Futebol feminino

15 maio 2025, 18h01

Catarina Amado

Catarina Amado com o vice-presidente Fernando Tavares

HIGHLIGHTS

Catarina Amado renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica até 2027. Pentacampeã nacional, a defesa da equipa feminina de futebol quer "continuar a ganhar títulos" pelo Clube.

"Para mim, é um sentimento único, pois, aqui, sou das atletas mais antigas deste projeto. Têm sido anos incríveis, de muito crescimento. Isso tem-me deixado orgulhosa, não só de mim mesma, mas também do investimento que o Benfica fez no futebol feminino", reagiu a internacional portuguesa, após a assinatura do contrato, em declarações aos meios SLB.

Iniciada a sua caminhada de águia ao peito em 2019/20 – há 6 temporadas –, Catarina Amado é uma das jogadoras que alinharam de águia ao peito nos 5 títulos que constituem o Pentacampeonato recentemente conquistado, a par de Lúcia Alves, Pauleta, Carole Costa, Christy Ucheibe, Andreia Faria e Nycole Raysla.

Catarina Amado

"Também me deixa orgulhosa o facto de pertencer a este histórico que o Benfica fez e ser uma das pentacampeãs. Daqui para a frente, o que podem esperar é a mesma ambição, a mesma mentalidade. A mentalidade benfiquista de entrar em campo para ganhar. No que depender de nós e dos objetivos propostos para as épocas que se avizinham, é essa mentalidade benfiquista", asseverou.

Na presente temporada, em que o Benfica celebrou o Pentacampeonato e a Taça da Liga, tendo, ainda, a final da Taça de Portugal para disputar no sábado, 17 de maio, a futebolista participou em 36 jogos oficiais e apontou 1 golo.

As metas individuais para este novo ciclo são claras: "Fazer uma boa caminhada na Champions League e continuar a ganhar títulos pelo Benfica."

"Para além de atleta, eu sou adepta benfiquista, e os adeptos vivem de vitórias. Sei o que é estar do outro lado, por isso, no que depender de mim e do que puder fazer com a equipa, é ter a mentalidade benfiquista e entrar em campo para ganhar", afirmou.

Catarina Amado

Frescos na sua memória, como se tivessem ocorrido ontem, Catarina Amado destacou os momentos mais especiais que viveu no Clube.

"Na Champions League, um momento muito pessoal, em que fiz o 1-2 com o BK Häcken [na 4.ª jornada do Grupo D, em 2021/22], e que decidiu a nossa passagem. Ganhar a Taça de Portugal [em 2023/24], que era um sonho que eu tinha desde que me inseri no futebol feminino. Consegui concretizá-lo", revelou.

Numa caminhada que tem sido percorrida lado a lado com os Benfiquistas, a pentacampeã deixou-lhes uma mensagem: "O apoio dos adeptos tem sido fundamental ao longo destes anos, e quero, desde já, apelar para que continuem a apoiar-nos nas próximas épocas, porque fazem a diferença na época e nos jogos."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 15 de maio de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas