Futebol

29 março 2019, 16h04

Tomané

O Benfica recebe o Tondela às 20h30 de sábado em jogo relativo à 27.ª jornada da Liga NOS. O Estádio da Luz, com lotação esgotada, vai ser o palco de uma das oito finais que os comandados de Bruno Lage têm até ao final da temporada.

O adversário desta jornada, o Tondela, apresenta-se atualmente na 16.ª posição (zona de despromoção) da Liga NOS, com 25 pontos conquistados (seis vitórias, sete empates e 13 derrotas), 29 golos marcados e 40 sofridos.

Na primeira volta, as águias passaram com distinção no Estádio João Cardoso. Depois de começarem o desafio praticamente em desvantagem, os encarnados deram a volta e venceram por 1-3. Jonas, Seferovic e Rafa foram os autores dos golos que deram os três pontos na 10.ª jornada da competição.

A última vitória dos tondelenses aconteceu a 9 de fevereiro, na 21.ª jornada, contra o V. Guimarães (1-0). Nas seguintes cinco rondas os comandados de Pepa não sentiram mais o sabor da vitória e registaram três derrotas consecutivas frente a Moreirense (2-0), FC Porto (0-3) e Nacional (3-2).

Tondela

Depois das derrotas, os empates. O Tondela deslocou-se ao Bonfim para enfrentar o V. Setúbal, mas os adeptos presentes nas bancadas não viram golos (0-0). Na semana seguinte a equipa beirã recebeu o Feirense no Estádio João Cardoso. Os fogaceiros adiantaram-se no marcador aos 44' e só nos momentos finais (89') é que o Tondela igualou e resgatou um ponto. Nesse dia, Patrick Fernandes foi o autor do golo dos tondelenses.

A equipa orientada por Pepa atua habitualmente em 4x2x3x1, podendo também alinhar em 4x4x2. No último jogo, diante do Feirense, para a 26.ª jornada da Liga NOS, o treinador do Tondela apresentou o seguinte onze inicial: Cláudio Ramos; Ícaro, Ricardo Costa, Ricardo Alves e Joãozinho; Bruno Monteiro e João Pedro; Juan Delgado, Sergio Peña e António Xavier; Tomané.

Tondela

Top 5 marcadores na Liga NOS

JOGADOR GOLOS
Tomané  9
Juan Delgado 5
António Xavier 3
Pité 2
Bruno Monteiro 2

No que diz respeito aos melhores marcadores do Campeonato, os encarnados possuem o melhor ataque72 golosSeferovic, avançado do Benfica, lidera isoladamente esta categoria com 15 remates certeiros na competição.

O artilheiro das águias tem mais seis golos apontados do que o melhor marcador do Tondela, Tomané, que acertou nove vezes nas redes. Para se ter uma ideia, Seferovic e João Félix (ou Jonas, ou Rafa), juntos, têm mais golos marcados na Liga NOS (25) do que os oito melhores marcadores da equipa tondelense (24).

Tondela

Top 5 assistentes

JOGADOR ASSISTÊNCIAS
António Xavier 6
Sergio Peña 4
Tomané 4
Juan Delgado 2
David Bruno 2

O jogador do Tondela com mais assistências no Campeonato Nacional é António Xavier (6), mas, ainda assim, fica longe de Pizzi, o rei das assistências em Portugal e na Europa, com 15 passes certeiros para golo.

Tondela

Top 5 rematadores

JOGADOR REMATES
Tomané 61
António Xavier 47
Sergio Peña 26
Cristian Arango 26
Juan Delgado 17

O Tondela é a 14.ª equipa da Liga NOS que mais remates realiza no campeonato. Soma 265, cerca de 9,4 por jogo, com 35,85% de acerto na baliza contrária, segundo os dados da plataforma Wyscout.

O Benfica é a segunda equipa mais rematadora no Campeonato Nacional (385), mas, por outro lado, tem a maior percentagem de remates enquadrados no alvo: 41,56%.

Tondela

Top 5 cruzamentos

JOGADOR CRUZAMENTOS
António Xavier 98
Joãozinho 62
Tomané 53
David Bruno 40
Fahd Moufi 39

O Tondela é a quinta equipa da Liga NOS (só atrás dos primeiros quatro classificados) que mais cruzamentos efetua. Comparativamente ao Benfica, que tem 494 efetuados, o Tondela chega aos 449 cruzamentos.

Tondela

Top 5 passadores

JOGADOR PASSES
Sergio Peña 821
Joãozinho 727
Ricardo Costa 660
Bruno Monteiro 608
António Xavier 564

A equipa de Pepa é, de todas as formações que competem no Campeonato Nacional, a que menos passes efetua. Ao todo são 7727, o que perfaz uma média de 274,22 a cada 90 minutos, com um acerto de 75,04%, de acordo com a fonte Wyscout.

Nesta categoria é também o Benfica que lidera com um total de 12 458 passes. Comparando com o Tondela, a média aumenta para 450,65 por jogo e a percentagem de passes corretos também sobe para 83.45%. Grimaldo é o jogador das águias e de toda a competição que mais utiliza esta ferramenta durante as partidas (1523).

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Liga Portugal

Última atualização: 9 de julho de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Por dentro da vitória frente ao Boavista

O Benfica soma e segue na Liga Bwin, desta feita venceu o Boavista, na segunda-feira, 20 de setembro, no Estádio da Luz. O 3-1 registado coloca os comandados de Jorge Jesus como o melhor ataque da competição, com 16 golos, no topo isolado da geral. Veja os bastidores de mais um triunfo na Catedral...

Futebol

Vertonghen "muito feliz" pelos 50 jogos de águia ao peito

Jan Vertonghen foi titular no eixo defensivo do Benfica no encontro da 6.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Boavista, no Estádio da Luz, este dia 20 de setembro, tendo alcançado um marco na sua carreira com o Manto Sagrado vestido. "Estou muito feliz pelos 50 jogos de águia ao peito!", partilhou o internacional belga em português.

Futebol

Diogo Gonçalves assinala 50 jogos na equipa principal

Diogo Gonçalves alinhou no onze inicial do Benfica perante o Boavista, numa partida realizada no Estádio da Luz, referente à 6.ª jornada da Liga Bwin. Num encontro em que atingiu os 50 jogos pela equipa principal das águias, foi dele a assistência para o golo do Darwin, tento que abriu caminho para o triunfo por 3-1. "Estou muito feliz por ter completado 50 jogos pela equipa principal do Benfica. Que venham mais 50, junto com todos vocês! Obrigado pelo apoio", partilhou o defesa, dirigindo-se aos Benfiquistas.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar