Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Vizela, por 1-2, em encontro dos quartos de final da Taça de Portugal. Arthur Cabral e João Mário marcaram os golos das águias.
09 fevereiro 2024, 01h20
Festejo dos jogadores do Benfica
Roger Schmidt promoveu três mudanças no onze face à equipa que alinhou de início no duelo frente ao Gil Vicente, referente à 20.ª jornada da Liga Betclic, em que as águias venceram por 3-0. Álvaro Carreras estreou-se como titular, no lugar de Morato, no lado esquerdo da defesa, Kökcü entrou para o meio-campo, por troca com Florentino, e João Mário apareceu à esquerda do ataque, posição da qual Aursnes recuou para a direita da defesa, em detrimento de Bah.
O ritmo dos encarnados cedo começou a fazer estragos na defensiva dos minhotos, como se viu aos 3', quando Rafa escapou pela esquerda e finalizou na área, com perigo para a baliza de Ruberto. A bola saiu rente ao poste direito...
O mesmo Rafa, aos 9', caiu na grande área vizelense na sequência de uma disputa de bola com o guardião italiano, num lance muito rápido. No entanto, o árbitro Hélder Carvalho mandou seguir, considerando não ter sido faltosa a ação de Ruberto.
O Benfica carregava e o Vizela tinha dificuldades em sair para o ataque. Aos 13', os comandados de Roger Schmidt tiveram duas oportunidades claras para inaugurar o marcador. Primeiro, o cruzamento de Rafa, na esquerda, para o segundo poste, levou a que João Mário cabeceasse com perigo na direção de Arthur Cabral, mas o goleador brasileiro não conseguiu desviar a bola para as redes contrárias. Depois, na sequência da bola aliviada por Jota Gonçalves, Kökcü disparou, fora da área, para uma defesa apertada de Ruberto.
O Vizela respondeu com um remate perigoso de Domingos Quina, aos 16', com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza do Benfica. Porém, os sinais de maior perigo continuavam a surgir nas imediações da baliza dos minhotos, que, aos 25', viram João Mário rematar em boa posição dentro da área. A bola saiu ao lado da baliza...
Aos 34' surgiu, com justiça, o golo do Benfica. E por Arthur Cabral, que marca há três jogos consecutivos. O lance começou com a recuperação da bola por parte de João Mário, após a pressão de Arthur Cabral sobre Domingos Quina à entrada da área dos encarnados. O camisola 20 conduziu a bola rumo ao meio-campo contrário e abriu na esquerda para Rafa, este derivou para o meio e serviu Arthur Cabral na zona entre a marca de grande penalidade e o limite da área. O camisola 9, após um domínio de bola orientado, atirou colocado para o fundo da baliza (0-1), apontando o 8.º golo na temporada 2023/24.
Aos 37', novamente Arthur Cabral como sinónimo de perigo. Após uma jogada coletiva de enorme qualidade, com o último passe de Rafa, de calcanhar, o avançado foi tocado na área por Anderson, sem que o árbitro do encontro considerasse infração passível de grande penalidade. Até ao intervalo, as águias mantiveram a pressão sobre o último reduto dos vizelenses, mas o resultado não sofreu alterações.
Filme do jogo
Com 57% de posse de bola no final da primeira metade, o Benfica avançou para a etapa complementar com o objetivo claro de chegar ao segundo golo e encontrar maior conforto no marcador. Ainda que os primeiros minutos tenham sido de domínio territorial expressivo, com algumas ameaças, as águias só conseguiram o seu desiderato aos 65'.
Aursnes recebeu o passe de Di María, após a combinação deste com Kökcü, no lado direito do ataque, avançou pelo corredor e cruzou tenso. A bola atravessou a área do Vizela, Arthur Cabral, em frente à baliza, não conseguiu a emenda e João Mário, ao segundo poste, "matou-a" no peito e finalizou de pé esquerdo, cruzado, levando o esférico ainda a bater no ferro mais distante (0-2).
Quando o desempenho das equipas sugeria que o Benfica ampliasse a vantagem, verificou-se precisamente o contrário. Na sequência de um remate cruzado de Diogo Nascimento fora da área, a bola foi ao encontro do desvio de Petrov, que conseguiu assim reduzir o marcador para a diferença mínima (1-2).
O Benfica voltou a carregar, sentindo precisamente que o resultado era escasso para a produção apresentada, e aos 76' foi Morato – entrara, a par de Marcos Leonardo, seis minutos antes – que esteve próximo de marcar. Excelente o cruzamento de Di María, a partir da direita, para o segundo poste, onde o defensor brasileiro desviou a bola para fora, esbarrando ele no ferro.
Aos 90', quando Aursnes e Kökcü já tinham dado os seus lugares a Bah e Florentino – precisamente no minuto 84 –, Di María recebeu a bola no lado esquerdo e, na área, disparou forte para excelente defesa de Ruberto. Foi o último lance de grande perigo junto das balizas.
O Benfica venceu e garantiu a presença na meia-final da Taça de Portugal, onde irá encontrar o Sporting, a duas mãos. O 1.º duelo será no Estádio José Alvalade, entre 27 e 29 de fevereiro, enquanto o 2.º terá o Estádio da Luz como palco, entre 2 e 4 de abril.
As águias voltam a jogar no Minho neste domingo, 11 de fevereiro, às 20h30, frente ao Vitória SC, em encontro referente à 21.ª jornada da Liga Betclic.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024