30 de março de 2020, 17h39

🎥 Joel Rocha: "Para este jogo estamos todos convocados"

Futsal

Treinador da equipa de futsal do Benfica deixou mensagem de esperança e otimismo e, num tempo que exige adaptação e engenho, falou de "treinos coletivos virtuais".

DECLARAÇÕES

Recém-eleito 4.º melhor treinador do mundo em 2019, Joel Rocha revela como reagiu à atribuição do prémio da "Futsal Planet", uma notícia positiva quando todos vivemos esta fase de recolhimento face à pandemia de COVID-19.

Prémio partilhado com equipa técnica e jogadores 

"Era já um orgulho muito grande estarmos nomeados. É sinónimo de trabalho de muita gente, em primeiro lugar do clube que representamos, que tem dimensão mundial e que nos dá todas as condições de trabalho. Somos a quarta melhor equipa técnica do mundo, a quarta equipa do mundo que tem à sua disposição qualidade, e quantidade suficiente para fazer bons trabalhos e ter bons desempenhos. É um motivo de satisfação muito grande. Quero partilhar este prémio com toda a equipa técnica e com todos os jogadores que têm feito parte deste percurso, porque na realidade são eles que acreditam… Estou satisfeito, honrado e grato. Estamos a falar de nomeações que foram atribuídas perante todo o mundo do futsal e são pessoas que votam e que não têm conotação clubística ou nacional. Estamos a falar de votantes de todo o mundo, e acaba por ser um reconhecimento para todos os envolvidos."

Futsal masculino

Acompanhamento e treinos coletivos virtuais

"Temos trabalhado naquilo que nos é possível. Mesmo estando em isolamento, continuamos a saber distinguir aquilo que é o privilégio de uma equipa técnica multidisciplinar como tem o Benfica. Apesar de estarmos em casa, temos um acompanhamento ao minuto de uma equipa que nada nos deixa faltar. Posso até confidenciar que o futsal do Benfica já fez hoje três treinos coletivos, onde estamos neste tipo de contacto virtual, cada um nas suas casas, a fazer aquilo que o nosso fisiologista vai propondo. Estamos cerca de uma hora sempre juntos pela manhã e estamos a tentar minimizar aquilo que são perdas normais e naturais do ponto de vista físico para que quando voltarmos à competição o possamos fazer da melhor forma possível. Temos também um acompanhamento muito próximo daquilo que é a parte da nutrição. E depois o gabinete de psicologia, que também está sempre à disposição de todos aqueles que possam começar a sentir alguma insegurança, impaciência…"

Treino Benfica

Ficar claramente à defesa é ficar em casa!

"No ano passado, a final do Campeonato decidiu-se no jogo cinco, na negra. E eu tenho a certeza que aquela bola que, a sete segundos do fim, foi ao nosso poste e saiu, foi pela força e o ambiente do Pavilhão. Porque quando o Pavilhão da Luz está cheio, o Benfica joga sempre com mais um. É uma sensação de conforto e inspiração que os nossos atletas acabam por sentir dentro de campo. É uma força extra. Nesta altura, para este jogo, contra um adversário praticamente invisível, que não sabemos onde está, de onde vem ou quem o possa trazer, estamos todos convocados. E a melhor forma de abordar este jogo é ficar claramente à defesa, e ficar à defesa é ficar em casa. Porque quanto mais tempo ficarmos em casa e melhor nos defendermos deste vírus, mais depressa podemos sair para chegarmos ao sucesso. Temos de ficar em casa, proteger-nos, a nós, à nossa família, para, quando voltarmos, podermos fazer as coisas com satisfação e alegria."

Texto: Filipa Fernandes Garcia e Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar