Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
O Benfica saiu para o intervalo na frente, mas o Sporting, na etapa complementar, deu a volta, num jogo realizado a todo o gás.
21 novembro 2021, 22h02
Chishkala
Intensidade máxima na quadra e cada bola disputada ao limite. É o dérbi dos dérbis! Primeiros cinco minutos sem golos, mas com vários lances de bola parada, fruto das três faltas para as águias e uma para os verdes e brancos. No mesmo período, registo para o tiro de Roncaglio do meio da rua para defesa de Guitta (2'), para o remate de Merlim que passou perto do travessão da baliza encarnada (4') e para o livre direto de Robinho para grande intervenção de Guitta (5').
Jogo ligado à corrente no João Rocha, com bola cá, bola lá. Aos 7', Miguel Ângelo rematou cruzado, com o esférico a passar a centímetros do poste da baliza do Benfica. No minuto seguinte, aos 8', Robinho esgueirou-se pelo corredor central e disparou para Guitta sacudir. Aos 10', os encarnados ficaram tapados com 5 faltas e o jogo ficou diferente, com menos aproximações às balizas.
Aos 13', uma vez mais, o Sporting perto do golo. Trabalho de Merlim, fletiu para dentro e rematou para defesa de Roncaglio. Aos 15', Rômulo recuperou o esférico, saiu em transição, ultrapassou o opositor direto e testou a atenção de Guitta. Aos 17', a equipa de arbitragem expulsou Pauleta por agressão a Tayebi sem bola, e os leões a ficarem tapados também com 5 faltas.
Foi com o Benfica em 4x3 que (se) chegou ao golo, através do autogolo de Miguel Ângelo, aos 17'. Era o 0-1 em Alvalade! A perder, o Sporting reagiu, mas Roncaglio estava gigante entre os postes. Aos 18', livre de 10 metros para os da casa e Cardinal a atirar para o 1-1. Bola ao centro, Chishkala "inventou" uma jogada de luxo e Jacaré, à boca da baliza, a fazer o 1-2. Antes do intervalo, Cavinato disparou para grande intervenção de Roncaglio. Final de primeira parte imprópria para cardíacos, que chegou ao fim com o Benfica a vencer, por 1-2.
A segunda parte a começar com maior fase de estudo. Sporting, a perder, a exercer maior pressão sobre a bola; o Benfica, no comando do marcador, mais na expectativa. Roncaglio foi o primeiro guarda-redes a ter uma intervenção digna desse nome, aos 23', após um forte disparo de Merlim. Da ameaça ao golo distam três minutos... Aos 26', o camisola 29 ultrapassou Chishkala e atirou colocado para o 2-2.
O empate trouxe, de novo, animação ao dérbi. Aos 28', Robinho, com tudo para fazer o golo, atirou para fora quando só tinha Guitta pela frente. No seguimento, Tomás Paçó, em contra-ataque, descobriu Miguel Ângelo sozinho, mas este rematou para fora no frente a frente com Roncaglio. Aos 32', Rômulo carregou Cardinal, viu o 2.º cartão amarelo e o consequente vermelho. Era a vez de o Sporting atuar em 4x3... Poucos segundos depois, Caio Ruiz fez o 3-2 no João Rocha.
No minuto seguinte, aos 33', o Sporting aumentou a contagem para 4-2. Merlim recuperou a bola na linha final (em falta pelas costas, mas os árbitros nada assinalaram...) e assistiu Waltinho para o golo. Em desvantagem, as águias aumentaram a pressão, e o Sporting a jogar à largura e à profundidade para sair a jogar. Para os derradeiros cinco minutos, o Benfica alinhou em 5x4...
O Benfica tentou por todas as formas reduzir e, aos 37', Chishkala viu a barra negar-lhe o golo. Aos 38', Guitta lançou Merlim em contra-ataque e este aproveitou o facto de Roncaglio não ter tido tempo para entrar na quadra e fez o 5-2, resultado que se manteve até ao apito final.
O Benfica segue com 21 pontos na classificação e na próxima ronda, a 10.ª, recebe a equipa do Nun'Álvares.
Pulpis (treinador do Benfica): "Não fomos capazes de manter a vantagem. Foi um jogo muito equilibrado, como seria de prever. Muito intenso, como são sempre os dérbis. Os detalhes decidiram e no final acabou por ser um castigo para o que fizemos aqui. Este 5-2 não reflete o que se passou na quadra. É o primeiro dérbi, vai haver mais, mas era bom ganhar para nos dar confiança. Na próxima semana, depois do Nun'Álvares, temos a Champions. Era importante fazer um bom jogo e ganhar. Não foi possível, mas vamo-nos levantar e lutar."
Afonso Jesus (fixo do Benfica): "Acima de tudo quero agradecer aos nossos adeptos, que estiveram cá e foram impecáveis. Dar uma palavra à nossa equipa, que foi incansável, que deu tudo o que podia e não podia. Controlámos, fizemos, respeitámos o adversário e o nosso processo, mas não vale tudo para ganhar, há faltas que têm de ser assinaladas. Não me refiro ao Sporting, porque foi um dérbi muito bem disputado. É o melhor dérbi do mundo, então tem de ser em todas as frentes, na quadra, na equipa de arbitragem… Damos tudo e vamos trabalhar, porque somos o Benfica, e vamos estar aqui, no próximo dérbi, para dar a cara."
Sporting-Benfica 5-2 Pavilhão João Rocha |
||
Cinco inicial do Benfica | ||
Roncaglio, Nilson, Robinho, Chishkala e Jacaré | ||
Suplentes | ||
André Sousa, Martim Figueira, Rômulo, Afonso Jesus, Henmi, Tayebi, Bruno Cintra e Carlinhos | ||
Ao intervalo | 1-2 | |
Marcadores do Benfica | ||
Miguel Ângelo (17' pb) e Jacaré (19') |
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de novembro de 2021