Futebol

07 fevereiro 2022, 21h04

Jogadores do Benfica festejaram três golos e a conquista de três pontos em Tondela

O Benfica respondeu com assertividade na deslocação ao terreno do Tondela, nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, vencendo de forma clara por 1-3, em jogo da 21.ª jornada da Liga Bwin. Everton, Darwin e Gonçalo Ramos marcaram os golos das águias.

Foram três as mudanças promovidas pelo técnico Nélson Veríssimo na equipa titular face à derrota na última jornada da Liga, no Estádio da Luz, frente ao Gil Vicente (1-2), com uma delas a apresentar maior impacto na forma de jogar das águias, privadas de João Mário, devido à infeção de COVID-19.

Darwin, regressado após ter estado ao serviço da seleção do Uruguai, surgiu na frente de ataque, num alinhamento tático que oscilou entre o 4x3x3 e o 4x4x2 por força da ação móvel de Gonçalo Ramos, que ocupou as zonas entre a linha defensiva e média dos oponentes. Valentino ocupou o lado direito da defensiva e Rafa ficou com o lado direito do ataque a seu cargo.

Rafa

O Tondela, intenso e agressivo nos primeiros minutos nos momentos de pressão, fez duas aproximações perigosas à área de Odysseas logo no primeiro minuto. No entanto, a reação encarnada, aos 3', surgiu do pé direito de Darwin, que, frente a Trigueira, isolado por Gonçalo Ramos, na área, permitiu a defesa do guardião. Weigl, no minuto seguinte, de cabeça, a canto da esquerda e ao primeiro poste, atirou por cima.

O Benfica procurou chegar à baliza de Trigueira com maior frequência, mas as marcações apertadas elevaram o jogo para uma dimensão física correspondida pelos comandados de Nélson Veríssimo. Javier Avilés disparou de longe por cima, aos 19', e no minuto seguinte o Tondela viu um golo ser-lhe, e bem, anulado por posição irregular no início da jogada de Salvador Agra.

Tondela-Benfica 21.ª jornada Liga Bwin

A classe de Everton, aos 23', começou a desbloquear o jogo. Excelente passe de Grimaldo em posição central para o internacional brasileiro, que, partindo da esquerda para o centro e dentro da área, rematou rasteiro entre as pernas de Trigueira, à saída deste, para o primeiro golo do jogo (0-1).

Paulo Bernardo, aos 27', de pé esquerdo, perto da pequena área, numa bola perdida, finalizou fraco para as mãos de Trigueira, perdendo uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem encarnada.

Boselli, num momento em que o Benfica estava por cima no encontro e mais pressionante, aproveitou para, aos 31', após um passe deficiente de Weigl, rematar longe do alvo. No mesmo minuto mais um momento de categoria de Everton. O camisola 7 das águias derivou para o centro do terreno, vindo da esquerda, e rematou colocado, com Trigueira, graças a uma palmada, a desviar para a barra da sua baliza. Que grande defesa a outro grande remate!

Tondela-Benfica 21.ª jornada Liga Bwin

Um extraordinário disparo foi o que se viu aos 34'. Darwin foi o seu autor. O goleador da Liga recebeu um passe de Everton na esquerda, puxou para o centro e lançou uma bomba para o fundo das redes do guarda-redes beirão. Estava feito o 0-2.

O mesmo Darwin, aos 38', na cobrança de um livre direto em zona frontal, colocou a bola com força no poste direito de Trigueira. Grimaldo, aos 39', de pé direito, na área do Tondela, finalizou mal e o Tondela deu um sinal de perigo aos 45'+2', quando Salvador Agra, na área encarnada, rematou ao lado, valendo a pressão de Valentino no momento da ação.

Tondela-Benfica 21.ª jornada Liga Bwin

Filme do jogo

Ver mais ›

Na segunda parte, o Tondela procurou nos primeiros minutos encurtar a distância no marcador, subindo linhas, mas o Benfica dissipou quaisquer dúvidas aos 53'. Uma excelente jogada de ataque em posse das águias resultou no 0-3 de Gonçalo Ramos. Otamendi fez um passe longo para a subida de Grimaldo, este endossou em Everton, que, em zona frontal, deixou o 88 em posição de finalizar, algo que fez com categoria, após ultrapassar a ação de um defensor contrário.

Tondela-Benfica 21.ª jornada Liga Bwin

Rafa, aos 55', com um remate por cima e Paulo Bernardo, aos 58', atirando à figura de Trigueira, ameaçaram o quarto do Benfica. Já com Diogo Gonçalves no lugar de Everton, Gonçalo Ramos, aos 65', juntou-se ao lote de perdulários, não conseguindo, após excelente passe de Darwin, no coração da área, bater Trigueira. A bola saiu muito por cima!

A expulsão de Neto Borges, por acumulação de cartões amarelos, pelo pisão em Darwin, aos 65', levou a uma diminuição do ritmo do jogo por parte das duas equipas. Nélson Veríssimo colocou ainda Meïte e Taarabt nos lugares dos muito aplaudidos Paulo Bernardo e Darwin, aos 72', bem como Nemanja e Henrique Araújo nos postos de Rafa e Gonçalo Ramos, isto aos 81'.

Tondela-Benfica 21.ª jornada Liga Bwin

Grimaldo, aos 82', rematou com perigo ao lado e aos 88' o Tondela reduziu a diferença no marcador. Eduardo Quaresma aproveitou uma bola defendida por instinto de Odysseas, após um pontapé de canto, para, em cima da linha de baliza, encostar para o 1-3. Aos 90'+4' Otamendi ainda ameaçou o quarto golo, mas as contas estavam fechadas com os três pontos conquistados pelo Benfica. A primeira de 14 respostas no Campeonato está dada, faltam 13!

Sugestões de Presentes para o Dia dos Namorados.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de julho de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar