Futebol

22 maio 2018, 17h57

Gonçalo Gomes

Gonçalo Gomes

Avançado da equipa de Juvenis do Benfica, Gonçalo Gomes partilhou o seu percurso no mundo do futebol em entrevista à BTV. Falou do dia a dia no Seixal e ainda desfiou muitas ambições pessoais, sendo uma delas ganhar o Campeonato.

A edição de 2017/18 do Nacional de Juvenis é retomada no sábado, dia em que, às 11h00 no Caixa Futebol Campus, as águias recebem o V. Guimarães, na 4.ª jornada da fase de apuramento de campeão.

O INÍCIO DA CAMINHADA

  • "Desde pequeno, por influência dos meus pais, que gosto muito de futebol. Comecei num clube de aldeia, no Marialvas. O meu primeiro ano de competição foi na União Desportiva da Tocha, em Coimbra, onde dei um pouco nas vistas e acabei por ir para a Académica de Coimbra, onde estive 5 anos. Depois vim para o Benfica."

A ENTRADA NO BENFICA

  • "Quando cheguei ao Benfica senti mais dificuldades. Era completamente diferente em termos de condições, em tudo. É outra ambição. Aqui, já temos o objetivo de sermos Campeões Nacionais, há melhores jogadores, mais rivalidade, maior competição nos treinos, o que acaba por ser bom para nós. Quando se treina com os melhores, mais possibilidade temos de evoluir e de sermos nós os melhores. Foi muito bom estar aqui durante estes três anos, espero continuar por mais alguns e se possível chegar onde todos queremos chegar."

OBJETIVOS PESSOAIS

  • "Para já, quero ganhar o Campeonato Nacional de Juvenis e, para o ano, ganhar o de Juniores, e sempre ao longo da minha formação, quero ganhar tudo. Quero chegar o mais longe possível, à equipa A do Benfica, são esses os meus objetivos."

O DIA A DIA NO SEIXAL

  • "O dia é muito preenchido. Entramos às 8h20, por isso acordamos às 7h30, vamos tomar o pequeno-almoço, temos um autocarro logo às 8h00 à nossa espera. Mal saímos da escola, descansamos duas horas nos quartos, depois vamos logo para o ginásio, de seguida, às vezes, temos auditório, depois o treino. É um dia preenchido, mas nós gostamos que seja assim."

Gonçalo Gomes 

O QUE A EQUIPA DE JUVENIS É CAPAZ DE FAZER

  • "Somos capazes de fazer a mesma coisa que fizemos nos Iniciados, sermos campeões novamente. Queremos sempre fazer melhor e, se temos essa capacidade, por que não? Fazer sempre melhor, é para isso que trabalhamos todos os dias nos treinos."

A POSIÇÃO NO CAMPO

  • "Sempre joguei a extremo, mas nos Iniciados, no meio da época, houve falta de avançados, houve lesões, e o míster experimentou-me no ataque. Correu bem e continuei como avançado. Foi mais pela vontade que ele demonstrava e pela ambição e pela garra que eu mostrava nos treinos. Tinha bons resultados, bom rendimento e agora até gosto de jogar mais a avançado do que a extremo."

O ESTILO DE JOGO

  • "Sou um avançado mais móvel, também por causa da minha altura. Tenho de ir buscar outros recursos. Na formação é onde temos a possibilidade de fazer mais coisas, de estarmos sempre a evoluir."

 

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica / Arquivo

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol