16 de fevereiro de 2019, 15h49

Futebol feminino segue em frente na Taça de Portugal

Futebol feminino

O Benfica ultrapassou os minhotos do Ribeirão no Estádio da Tapadinha.

A equipa de futebol feminino do Benfica recebeu e venceu, no Estádio da Tapadinha, o Ribeirão, por 21-0, em partida a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. As águias seguem para os quartos de final da prova-rainha.

O Benfica rapidamente se colocou a vencer. Aos 2’, Geyse trabalhou na direita, cruzou e Mariana Couto desviou para o 1-0. Estava inaugurado o marcador na Tapadinha através de um autogolo. Volvidos quatro minutos, aos 6’, através de um pontapé de canto batido por Yasmim, Darlene, de cabeça, desviou o esférico de Andreia Coelho, guarda-redes do Ribeirão, e fez o 2-0.

RESUMO DO JOGO

Logo de seguida, aos 8', Darlene atirou ao poste da baliza do Ribeirão. Na sequência do lance, Andreia Coelho, com uma bela estirada, evitou o 3-0. Não foi neste lance, foi pouco depois. Aos 11', Geyse apareceu isolada e atirou a contar. 3-0 no Estádio da Tapadinha. No minuto seguinte, Ana Vitória fez o 4-0.

Mesmo a vencer por 4-0, o Benfica continuou a carregar e aos 16', Patrícia Llanos fez o 5-0. Águias recuperaram a bola no meio-campo ofensivo, Evy Pereira trabalhou na direita, Darlene simulou e a espanhola rematou a preceito. Aos 23', Yasmim, num cruzamento-remate, obrigou a guardiã do Ribeirão a aplicar-se. Na sequência do lance, Yasmim cruzou e Darlene bisou de cabeça. 6-0 para as águias!

Jogada de insistência do Benfica, com Sílvia Rebelo a atirar à barra. Sozinha na área, Ana Vitória bisou no jogo e fez o 7-0 (28'). Volvidos dois minutos - 30' - Geyse cruzou da direita e Darlene, de primeira, fez o 8-0 e completou o hat-trick. Bola ao centro e novo golo! Jogada de envolvimento do Benfica, com o esférico a passar por quase todas as jogadoras e, na área, ao segundo poste, Daiane estreou-se a marcar e fez o 9-0 (32'). Aos 33', Geyse passou de assistente para marcadora. O 10-0 apareceu com um tiro fulminante da 9 brasileira. 

Aos 39', chegou o 11-0. Darlene, com um forte remate, bateu Andreia Coelho, que ainda tocou no esférico, mas foi incapaz de evitar mais um tento das encarnadas. Pontapé de canto e 12-0! Patrícia Llanos, com um remate no ar e aumentar a contagem.

O intervalo, no Estádio da Tapadinha, chegou pouco depois, com o resultado entre o Benfica e o Ribeirão a cifrar-se em 12-0 para as comandadas por João Marques.

Resumo da 1.ª parte

Na segunda parte, o Ribeirão tentou suster a levada de golos da 1.ª parte, mas sofreu aos 53', e que golo! Canto direto de Yasmim e 13-0 no marcador. No minuto seguinte, Daiane, de livre direto, atirou ao poste da baliza do conjunto nortenho. A toada da partida estava mais lenta e novo golo só surgiu aos 62'. Rilany cruzou e Darlene a responder presente e a fazer o 14-0

Evy Pereira, depois de várias tentativas, fez o gosto ao pé aos 68'. Ana Vitória lançou Rilany na direita, com a lateral a cruzar para Evy Pereira fazer o 15-0. Bola ao centro e golo! Adriana Gomes, que entrou na segunda parte, aumentou para 16-0. Aos 71', Darlene fez o sexto tento da conta pessoal e colocou o Benfica a vencer, por 17-0.

Aos 74', novo canto venenoso de Yasmim e, ao primeiro poste, Adriana Gomes, com um desvio subtil, fez o 18-0. De pé quente, Adriana Gomes completou o hat-trick aos 76'. 19-0 na Tapadinha. Aos 84', a árbitra assinalou grande penalidade para as águias por mão na bola por parte de Emília Oliveira. Na marca do castigo máximo, Darlene fez o 20-0. Cinco minutos depois, aos 89', Evy Pereira fez o seu segundo na partida e colocou o score em 21-0. Este acabou por ser o resultado final e as encarnadas carimbam o passaporte rumo aos quartos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na terça-feira, às 15h00, na Cidade do Futebol.

As marcadoras do Benfica foram Darlene (7), Adriana Gomes (3), Geyse (2), Evy Pereira (2), Ana Vitória (2), Patrícia Llanos (2), Daiane, Yasmim e autogolo.

Equipa inicial do Benfica: Dani Neuhaus; Daiane (55', Rilany), Sílvia Rebelo, Tayla, Yasmim; Andreia Faria (55', Adriana Gomes), Patrícia Llanos (55', Beatriz Cameirão), Ana Vitória; Evy Pereira, Darlene (c) e Geyse.

Suplentes: Catarina Banjaca, Diva Meira, Pauleta, Rilany, Beatriz Cameirão, Adriana Gomes e Carlota Cristo.

João Marques

"As jogadoras estão prontas para qualquer desafio"

João Marques (treinador do Benfica): "Os últimos dois jogos não foram aquilo que temos trabalhado e que temos sido durante a época. Durante a semana trabalhámos aquilo que tinha corrido menos bem. As jogadoras mostraram o que são, com um jogo bem conseguido. Estou contente com as minhas jogadoras nos processos defensivo e ofensivo. Tiveram boas dinâmicas, jogando pelas laterais e criando muitas situações de finalização. Ansioso pelo sorteio da próxima ronda da Taça? Não, a nossa preocupação é o nosso treino, o jogo que temos durante a semana. Sabemos o nosso valor, aquilo que trabalhamos. Acredito nestas jogadoras, tal como as jogadoras acreditam nelas. Vamos demonstrar ao Benfica que a aposta no feminino foi acertada. Elas estão prontas para qualquer desafio e qualquer adversário, respeitando o mesmo."

Beatriz Cameirão (jogadora do Benfica): "Foi um jogo bem conseguido, com uma vitória. Passámos aos quartos de final, isso é que é importante. É sempre um orgulho poder vir jogar às seniores. Estar aqui, numa equipa de grande qualidade, é sempre uma motivação. Aprendo com elas. Na próxima semana há dérbi de Sub-19 e, já que as seniores não jogam, aproveito e faço um convite para que no sábado (23 de fevereiro) nos vão ver: defrontamos o Sporting no Campo Sintético do Estádio da Luz."

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar