8 de janeiro de 2020, 19h32

Taça da Liga: antevisão da "final eight"

Futsal

O percurso do Benfica e das outras sete equipas presentes na competição.

A equipa de futsal do Benfica enfrenta o Burinhosa na sexta-feira (10 de janeiro), às 21h15, nos quartos de final da Taça da Liga. O Site Oficial recorda-lhe o trajeto das águias na Liga Placard e dos outros sete competidores na "final eight" que se disputa em Matosinhos.

O Benfica é líder isolado da Liga Placard com 41 pontos, fruto de 13 vitórias e dois empates. Nota para o facto de as águias serem a única equipa da competição que ainda não foi derrotada. Para além disto, os encarnados já marcaram 78 golos e sofreram 29.

Gráficos Taça da Liga

São a melhor defesa da competição, possuem no seu plantel o melhor marcador, Fernandinho, com 18 remates certeiros, e ainda o atleta com mais assistências e maior participação em golos, Robinho (15 dados a marcar e 13 marcados). Ambos têm estado em evidência de forma contínua.

Esta competição, lembre-se, junta os oito primeiro classificados da Liga Placard no final da primeira volta. A única condicionante do sorteio da "final eight" era que Benfica e Sporting, por serem os dois primeiros da fase regular, não se podiam enfrentar nos quartos de final.

Gráficos Taça da Liga

O primeiro obstáculo

O adversário do plantel comandado por Joel Rocha nos quartos de final da Taça da Liga é o Burinhosa. O conjunto de Alcobaça tem feito um percurso tranquilo e ocupa a oitava posição do principal escalão do futsal português. Seis vitórias, três empates e seis derrotas é o saldo da equipa orientada por Alexandre Pinto.

Matheus é o artilheiro dos "bury" (um dos nomes pelos quais são conhecidos) com 15 golos apontados no Campeonato. O ala brasileiro de 25 anos, que está na sua terceira temporada ao serviço do Burinhosa, tendo já passado por clubes como o Joaçaba Futsal (Brasil) e Nacional Zagreb (Croácia), anotou 31,6% dos golos da sua equipa.

Gráficos Taça da Liga

Possíveis adversários nas meias-finais

Ultrapassando o seu oponente nos quartos de final, o Benfica irá medir forças nas meias-finais com o vencedor do duelo entre Quinta dos LombosElétrico FC.

A equipa de Carcavelos (Quinta dos Lombos), que, recorde-se, será o adversário das águias nos oitavos de final da Taça de Portugal, ocupa o último lugar do pódio (3.º posto) do Campeonato. Com 28 pontos arrecadados, 59 golos marcados e 50 sofridos, a Quinta dos Lombos tem em Ludgero Lopes a sua principal ameaça. O jogador de 22 anos já leva 16 golos apontados, está na "cola" de Fernandinho (Benfica) e, devido às suas boas exibições, o possante pivô já foi chamado à Seleção Nacional.

O Elétrico FC não tem feito uma prestação tão empolgante como a da Quinta dos Lombos, mas foi uma das equipas que conseguiram "roubar" pontos ao Benfica na presente temporada: um empate 3-3 na primeira jornada da Liga Placard. Esta foi a única igualdade da turma de Ponte de Sor. Depois deste resultado os comandados de Kitó Ferreira somaram seis vitórias e oito derrotas, perfazendo um total de 19 pontos conquistados.

Este conjunto conta com a presença de Cristiano Marques, guarda-redes emprestado pelas águias, e ainda com Rodriguinho. O camisola 10 do Elétrico FC é o melhor marcador com 11 tiros certeiros.

Gráficos Taça da Liga

Se as águias chegarem à final da Taça da Liga poderão encontrar um destes quatro adversários: Sporting, SC Braga, Futsal Azeméis ou Modicus. Todas as equipas têm os seus pontos fortes, sendo que os atletas com maior eficácia são: Diego Cavinato (14 golos, Sporting), Cássio (14, Braga), Willian Carioca (13, Modicus) e Ruan Silvestre (10, Futsal Azeméis).

Perante estas formações o Benfica não vacilou e aplicou derrotas a todos eles na Liga Placard. Venceu o Sporting por 4-3, derrotou o SC Braga por 3-2 e 2-5 (2.ª volta), triunfou perante o Futsal Azeméis (2-6) e aplicou uma goleada expressiva de 7-2 ao Modicus.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar