Futebol

05 novembro 2018, 16h01

Tadic

Tadic

O Ajax volta a encontrar o Benfica na Liga dos Campeões. O jogo, desta feita, é no Estádio da Luz, às 20h00 de quarta-feira, referente à 4.ª jornada do Grupo E. Antes do apito inicial, o Site Oficial mostra-lhe o que têm feito os holandeses nos últimos jogos.

Depois do desafio da 3.ª jornada da Champions, com o Benfica, o Ajax disputou três jogos – dois para o campeonato e um para a Taça da Holanda – e venceu-os. Apontou oito golos e não sofreu. Aliás, a capacidade defensiva dos de Amesterdão tem sido elogiada. Os comandados por Erik ten Hag não sofrem golos há seis encontros (a última vez foi com o Bayern).

Em 2.º lugar na liga holandesa, com 28 pontos, a cinco do líder PSV, o Ajax soma nove triunfos, um empate e um desaire em 11 jornadas disputadas. A oscilar entre o 4x2x3x1 e o 4x1x4x1, o treinador dos holandeses, frente ao Willem II, última partida antes do embate com os encarnados, fez alinhar de início os seguintes jogadores: Onana, Mazraoui, De Ligt, Daley Blind, Tagliafico, Frenkie de Jong, Schone, Ziyech, Neres, Tadic e Dolberg. O Ajax venceu por 2-0, com os golos a serem apontados por Dolberg (11’) e Frenkie de Jong (22’).

Festejos

A meio da semana, a 31 de outubro, houve embate para a Taça da Holanda. Na 2.ª ronda, o Ajax recebeu e ultrapassou o Go Ahead Eagles, com um claro 3-0. Erik ten Hag deu minutos a jogadores menos utilizados, mas o coletivo não claudicou. Neres, Labyad e Huntelaar fizeram os remates certeiros.

Após o triunfo ante o Benfica (1-0, fabricado já em tempo de compensação), o regresso às lides internas deu-se com o Feyenoord, um jogo teoricamente complicado, mas que o adversário benfiquista resolveu ainda nos primeiros 45 minutos. O Ajax entrou com o seguinte onze: Onana, Mazraoui, De Ligt, Daley Blind, Tagliafico, Frenkie de Jong, Schone, Van de Beek, Ziyech, Tadic e Dolberg. A primeira bola nas redes foi creditada como autogolo do guarda-redes da turma de Roterdão, Bijlow (22’). Ziyech (41’) e Tadic (80’) fecharam o resultado em 3-0.

Para a 4.ª jornada da Liga dos Campeões, o técnico do Ajax não deverá contar com Bandé e Eiting (lesão num tornozelo), El Azzouzi e Matusiwa (lesão numa virilha), Sinkgraven e Veltman (lesão num joelho).

Blind

Números que falam por si

O Ajax é uma equipa que gosta de ter bola e que não tem medo de assumir as rédeas do jogo. Ainda assim, o Estádio da Luz é a casa do Benfica e é natural que se veja uns holandeses mais retraídos, a tentar sair em transições.

O opositor das águias não se sente tão confortável em contra-ataque ou em transição como em ataque organizado, mas este pode ser um cenário a ser equacionado pelos pupilos às ordens de Erik ten Hag. Nos últimos três jogos, os números revelam muito sobre o que esperar do emblema de Amesterdão. Fizeram sempre mais de 20 remates, com 40% deles a irem na direção da baliza, segundos os dados estatísticos da plataforma Wyscout.

Outro aspeto que é indicador da identidade de jogo do Ajax é a posse de bola. Nos três jogos realizados pós-Benfica, teve uma média a rondar os 60%, revelendo grande capacidade de circulação. Os holandeses realizaram uma média de 682 passes, sendo que 200 foram para a frente, na tentativa de lançar o ataque ou de fazer uma rutura na defensiva contrária.

ajax-willem-ii-4-new_thumbnail

Principais marcadores

Jogador Total de golos Golos no Campeonato Golos na Taça da Holanda Golos na Champions
Huntelaar 11 6 1 4
Tadic 10 7 - 3
Ziyech 8 6 - 2
Dolberg 5 4 1 -
Van de Beek 4 1 1 2

Tagliafico 

Principais assistentes

Jogador Passes para golo
Tadic 8
Neres 6
Ziyech 5
Eiting 5

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Facebook Ajax

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol