos"

Terminado o dérbi, o treinador do Benfica partilhou a sua leitura sobre o que se passara dentro das quatro linhas. "Foi um jogo de emoções fortes e racionalidade máxima, porque estes jogos obrigam a ter um equilíbrio muito grande entre a emoção e a razão. Quisemos pender para a razão, analisar o jogo com critério", comentou João Tralhão à BTV.

"Parabéns à equipa! Os jogadores estiveram fantásticos, mais uma vez. Depois da adversidade inicial, conseguimos dar a volta, muito bem. A equipa mostrou grande capacidade de reação. E depois emergiu a qualidade coletiva e individual. Os jogadores deram o máximo a nível técnico, tático, emocional e psicológico. Foi um jogo muito bem conseguido da nossa equipa contra um adversário difícil", completou o treinador.

Para o jogador Diogo Pinto, a chave para dar a volta à desvantagem inicial foi "jogar à Benfica!". "É de salientar a união da equipa. Reagimos muito bem ao erro e conseguimos defrontar uma belíssima equipa. Encarámos bem o jogo a seguir ao erro. Faltam poucas jornadas, pensamos jogo a jogo. Foram mais três pontos, agora é pensar em conquistar mais três na próxima semana", sublinhou o benfiquista.

João Félix

O QUE FALTA JOGAR NA FASE DE APURAMENTO DE CAMPEÃO

Jornada Jogo Data
12.ª BENFICA-Leixões 19 de maio
13.ª SC Braga-BENFICA 26 de maio
14.ª BENFICA-U. Leiria 2 de junho

 

Texto: João Sanches

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar