Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Inês Simas, uma das nove estreantes na equipa feminina de futebol na época em curso com trajeto na Formação, revela ao Site Oficial como as pulsações dispararam aquando do primeiro jogo e do primeiro golo nas seniores, projetando também aspirações...
12 janeiro 2022, 15h11
Inês Simas
No dia 5 de janeiro deste ano, frente ao Clube de Albergaria, na 2.ª mão dos quartos de final da Taça da Liga, no Estádio da Tapadinha, Inês Simas pisou o relvado para ir a jogo na reta final do desafio. Um turbilhão de emoções, instantes que guardará para toda a vida, tal como aqueles que viveu aquando do primeiro golo na alta-roda, no dia 9 de janeiro, diante do Atlético, a contar para a Taça de Portugal.
Na época em curso, são já nove as estreantes com trajeto na Formação: Inês Simas (16 anos), Marta Salvador (17 anos), Daniela Areia Santos (17 anos), Matilde Silva (17 anos), Joana Silva (16 anos), Maria Malta (18 anos) – as seis da Equipa B –, Carolina Correia (19 anos), Madalina Tatar (19 anos) e Adriana Rocha (18 anos) – as três após empréstimo ao Damaiense.
Estes nomes espelham e reforçam a estratégia de aproveitamento no patamar sénior de atletas preparadas no Benfica ou cujo processo formativo foi concluído no Clube. Em 2020/21, por exemplo, debutaram na Equipa A Amélia Silva (iniciou a corrente época já no plantel sénior), Érica Ventura, Beatriz Nogueira, Deise Timas, Sara Teixeira e Catarina Martinho (estas cinco continuam no plantel B). Antes destas, Andreia Faria, Carolina Vilão, Francisca Nazareth, Ana Seiça e Beatriz Cameirão (as cinco são opções regulares nas seniores), Lara Pintassilgo e Daniela Santos (estiveram emprestadas ao Damaiense na época passada) fizeram o seu caminho com um oceano de expectativas e ambições no horizonte, o mesmo que motiva a jovem Inês Simas, como a própria confessou em declarações exclusivas ao Site Oficial...
O momento de se estrear pela equipa principal chegou na 2.ª mão dos quartos de final da Taça da Liga 2021/22. Como é que se sentiu?
Era o objetivo que tinha desde que vim para o Benfica. Sou natural de Lagoa [Ilha de São Miguel, nos Açores], e quando vimos de tão longe para Lisboa só pode ser por querermos muito e acreditarmos que podemos chegar ao topo. Estava um pouco nervosa, mas será um dia inesquecível na minha vida.
O que tem aprendido nos treinos com as seniores?
É fantástico treinar com jogadoras de elite, dá-nos mais velocidade e intensidade. Aprendemos sempre algo mais nestes treinos da equipa principal, porque estamos com futebolistas que já estão a um nível muito alto e que têm imensa experiência. A verdade é que somos ainda muito jovens e devemos aproveitar para aprender e crescer.
"A Formação do Benfica dá-nos todas as condições para crescermos como jogadoras. Quero muito evoluir o meu futebol aqui e poder um dia ser opção em todos os jogos da equipa A"
Inês Simas
Já se imagina a jogar na Liga dos Campeões pelo Benfica daqui a alguns anos?
É um sonho chegar à equipa A do Benfica, obviamente. Quero muito evoluir o meu futebol aqui e poder um dia ser opção em todos os jogos. A Champions é o topo de ambições de qualquer jovem, é a competição que está sempre na cabeça de todas nós. Sei que tenho um longo caminho pela frente, mas quero muito, sim, e sonho estar um dia com o Benfica na Liga dos Campeões.
Por falar em sonhos... Realizou um frente ao Atlético, para a Taça de Portugal, ao marcar o seu primeiro golo no segundo jogo pela equipa principal do Benfica?
Sem dúvida, seria difícil imaginar algo melhor. Tento viver um passo de cada vez e controlar as minhas emoções. Eu e algumas das colegas da Equipa B estamos conscientes de que temos tido oportunidades que poucas têm. A melhor forma de reagir é continuarmos a trabalhar, dia a dia, para melhorar, corrigir o que for preciso e fazer por merecer mais minutos. A Formação do Benfica dá-nos todas as condições para crescermos como jogadoras.
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade e Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024