Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
07 março 2019, 20h10
Estádio Maksimir
Benfica e Dínamo Zagreb já se encontraram em três ocasiões nas provas europeias, sendo que o saldo é positivo para as águias (duas vitórias e um empate). O confronto mais recente decorreu na época 2004/05 (25 de novembro de 2004) para a Taça UEFA/Liga Europa: orientados por Giovanni Trapatonni, os encarnados venceram por 2-0. Sokota e Simão Sabrosa foram os autores dos golos.
Na época 1980/81, as equipas enfrentaram-se por duas vezes na Taça das Taças. Empate sem golos na Croácia e vitória das águias em Lisboa (2-0), a 1 de outubro de 1980. Nené e César fizeram os tentos da equipa comandada por Lajos Baróti.
ÉPOCA | COMPETIÇÃO | RESULTADO |
---|---|---|
2004/05 | Liga Europa (fase de grupos) | Benfica-D. Zagreb 2-0 |
1980/81 | Taça das Taças | Benfica-D. Zagreb 2-0 |
1980/81 | Taça das Taças | D. Zagreb-Benfica 0-0 |
Guarda-redes: Ivan Zlobin, Odysseas e Mile Svilar;
Defesas: Rúben Dias, Grimaldo, Yuri Ribeiro, Sébastien Corchia e Ferro;
Médios: Zivkovic, Samaris, Nuno Santos, Rafa, Gedson Fernandes, Franco Cervi, Krovinovic, Florentino e Gabriel;
Avançados: Seferovic, João Félix e Jota.
Realizado o treino de ambientação da equipa do Benfica ao Estádio Maksimir, Bruno Lage, em declarações à BTV e, depois, em conferência de Imprensa, projetou a partida com o Dínamo Zagreb, marcada para as 17h55 de quinta-feira (hora portuguesa). "Como se muda o chip? Não muda! É mais um jogo em que a maior exigência da nossa parte é jogarmos bem", disse o treinador na antevisão da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa.
Mais um dia intenso para as águias. A comitiva, liderada pelo Presidente Luís Filipe Vieira, viajou na manhã de quarta-feira para Zagreb, capital da Croácia. Sem tempo para paragens, mas pleno de ambição, o Benfica realizou o habitual treino de adaptação ao palco de mais um duelo europeu ao final da tarde. Os 20 convocados por Bruno Lage subiram ao relvado do Estádio Maksimir, com os primeiros 15 minutos da sessão a serem abertos à Comunicação Social.
Feliz pelo regresso à terra-natal, ambicioso e disponível para ajudar o coletivo, o médio Krovinovic aponta a uma boa prestação das águias em Zagreb.
Nenad Bjelica, treinador do Dínamo Zagreb, elogiou o Benfica, mas deixou claro que a formação croata vai lutar bastante para causar problemas.
O inglês Michael Oliver foi designado pelo Comité de Arbitragem da UEFA para dirigir o jogo entre Dínamo Zagreb e Benfica, às 17h55 de quinta-feira, na Croácia, na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Internacional desde 2012, Michael Oliver, árbitro profissional de 34 anos, estreia-se numa partida das águias nas competições da UEFA. Por outro lado, apita pela terceira vez um desafio em que intervém a equipa de Zagreb.
Campeão da Croácia e embalado para a revalidação do título nacional, o Dínamo Zagreb é o adversário do Benfica nos oitavos de final da Liga Europa. A época europeia do Dínamo começou com a disputa da 2.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Os croatas afastaram o Hapoel Beer Sheva (Israel) com um resultado agregado de 7-2. Seguiu-se a 3.ª pré-eliminatória (fase que o Benfica também disputou) diante o Astana (Cazaquistão). O Dínamo venceu as duas mãos e conseguiu um resultado acumulado de 3-0.
Faltava o play-off e foi aqui que terminou o sonho da Liga dos Campeões. Uma eliminatória bastante disputada contra o Young Boys (Suíça), mas que acabou por sorrir aos helvéticos. Resultado agregado: 2-3.
Depois de ter sido afastada no play-off de acesso à fase de grupos da Champions, a formação do Dínamo Zagreb ficou inserida no Grupo D da Liga Europa. A equipa croata fez um percurso imaculado no seu agrupamento (quatro vitórias e dois empates) que lhe valeu o 1.º lugar (à frente de Fenerbahçe, Spartak Trnava e Anderlecht) com 14 pontos conquistados.
Nos 16 avos de final o campeão croata eliminou o Viktoria Plzen da competição. Na 1.ª mão sofreu uma derrota forasteira (2-1) e na 2.ª parte da eliminatória conseguiu uma contundente vitória no seu estádio por 3-0. Resultado agregado: 4-2. Em suma, juntando a fase de grupos e os 16 avos de final, a formação do Dínamo Zagreb conseguiu cinco vitórias, dois empates e uma derrota.
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica, Twitter Dínamo Zagreb e UEFA
Última atualização: 11 de maio de 2023