Futebol feminino

12 janeiro 2022, 15h11

Inês Simas

Tem apenas 16 anos, é média, já se estreou pela equipa feminina de futebol do Benfica e, vincando a capacidade patenteada nos minutos de competição que lhe foram proporcionados, marcou o primeiro golo ao segundo jogo. Inês Simas, internacional Sub-17 portuguesa, é um dos rostos do talento emergente da Formação do Clube.

No dia 5 de janeiro deste ano, frente ao Clube de Albergaria, na 2.ª mão dos quartos de final da Taça da Liga, no Estádio da Tapadinha, Inês Simas pisou o relvado para ir a jogo na reta final do desafio. Um turbilhão de emoções, instantes que guardará para toda a vida, tal como aqueles que viveu aquando do primeiro golo na alta-roda, no dia 9 de janeiro, diante do Atlético, a contar para a Taça de Portugal.

Na época em curso, são já nove as estreantes com trajeto na Formação: Inês Simas (16 anos), Marta Salvador (17 anos), Daniela Areia Santos (17 anos), Matilde Silva (17 anos), Joana Silva (16 anos), Maria Malta (18 anos) – as seis da Equipa B –, Carolina Correia (19 anos), Madalina Tatar (19 anos) e Adriana Rocha (18 anos) – as três após empréstimo ao Damaiense.

Inês Simas

Estes nomes espelham e reforçam a estratégia de aproveitamento no patamar sénior de atletas preparadas no Benfica ou cujo processo formativo foi concluído no Clube. Em 2020/21, por exemplo, debutaram na Equipa A Amélia Silva (iniciou a corrente época já no plantel sénior), Érica Ventura, Beatriz Nogueira, Deise Timas, Sara Teixeira e Catarina Martinho (estas cinco continuam no plantel B). Antes destas, Andreia Faria, Carolina Vilão, Francisca Nazareth, Ana Seiça e Beatriz Cameirão (as cinco são opções regulares nas seniores), Lara Pintassilgo e Daniela Santos (estiveram emprestadas ao Damaiense na época passada) fizeram o seu caminho com um oceano de expectativas e ambições no horizonte, o mesmo que motiva a jovem Inês Simas, como a própria confessou em declarações exclusivas ao Site Oficial...

Inês Simas

O momento de se estrear pela equipa principal chegou na 2.ª mão dos quartos de final da Taça da Liga 2021/22. Como é que se sentiu?

Era o objetivo que tinha desde que vim para o Benfica. Sou natural de Lagoa [Ilha de São Miguel, nos Açores], e quando vimos de tão longe para Lisboa só pode ser por querermos muito e acreditarmos que podemos chegar ao topo. Estava um pouco nervosa, mas será um dia inesquecível na minha vida.

O que tem aprendido nos treinos com as seniores?

É fantástico treinar com jogadoras de elite, dá-nos mais velocidade e intensidade. Aprendemos sempre algo mais nestes treinos da equipa principal, porque estamos com futebolistas que já estão a um nível muito alto e que têm imensa experiência. A verdade é que somos ainda muito jovens e devemos aproveitar para aprender e crescer.

Inês Simas

"A Formação do Benfica dá-nos todas as condições para crescermos como jogadoras. Quero muito evoluir o meu futebol aqui e poder um dia ser opção em todos os jogos da equipa A"

Inês Simas

Já se imagina a jogar na Liga dos Campeões pelo Benfica daqui a alguns anos?

É um sonho chegar à equipa A do Benfica, obviamente. Quero muito evoluir o meu futebol aqui e poder um dia ser opção em todos os jogos. A Champions é o topo de ambições de qualquer jovem, é a competição que está sempre na cabeça de todas nós. Sei que tenho um longo caminho pela frente, mas quero muito, sim, e sonho estar um dia com o Benfica na Liga dos Campeões.

Por falar em sonhos... Realizou um frente ao Atlético, para a Taça de Portugal, ao marcar o seu primeiro golo no segundo jogo pela equipa principal do Benfica?

Sem dúvida, seria difícil imaginar algo melhor. Tento viver um passo de cada vez e controlar as minhas emoções. Eu e algumas das colegas da Equipa B estamos conscientes de que temos tido oportunidades que poucas têm. A melhor forma de reagir é continuarmos a trabalhar, dia a dia, para melhorar, corrigir o que for preciso e fazer por merecer mais minutos. A Formação do Benfica dá-nos todas as condições para crescermos como jogadoras.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade e Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de janeiro de 2022

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar