Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Tondela por 1-3, nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, em jogo da 21.ª jornada da Liga Bwin.
07 fevereiro 2022, 21h04
Jogadores do Benfica festejaram três golos e a conquista de três pontos em Tondela
Foram três as mudanças promovidas pelo técnico Nélson Veríssimo na equipa titular face à derrota na última jornada da Liga, no Estádio da Luz, frente ao Gil Vicente (1-2), com uma delas a apresentar maior impacto na forma de jogar das águias, privadas de João Mário, devido à infeção de COVID-19.
Darwin, regressado após ter estado ao serviço da seleção do Uruguai, surgiu na frente de ataque, num alinhamento tático que oscilou entre o 4x3x3 e o 4x4x2 por força da ação móvel de Gonçalo Ramos, que ocupou as zonas entre a linha defensiva e média dos oponentes. Valentino ocupou o lado direito da defensiva e Rafa ficou com o lado direito do ataque a seu cargo.
O Tondela, intenso e agressivo nos primeiros minutos nos momentos de pressão, fez duas aproximações perigosas à área de Odysseas logo no primeiro minuto. No entanto, a reação encarnada, aos 3', surgiu do pé direito de Darwin, que, frente a Trigueira, isolado por Gonçalo Ramos, na área, permitiu a defesa do guardião. Weigl, no minuto seguinte, de cabeça, a canto da esquerda e ao primeiro poste, atirou por cima.
O Benfica procurou chegar à baliza de Trigueira com maior frequência, mas as marcações apertadas elevaram o jogo para uma dimensão física correspondida pelos comandados de Nélson Veríssimo. Javier Avilés disparou de longe por cima, aos 19', e no minuto seguinte o Tondela viu um golo ser-lhe, e bem, anulado por posição irregular no início da jogada de Salvador Agra.
A classe de Everton, aos 23', começou a desbloquear o jogo. Excelente passe de Grimaldo em posição central para o internacional brasileiro, que, partindo da esquerda para o centro e dentro da área, rematou rasteiro entre as pernas de Trigueira, à saída deste, para o primeiro golo do jogo (0-1).
Paulo Bernardo, aos 27', de pé esquerdo, perto da pequena área, numa bola perdida, finalizou fraco para as mãos de Trigueira, perdendo uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem encarnada.
Boselli, num momento em que o Benfica estava por cima no encontro e mais pressionante, aproveitou para, aos 31', após um passe deficiente de Weigl, rematar longe do alvo. No mesmo minuto mais um momento de categoria de Everton. O camisola 7 das águias derivou para o centro do terreno, vindo da esquerda, e rematou colocado, com Trigueira, graças a uma palmada, a desviar para a barra da sua baliza. Que grande defesa a outro grande remate!
Um extraordinário disparo foi o que se viu aos 34'. Darwin foi o seu autor. O goleador da Liga recebeu um passe de Everton na esquerda, puxou para o centro e lançou uma bomba para o fundo das redes do guarda-redes beirão. Estava feito o 0-2.
O mesmo Darwin, aos 38', na cobrança de um livre direto em zona frontal, colocou a bola com força no poste direito de Trigueira. Grimaldo, aos 39', de pé direito, na área do Tondela, finalizou mal e o Tondela deu um sinal de perigo aos 45'+2', quando Salvador Agra, na área encarnada, rematou ao lado, valendo a pressão de Valentino no momento da ação.
Filme do jogo
Na segunda parte, o Tondela procurou nos primeiros minutos encurtar a distância no marcador, subindo linhas, mas o Benfica dissipou quaisquer dúvidas aos 53'. Uma excelente jogada de ataque em posse das águias resultou no 0-3 de Gonçalo Ramos. Otamendi fez um passe longo para a subida de Grimaldo, este endossou em Everton, que, em zona frontal, deixou o 88 em posição de finalizar, algo que fez com categoria, após ultrapassar a ação de um defensor contrário.
Rafa, aos 55', com um remate por cima e Paulo Bernardo, aos 58', atirando à figura de Trigueira, ameaçaram o quarto do Benfica. Já com Diogo Gonçalves no lugar de Everton, Gonçalo Ramos, aos 65', juntou-se ao lote de perdulários, não conseguindo, após excelente passe de Darwin, no coração da área, bater Trigueira. A bola saiu muito por cima!
A expulsão de Neto Borges, por acumulação de cartões amarelos, pelo pisão em Darwin, aos 65', levou a uma diminuição do ritmo do jogo por parte das duas equipas. Nélson Veríssimo colocou ainda Meïte e Taarabt nos lugares dos muito aplaudidos Paulo Bernardo e Darwin, aos 72', bem como Nemanja e Henrique Araújo nos postos de Rafa e Gonçalo Ramos, isto aos 81'.
Grimaldo, aos 82', rematou com perigo ao lado e aos 88' o Tondela reduziu a diferença no marcador. Eduardo Quaresma aproveitou uma bola defendida por instinto de Odysseas, após um pontapé de canto, para, em cima da linha de baliza, encostar para o 1-3. Aos 90'+4' Otamendi ainda ameaçou o quarto golo, mas as contas estavam fechadas com os três pontos conquistados pelo Benfica. A primeira de 14 respostas no Campeonato está dada, faltam 13!
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de julho de 2022