19 de fevereiro de 2019, 16h35

Seferovic: o homem-golo do mundo

Futebol

No ano de 2019, e tendo em conta todos os campeonatos, ninguém marcou tantos golos como o avançado do Benfica.

Seferovic é um dos jogadores em evidência no Benfica orientado por Bruno Lage. O avançado suíço, de 26 anos, lidera a lista dos marcadores de todas as ligas do mundo no ano civil de 2019, com 10 golos apontados, e comanda, de forma partilhada, a tabela de goleadores da Liga NOS, com 14 remates certeiros.

De pontaria afinada, o camisola 14 das águias deixa para trás nomes como Agüero (8), Messi (7) e Cavani (7) no ranking dos goleadores dos campeonatos no novo ano.

A faturar há sete jornadas consecutivas, ninguém tem uma série como a do internacional pela Suíça nos 10 principais campeonatos da Europa. Aliás, só não marcou num dos oito jogos feitos na Liga NOS em 2019 (frente ao Portimonense). Com Bruno Lage à frente dos destinos da águia atirou sempre a contar, e no Estádio da Luz fatura aos pares.

O trajeto começou a ser desenhado diante do Rio Ave, na Catedral. O jogo começou mal – os vila-condenses estiveram a vencer 0-2 –, mas o Benfica empatou ainda na primeira parte, com tentos de Seferovic e João Félix. O suíço voltaria a fazer o gosto ao pé na etapa complementar.

Aves-Benfica

TOP 15 MARCADORES DE 2019 (ligas mundiais)*

RANKING  JOGADOR CLUBE | LIGA Golos
1.º Seferovic SL BENFICA | Liga NOS 10
2.º Callum McCowatt Eastern Suburbs AFC | New Zeeland Premiership 9
3.º Keilor Soto Pérez Zeledón | 1.ª División Clausura Costa Rica 9
4.º Djaniny Ahli | Saudi Professional League 8
5.º Agüero Manchester City | Premier League 8
6.º Francisco Rodríguez UCR | 1.ª División Clausura Costa Rica 8
7.º Cavani PSG | Ligue 1 7
8.º Aristeguieta América | Liga Águila Colômbia 7
9.º Fourtounis Olympiacos | Super League 7
10.º Ponce AEK | Super League 7
11.º Messi Barcelona | La Liga 7
12.º Funes Mori Monterrey | Liga Mexicana Clausura 7
13.º En-Nesyri Leganés | La Liga 7
14.º Roy Krishna Wellington | A-League 7
15.º Daniel Hughes Dungannon | Danske Bank Premiership 6

* Fonte: Transfermarket 

Seguiram-se duas deslocações – Santa Clara e V. Guimarães – e mais dois golos. Inaugurou o marcador nos Açores e entrou para resolver na Cidade-Berço. Regresso à Luz e… novo bis. Diante do Boavista, mais dois tentos para somar e foi substituído para a ovação.

À 20.ª jornada, visita ao Estádio José Alvalade. O Benfica respondeu com uma exibição de gala e um resultado contundente (2-4). O marcador foi mesmo inaugurado por Seferovic, aos 11’.

Volvida uma semana, goleada histórica. Os encarnados bateram o Nacional por 10-0, com o ponta de lança a bisar ainda nos primeiros 45’.

No último jogo, frente ao Desportivo das Aves, Seferovic inaugurou o marcador aos 3’, com um remate de pé direito. Curiosamente, o golo na Vila das Aves foi, segundo a plataforma Playmakerstats, o mais rápido da carreira do jogador, sendo esta a terceira vez que festejou na casa do Aves em três visitas.

Seferovic e João Félix

No comando dos goleadores na Liga NOS

A juntar à liderança dos melhores marcadores no ano de 2019 em todos os campeonatos do mundo, o benfiquista está em 1.º lugar entre os goleadores da Liga NOS, ex-aequo com Bas Dost e Dyego Sousa, com 14 golos.

Porém, se o campeonato português terminasse agora, Seferovic venceria o prémio de Melhor Marcador, pois tem menos minutos somados do que os mais diretos adversários e precisa de menos minutos para fazer o gosto ao pé.

Com 1122’, o avançado do Benfica precisa de 80’ para marcar; Bas Dost contabiliza 1293’ e necessita de 92’ para faturar; Dyego Sousa já atuou em 1669’ e tem de cumprir 119’ para fazer um golo.

Benfica-Nacional

A quem e como marcou no Campeonato

ADVERSÁRIO TIPO DE GOLO JORNADA
Nacional Remate de pé esquerdo 4.ª
FC Porto Remate de pé direito 7.ª
Tondela Remate de pé esquerdo 10.ª
Feirense Remate de pé direito 11.ª
Rio Ave Remate de pé esquerdo 16.ª
Rio Ave Remate de pé esquerdo 16.ª
Santa Clara Remate de pé esquerdo 17.ª
V. Guimarães Remate de pé esquerdo 18.ª
Boavista Remate de pé esquerdo 19.ª
Boavista Remate de pé esquerdo 19.ª
Sporting Cabeceamento 20.ª
Nacional Remate de pé esquerdo 21.ª
Nacional Remate de pé esquerdo 21.ª
CD Aves Remate de pé direito 22.ª

Esquerdino, não admira que o encarnado tenha mais tentos apontados de pé esquerdo. Dos 14 golos, 10 foram com o pé preferencial, três de pé direito e um de cabeça (em Alvalade). Sobre Bas Dost e Dyego Sousa, Seferovic leva vantagem ainda no facto de não precisar de grandes penalidades (tem zero). O sportinguista já marcou seis e o bracarense uma.

O helvético jogou em 19 partidas da Liga NOS, apresenta uma média de 0,74 golos por jogo e já realizou quatro assistências, o que lhe permite ter influência direta em 18 dos 60 tentos da equipa na prova.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar