Futebol

30 setembro 2022, 09h15

Rafa

André André

O Benfica, líder da Liga Bwin à entrada na 8.ª jornada, tem pela frente o Vitória SC em encontro agendado para este sábado, 1 de outubro, às 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

De regresso à competição, após o interregno para os compromissos das seleções nacionais, as águias defrontam um conjunto vimaranense que ocupa a 9.ª posição da Liga Bwin, com 10 pontos, em resultado de três vitórias, um empate e três derrotas.

É um confronto carregado de tradição, não fosse este o 179.º jogo oficial entre as duas equipas, isto englobando todas as provas. Os encarnados têm a seu favor um saldo de 124 vitórias (70%) e registaram 29 empates (16%), sendo que fora de portas venceram 50 jogos (57%) e empataram 18 (18%).

Gonçalo Ramos

Equipa do Benfica lidera na posse de bola e nos passes, sendo também a que mais cruzamentos fez nas primeiras sete jornadas do Campeonato

Antes do primeiro jogo oficial da temporada frente aos húngaros do Puskás Akadémia FC, na 2.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Conferência, o Vitória SC promoveu uma alteração no comando técnico da equipa, com Moreno a render Pepa.

Em 2022/23, o Benfica conta por vitórias os 13 jogos oficiais realizados, lidera a classificação da Liga Bwin, com sete triunfos em outras tantas jornadas (21 pontos), é o segundo melhor ataque com 19 golos apontados (2,71 por jogo) e apresenta a melhor defesa da competição com três golos sofridos (a par do Casa Pia).

Benfica-Marítimo

Os comandados de Roger Schmidt venceram os 13 jogos disputados na presente temporada e são os que menos remates permitem entre as equipas das 10 Ligas com melhor ranking da UEFA

Os jogadores treinados por Roger Schmidt, que na última ronda do Campeonato superaram o Marítimo por 5-0, têm apresentado registos impressionantes em alguns aspetos. O Benfica é o líder das 10 Ligas com melhor ranking da UEFA com maior posse de bola e a equipa que menos remates concede entre todas as formações das referidas competições, isto envolvendo as provas da época em disputa até ao momento.

Benfica-Marítimo

Olhando apenas para os dados da Liga Bwin 2022/23, com base na recolha da plataforma Wyscout, verificamos que o Benfica é a formação que mais cruzamentos efetuou (168 contra 93 do caso dos vimaranenses), a segunda que mais remates consumou (128 contra 81) e a que mais cantos teve a seu favor (64), enquanto o Vitória é a equipa que mais cartões viu (31) e a terceira com mais faltas cometidas (106). Como vimos, na posse de bola os encarnados impõem-se (média de 68,1% por jogo), tendo ainda o maior número de passes na prova (4610).

Recuando até à última jornada, em que o Vitória empatou 2-2 na deslocação a Arouca, o técnico Moreno apresentou uma formação alinhada em 3x4x3 com o seguinte onze: Bruno Varela, André Amaro, Ibrahima Bamba, Villanueva, Zé Carlos, André André, Tiago Silva, Hélder Sá, Rúben Lameiras, Nélson da Luz e Anderson Oliveira.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Site do Vitória SC
Última atualização: 30 de setembro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar