Futebol
18 agosto 2020, 16h33
Gilberto
"Tem sido muito bom, sinto-me já muito bem adaptado. Com certeza, a língua facilita bastante e os meus companheiros têm ajudado muito. Os treinos têm sido muito bons, temos trabalhado forte e é assim que tem de ser. Queremos discutir títulos, coisas grandes, e estamos a trabalhar para os grandes objetivos que queremos conquistar neste ano."
"Surpreendeu-me, com certeza. Já esperava uma grande estrutura, o Benfica é um dos maiores clubes da Europa, mas, ainda assim, fui bastante surpreendido. É um clube de muita qualidade, tudo o que os jogadores precisam, aqui eles têm. Só temos de nos preocupar em jogar..."
"QUEREMOS DISCUTIR TÍTULOS, COISAS GRANDES…"
"Nunca tinha treinado tão forte na minha vida. Com certeza é aqui que vou tirar o máximo de mim e conseguir ser um dos grandes jogadores na Europa e no Benfica, se Deus quiser."
"Já havia jogadores brasileiros aqui, então o balneário é muito tranquilo. Às vezes sinto-me no Brasil, até os jogadores portugueses ouvem bastante música brasileira... Conversamos e divertimo-nos muito. A preocupação e só mesmo dento de campo, em jogar, em divertir-me no relvado."
"SÓ TENHO A GANHAR COM JORGE JESUS"
"Todos os jogadores que jogaram contra ele têm essa curiosidade, de saber como é trabalhar com ele. Estou a ter essa oportunidade e procuro aproveitar todos os dias porque acho que o que o distingue não é só trabalhar futebol... Ele ensina futebol, passa toda a experiência que tem para os atletas, procura ser bastante comunicativo e qualquer dúvida que tenhamos está aberto a esclarecer. É um treinador com quem só tenho a ganhar e vou dar o meu máximo para conseguir ser o melhor de mim."
"Dentro de campo tem sido tranquilo. Já tinha trabalhado – mesmo que pouco tempo – em Itália, trabalhávamos bastante o passe forte, que é o que o míster Jorge Jesus pede, os campos são rápidos, molhados e temos de estar atentos aos passes e a parte tática… Essa é a maior diferença para o Brasil, lá não trabalhamos tanto isso."
"PODEMOS CHEGAR AO TOPO, SÓ DEPENDE DE NÓS"
"Gosto bastante de atacar, procuro sempre jogar para a frente. Sou um jogador de muita vitalidade, procuro ajudar bastante na defesa, e tenho a certeza que vou melhorar o meu posicionamento tático – é o que falta um pouco em mim – e procurar ajudar a equipa da maneira que puder para conseguirmos os objetivos."
"Acho que podemos chegar ao topo, só depende de nós. O trabalho tem sido excelente, os jogadores têm qualidade para isso e temos de pensar grande porque estamos num clube muito grande."
"O Benfica vai chegar muito forte ao primeiro jogo, tendo em conta a forma como nos temos vindo a preparar. Temo-nos preparado para ganhar sempre, independentemente do adversário que tivermos pela frente. O mais importante é nós, jogadores, sabermos que defendemos a camisola do Benfica e esta camisola procura sempre a vitória."
"ESTA CAMISOLA PROCURA SEMPRE A VITÓRIA"
"Eu gosto muito de filmes e procuro identificar-me com alguns dentro de campo. O filme "Gladiador" é um deles. Todos os adeptos dos clubes por onde passei, os meus amigos, pessoas próximas, dizem sempre que eu sou um guerreiro dentro de campo… Procuro sempre ajudar a equipa, como disse, com a minha vitalidade, não desistir, e buscar sempre a vitória. Identifiquei-me com o filme por isso, porque o personagem busca sempre os objetivos."
Texto: Filipa Fernandes Garcia e Sónia Antunes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica