Triatlo

31 maio 2022, 10h29

Rafaela Cananó Silva

A atleta do Benfica Rafaela Cananó Silva sagrou-se campeã nacional de Juniores de triatlo no domingo, 29 de maio, na 35.ª edição do Triatlo de Oeiras, prova que contou simultaneamente para o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint e Campeonato Nacional de Triatlo de Juniores. Pedro Carvalho foi vice-campeão nacional, Gabriel Santos 3.º classificado e Cassilda Carvalho venceu a prova de apuramento internacional.

Rafaela Cananó Silva e Beatriz Pinto Jesus foram as representantes do Benfica no setor feminino, tendo a primeira seguido no grupo da liderança durante toda a prova, conseguindo no final o seu primeiro título nacional de Juniores no segmento de atletismo, com a 5.ª posição absoluta. Já Beatriz Pinto lutou pelo pódio do escalão, terminando, porém, na 4.ª posição.

Triatlo

No setor masculino, Alexandre Nobre lutava pelo título absoluto, mas, num segmento de natação inflacionado relativamente aos 750 metros previstos, não conseguiu integrar o grupo da liderança, terminando na 5.ª posição absoluta. Também em recuperação desde a saída da natação esteve António Barata, que realizou uma excelente prova e alcançou a sua melhor classificação de sempre em campeonatos nacionais de elite, com a 8.ª posição.

Triatlo

Os atletas juniores do Benfica, Gabriel Santos e Diogo Tomé, seguiam com Tomás Felício (Oeiras) na discussão do título nacional atribuído nesta prova, mas seria Pedro Carvalho, vindo do grupo detrás, a ameaçar alcançar o título, que acabou por sorrir a Felício (por quatro segundos). Gabriel Santos alcançou a medalha de bronze e Diogo Tomé a 6.ª posição.

Triatlo

No Campeonato Nacional de Grupos de Idade, destaque para o 2.º lugar de Miguel Neves e Leonor Fazendeiro, bem como para o 3.º lugar de Afonso Fazendeiro, todos no escalão de 16-17 anos. Ainda neste Campeonato, Bernardo Dionísio fez a sua estreia, com uma excelente prova, liderando o segmento de natação e alcançando depois a 6.ª posição no grupo etário dos 20 a 24 anos, escalão em que João Menino foi 7.º classificado. Afonso Ferreira alcançou também a 6.ª posição no escalão 16-17 anos.

Triatlo

Oeiras foi igualmente palco da Prova de Apuramento Internacional, em que os atletas de cadetes disputaram o acesso às próximas provas internacionais do seu escalão. Cassilda Carvalho esteve mais uma vez em destaque com uma vitória em contrarrelógio a solo, ganhando assim acesso à sua 2.ª internacionalização, que será desta feita em Tiszjaúváros, na Hungria. Luísa Miranda foi 12.ª e Tiago Margarido 17.º classificado.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 31 de maio de 2022

Patrocinador Benfica Olímpico


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar