Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Benfica visita o Estádio do Dragão, casa do FC Porto, quinta-feira, às 20h45, com os quartos de final da prova-rainha no horizonte.
21 dezembro 2021, 17h48
Festejos do Benfica
Este trata-se de um jogo incontornável entre dois emblemas rivais de sempre do futebol português e chega num bom momento, porque ambos vêm de uma goleada. No Estádio da Luz, o Benfica recebeu e ultrapassou o Marítimo com um 7-1; os azuis e brancos foram a Vizela triunfar, por 0-4. Curiosamente, os dois treinadores principais, Jorge Jesus e Sérgio Conceição, não vão marcar presença nos bancos de suplentes por estarem suspensos. Ao leme vão estar João de Deus, pelas águias, e Vítor Bruno, pelos dragões.
Ao todo, SL Benfica e FC Porto já se defrontaram oficialmente 247 vezes, 36 delas a contar para a prova-rainha, competição em que os encarnados superam os dragões em larga margem. O Benfica contabiliza um total de 21 vitórias (58%) contra as 10 (28%) do rival. Em cinco ocasiões, o empate foi o resultado.
Destes 36 encontros, uma dezena aconteceu em modo final, com o Benfica a contar com oito triunfos (um dos quais no Estádio das Antas – 1982/83) e apenas dois desaires. Os dois clubes já mediram forças nos oitavos de final em quatro ocasiões (1961/62, 1985/86, 1992/93 e 2000/01), com o Benfica a seguir em frente três vezes e a ficar pelo caminho somente em 2000/01.
Também nos golos, o Benfica toma a dianteira nas estatísticas da Taça de Portugal, com 75 remates certeiros (2,08) contra os 43 dos azuis e brancos (1,19) em 36 duelos.
Na atual edição da prova-rainha, o Benfica, emblema com mais troféus (26), apontou seis golos e cedeu dois, deixando pelo caminho o Trofense (1-2, após prolongamento) e o Paços de Ferreira (4-1), e tem Everton, com dois tentos, como o melhor marcador; os portistas bateram o Sintrense (0-5) e o Feirense (5-1) e têm Evanilson como goleador de serviço na competição, com três tiros.
De regresso ao desempenho das duas equipas na Liga Bwin, se bem que o FC Porto seja um dos líderes da tabela classificativa, com 41 pontos, o Benfica é que se destaca pelos números, individuais e coletivos, na prova, algo que entre as seis principais ligas da Europa só encontra paralelo em Inglaterra e na Alemanha.
No Campeonato Nacional, as águias detêm o melhor ataque, o melhor marcador e o melhor assistente da competição. Nesta altura da temporada, apenas o Liverpool e o FC Bayern acompanham o Glorioso neste registo.
Na Liga Bwin, o Benfica já apontou 46 golos (3,07 por jogo), e soma mais oito tentos do que o mais direto perseguidor neste item, o FC Porto, com 38 finalizações. O avançado Darwin, com 13 golos em 13 jogos disputados, lidera a lista dos melhores marcadores, sendo que o uruguaio está a atravessar um ótimo momento de forma, com 18 remates certeiros em 23 partidas em todas as competições. "É o meu melhor momento individual", considerou o camisola 9 das águias na entrevista rápida após o jogo com o Marítimo.
Também Rafa tem estado em plano de destaque em 2021/22. Com 13 assistências – o melhor registo de sempre na carreira –, o veloz atacante é o rei das assistências na Liga Bwin e entre as seis principais ligas do Velho Continente, dado que precisou apenas de 14 jogos para atingir esta marca.
Em Inglaterra mora o Liverpool, comandado por Jürgen Klopp. Possui o ataque mais concretizador da Premier League, com 50 golos (2,78 por encontro), e tem em Salah o "abono de família", com 15 golos (melhor marcador da prova) e nove assistências (o melhor neste capítulo). Na Bundesliga, o FC Bayern dita as regras do jogo. É o líder da classificação e é também a equipa com mais golos marcados: 56 (4,31 por desafio). Além disso, tem o goleador da competição, Lewandowski, com 19 tentos, bem como o melhor assistente, Thomas Müller, com 13, mas com pior média do que Rafa, pois precisou de 17 partidas para atingir o mesmo número de assistências do 27 das águias.
Olhando, ainda, para a estatística dos futebolistas destas três equipas em relação à influência direta em golos – finalizações e passes para golo –, verificamos que Rafa só é ultrapassado pelo egípcio Salah (Liverpool), que teve influência direta em 23 dos 50 tentos dos reds. O atacante benfiquista já participou em 20 golos das águias – 13 assistências e sete golos –, registo que tem paralelo no FC Bayern, através de Lewandowski, mas o ponta de lança polaco jogou mais partidas: 17.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024