Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na Madeira, o Benfica venceu o Nacional, por 0-2, nesta quinta-feira, 19 de dezembro, um jogo em atraso referente à 8.ª jornada da Liga Betclic. Di María bisou e já leva 11 golos na temporada 2024/25.
19 dezembro 2024, 21h34
Festejo dos jogadores do Benfica
Com um lançamento lateral favorável ao Nacional, junto à grande área do Benfica, foi retomado ao final da tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro, o encontro suspenso em 6 de outubro – por falta de visibilidade devido ao nevoeiro –, e o Glorioso apresentou o mesmo onze de então: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Aursnes, Kökcü, Di María, Aktürkoğlu e Pavlidis.
A formação da casa mostrou-se um pouco afoita neste recomeço, mas uma finalização por parte de Luís Esteves, aos 10', foi o melhor que se viu entre os alvinegros, pois, a partir dali, vingou a qualidade de processos dos comandados de Bruno Lage, que acertaram as marcações e assumiram o controlo das operações. Aos 12' surgiu o primeiro lance prometedor no ataque do Benfica, com Pavlidis a cabecear com perigo, na área, para defesa apertada de Lucas França, após solicitação de Di María.
Explorando os flancos para apontar a mira às redes contrárias, como se viu aos 22' e 24', por Bah e Aktürkoğlu, coube precisamente ao internacional turco ser protagonista da primeira grande oportunidade de golo das águias no duelo, aos 29'. É certo que antes, aos 26', o camisola 17 cabeceou no coração da área por cima da barra, mas três minutos depois desse momento valeu o instinto de Lucas França a impedir o festejo dos encarnados. Cruzamento rasteiro de Kökcü a partir da direita para a entrada da pequena área, zona onde Pavlidis recebeu, rodou e serviu Aktürkoğlu, que atirou em zona frontal para uma intervenção do guardião brasileiro.
Lucas França voltou a exibir-se perante a excelência do cabeceamento de Otamendi, aos 36', após o cruzamento de pé direito que saiu do lado esquerdo do ataque por parte de Kokcü: a bola foi defendida sobre a linha de baliza.
Em cima do intervalo, aos 45'+3', Aktürkoğlu obrigou Lucas França a uma nova grande defesa. O extremo encarnado aproveitou a bola intercetada por um defesa, após remate de Di María, para atirar colocado... O guarda-redes do Nacional, com a ponta dos dedos, desviou o esférico da sua baliza.
Filme do jogo
No arranque da etapa complementar, a pressão do Benfica sobre o último reduto dos alvinegros acentuou-se e o cruzamento perigoso, aos 47', de Aursnes, dentro da área, deu trabalho a Lucas França. Este, no entanto, ficou pregado ao relvado quando viu o tiro de Kökcü, fora da grande área e a uns 30 metros do alvo, levar a bola a embater com estrondo na barra, isto aos 50'.
O Benfica carregou, encostou as linhas e acantonou o Nacional na sua área. Foi precisamente numa ação de insistência do ataque encarnado pela esquerda que surgiu a grande penalidade desbloqueadora do marcador. Di María rematou cruzado para a zona da pequena área e, antes de a bola chegar a Pavlidis, Ulisses Garcia cortou-a com o braço direito. O árbitro Gustavo Correia assinalou prontamente a infração aos 57'.
Di María, na cobrança da grande penalidade, bateu a bola para o lado direito, enquanto Lucas França voou para a esquerda (0-1). Viu-se um pouco de justiça no marcador aos 59'.
Em vantagem, o Benfica manteve a postura e procurou controlar as operações sem sobressaltos, algo que conseguiu sem mácula. Aos 68', um poderoso cabeceamento, na área, de Otamendi levou a bola a ser desviada para a linha de fundo, quando se dirigia para a baliza do Nacional.
Aos 74', as redes dos insulares voltariam a dançar com um golo do Benfica. Bah cruzou a partir do lado direito, Gustavo Garcia cortou de forma atabalhoada e o esférico ficou dividido entre Ulisses Rocha e Amdouni – entrou aos 73' para o lugar de Pavlidis. O internacional suíço das águias ganhou na dividida e assistiu Di María. Este atirou, a bola ainda raspou num defesa e acabou no canto inferior direito da baliza de Lucas França (0-2), naquele que foi o 11.º golo do camisola 11 na temporada 2024/25 – o 6.º na Liga Betclic.
Já com Beste e Barreiro nos lugares de Aktürkoğlu e Aursnes, o Benfica voltou a estar perto de mais um golo aos 83'. Cruzamento teleguiado de Di María a partir do lado direito para o cabeceamento colocado de Barreiro. Lucas França voou e conseguiu desviar a bola para a barra da sua baliza, impedindo o 0-3.
Rollheiser e Schjelderup ainda foram a jogo, nos lugares de Kökcü e de Di María, e as águias mantinham o controlo total dos acontecimentos.
O Benfica volta a jogar na segunda-feira, 23 de dezembro, às 18h45, no Estádio da Luz, frente ao Estoril, em partida referente à 15.ª jornada da Liga Betlic.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 19 de dezembro de 2024