19 de dezembro de 2019, 18h38

2019: um ano sensacional no Estádio da Luz

Futebol

Ultrapassado o último adversário, já é possível elencar os números totais: vitórias, golos marcados, média de golos por jogo, taxa de invencibilidade, melhores marcadores, etc.

O triunfo do Benfica diante do SC Braga, que permitiu a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, encerrou as partidas no Estádio da Luz no ano civil de 2019. Vitórias, golos marcados, média de golos por jogo, taxa de invencibilidade... O Site Oficial apresenta-lhe tudo. 

Faltava apenas um jogo para fechar as contas de 2019 no Estádio da Luz. A equipa do Benfica não se fez rogada, disse "presente" e eliminou o SC Braga com uma vitória por 2-1. Pizzi e Vinícius selaram o resultado de um jogo que até começou com uma infelicidade: um autogolo de Ferro.

O sorteio dos quartos de final da prova rainha realiza-se na segunda-feira (23 de dezembro às 14h30) na Cidade do Futebol, mas o que importa salientar agora é o estrondoso ano civil das águias nas competições oficiais, nomeadamente nos jogos disputados no Estádio da Luz.

Benfica-Braga

Os 27 encontros oficiais na Catedral em 2019 resultaram em 22 vitórias (81,5% de aproveitamento)três empates e apenas dois desaires. Neste trajeto, o Benfica apontou 84 golos (média de 3,1 por jogo) e sofreu 17 (0,65 por desafio)

Gráficos Benfica

Em suma, as águias têm uma taxa de invencibilidade de 92,6% no seu reduto em 2019. Números impressionantes, apenas ultrapassados por Barcelona e Juventus, entre os campeões das seis maiores ligas da Europa. A Vecchia Signora tem 95,5% (perdeu um jogo em casa), enquanto os catalães ainda não perderam em Camp Nou neste ano civil.

Ao falar de concretização, goleadas, média de golos e ainda taxa de invencibilidade em casa é justo realçar e relembrar alguns dos responsáveis pelos números sensacionais apresentados pelo conjunto orientado por Bruno Lage.

Benfica-Braga

Gráficos Benfica 

Seferovic, o melhor marcador da Liga NOS 2018/19, lidera este top de melhores marcadores, tendo apontado 15 golos na Catedral em 2019. Pizzi, o médio dos dois pés direitos e o mais goleador da Europa, figura na segunda posição com 12 finalizações certeiras.

João Félix, que recentemente recebeu o prémio Golden Boy 2019, também está nesta lista (12 golos). A época de estreia ao serviço da equipa principal do Benfica foi impactante, acabando o avançado por ser transferido para o Atlético de Madrid no defeso por um valor recorde.

Benfica-Braga

Vinícius (9 golos) e Rafa (8) completam este top 5. O 95 das águias já é o melhor marcador da Liga NOS 2019/20 com 11 golos, a par de Pizzi. O supersónico Rafa continua a recuperar de lesão, mas brindou os adeptos no Estádio da Luz com oito golos no presente ano civil.

Gráficos Benfica

Na Liga NOS, em 2019, os encarnados efetuaram 18 partidas e venceram 16. Cederam, apenas um empate (2-2, com o Belenenses SAD) e uma derrota (0-2, diante do FC Porto). Nas provas da UEFA – Champions e Liga Europa –, o Benfica termina o ano com seis partidas, quatro triunfos, um empate e um desaire.

Gráficos Benfica

Nas Taças (de Portugal e da Liga), os números são mais modestos, também pelo facto de o Estádio da Luz ter recebido poucos adversários. Depois da receção ao SC Braga nesta quarta-feira (18 de dezembro), registam-se três jogos (dois triunfos e um empate).

Texto: Diogo Nascimento e Marco Rebelo

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar