Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
30 julho 2025, 15h58
Bruno Lage
Antes de iniciar a conferência de imprensa, Bruno Lage fez questão de abordar as saídas de Lourenço Coelho (Diretor-Geral para o futebol), Ricardo Lemos (Diretor de Comunicação para o Futebol Profissional), e as entradas de Mário Branco (Diretor-Geral para o futebol), Simão Sabrosa (Diretor Técnico para o Futebol Profissional) e de Gonçalo Guimarães (Diretor de imprensa).
"Primeiro, excelente entrada do Gonçalo [Guimarães], mas, antes de falar do Gonçalo – acho que era oportuno e antes do Fredrik [Aursnes] falar –, falar do Ricardo Lemos. Foi um grande companheiro que aqui esteve. Enquanto profissional vocês conhecem-no, enquanto ser humano ele dá-se pouco a conhecer, e só poucos é que o conhecem, e eu tive a oportunidade de o conhecer. Desde já, foi um enorme prazer trabalhar com ele e desejar-lhe as melhores felicidades. Assim como, desejar-lhe as melhores felicidades ao Gonçalo [Guimarães] neste posto. Já sabe que este é um posto de guerreiros, e está pronto para a guerra. Aproveitar também para enviar um abraço ao doutor Lourenço [Coelho]. Nós já éramos conhecidos e amigos, mas, realmente, trabalhar diariamente com ele foi, realmente, um privilégio. Pude confirmar tudo aquilo que diziam sobre ele. E, nesse sentido, também dar as boas-vindas ao novo diretor, Mário Branco. Também nestas duas, três semanas, tem sido incansável para nos ligarmos o mais rápido possível, e para fazermos um trabalho muito bom ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Também, claro, aproveitar e dar as boas-vindas também ao Simão Sabrosa. Como visto, as respostas sobre o mercado foram dadas, já falei de saídas e de entradas", começou por afirmar.
Tendo em conta a pré-época atípica com poucos jogos, e se calhar pegando no que sentiu com o jogo da Eusébio Cup, pergunto-lhe em que momento é que sente a equipa. Como é que está a equipa?
O momento é fácil de explicar. Nós temos, com o dia de hoje, 14 dias de trabalho, dois jogos de treino, no entanto, temos um jogo com um adversário muito competente. É um troféu que queremos vencer, mas, neste momento, também o nosso maior adversário é o tempo, ou a falta dele. A falta de tempo para descansar de uma época longa e de um Mundial, a falta de tempo para fazer uma pré-época ideal, mas isso não vai servir de desculpa aqui dentro, vai ser sim... é mais um adversário que nós temos de vencer.
Já venceu uma Supertaça ao Sporting, por 5-0 [2019]. Perguntar se esse jogo serve de inspiração e se, por aí, essa inspiração vai passar por Florentino a titular, uma vez que é o único que resta dessa equipa?
É verdade... é o Tino [Florentino]. O mais importante é nós olharmos para o futuro, e queremos vencer o primeiro troféu da época.
Pergunto diretamente se está desiludido por não ter [João] Félix, satisfeito por não ter Gyökeres no outro lado e descontente por ter Fábio Veríssimo como árbitro.
Olhe, boa entrada. Primeira pergunta, sobre o jogador [João Félix], vocês sabem que eu conheço muito bem o jogador, mas ele não está connosco, por isso, se querem que eu fale do João, têm de me perguntar sobre o João Rego e sobre o João Veloso. E o Félix que eu vou falar é sobre o Nuno [Nuno Félix]. É um atleta em que acreditamos muito, tínhamos muitas e temos muitas expectativas sobre ele, mas foi com imensa pena que o perdemos por lesão. Relativamente à arbitragem, aquilo que eu quero e acho que é o mais importante... acho que é o maior elogio que se poderá a fazer ao árbitro Fábio Veríssimo, é que no final do jogo se falem dos verdadeiros artistas que são os jogadores. Depois, nós estamos mais preocupados com aquilo que controlamos. Temos 14 dias de trabalho, estamos à procura daquilo que é a melhor forma, a dinâmica com os novos jogadores, para jogar com a qualidade que eu sinto que esta equipa pode jogar.
Esqueceu-se de Gyökeres...
É isso, nós preocupamo-nos mais com aquilo que controlamos.
"A falta de tempo para descansar de uma época longa e de um Mundial, a falta de tempo para fazer uma pré-época ideal, mas isso não vai servir de desculpa aqui dentro, vai ser sim... é mais um adversário que nós temos de vencer"
Bruno Lage
A temporada passada acabou com alguma tensão entre Benfica e Sporting, até porque disputaram os dois títulos até ao fim, com comunicados de parte a parte, farpas lançadas uns aos outros. Eu gostava de lhe perguntar se, em vésperas da Supertaça, este comunicado que o Benfica fez ontem [29 de julho] sobre [o árbitro] Fábio Veríssimo, se era necessário ou se se podia evitar aqui alguma tensão em vésperas de iniciar a nova temporada?
Vou repetir aquilo que acabei de dizer que o mais importante, e que o elogio para amanhã para o árbitro Fábio Veríssimo, seja falar do jogo, falar dos jogadores, falar dos verdadeiros artistas. Isso é que é o mais importante. É a arbitragem de amanhã e é o futuro.
A pergunta que lhe faço tem a ver com a equipa e também com os reforços. Vamos esperar um Benfica, da sua parte, diferente em relação à temporada passada, até por algumas das características dos jogadores que têm vindo a ser contratados? É uma mudança daquilo que quer para as ideias desta temporada em comparação com a época passada?
Nós estamos sempre à procura da construção e da evolução de algo. Nós falámos ao longo do ano que sentíamos que havia momentos do jogo em que tínhamos de evoluir e que esses momentos do jogo não evoluíam apenas com treino. Tínhamos de fazer algo mais para fazer essa evolução no momento do jogo que nós queríamos. Uma, vocês já fizeram a pergunta, ao Fredrik [Aursnes], sobre a agressividade. A outra foi o tema, durante o ano, o controlo do jogo com bola. Acho que já demos, principalmente na primeira parte [frente ao Fenerbahçe]... demos mostra daquilo que esta equipa pode crescer nesse momento. É o nosso maior adversário, é nós, entre os jogos... receber todos os jogadores, prepará-los da melhor forma e ir ao encontro da forma de jogar que eu acredito que esta equipa pode jogar.
Pegando também nesta ideia da forma como quer que o Benfica jogue, e sabemos que não haverá João Félix, há Ivanovic, é outro grande investimento do Benfica, está a pensar em apostar num 4-4-2 e, eventualmente, atribuir a Ivanovic um papel que, noutros tempos, foi de João Félix, consigo na primeira passagem?
Olhe, sobre o Ivanovic é um jogador que conheço muito bem, mas ainda não é jogador do Benfica. Muito mais importante do que o desenho que possamos ter em campo – e aqui a questão que vocês fizeram muito bem ao Fredrik, porque o Fredrik desempenha várias posições, mas, por vezes, desempenha várias posições com funções semelhantes – é nós irmos todos ao encontro uns dos outros, das minhas ideias e daquilo que são as características dos jogadores e das funções que eles possam ter no onze. E isso, neste momento, nós estamos a construir o plantel para termos aquilo que eu acredito sempre: ter competitividade interna, que é muito importante, termos várias soluções para, a todo momento – e vocês verificaram isso na época passada – independentemente do sistema, nós sermos assertivos na estratégia. Passá-la, de uma forma bem clara, para os nossos jogadores, e eles poderem desempenhar em campo da melhor maneira.
"Que o elogio para amanhã para o árbitro Fábio Veríssimo, seja falar do jogo, falar dos jogadores, falar dos verdadeiros artistas"
Acha que vai conseguir blindar o balneário neste ambiente de politiquices? Ou será que é refém do Presidente Rui Costa, ou o Presidente Rui Costa refém de si? Já agora, se pondera amanhã [quinta-feira, 31 de julho] apresentar-se em campo sem os jogadores da equipa principal, como forma de protesto pelo não adiamento da data da Supertaça?
Eu tenho plena consciência dos tempos que aí vêm, e até em jeito de brincadeira posso-lhe dizer que sei muito bem qual vai ser o "estado do relvado" nos próximos jogos. Como falei o ano passado, vou tentar não entrar no ato político, mas há uma linha que eu vou traçar desde já. Independentemente de quem seja, se houver algum ataque aos meus jogadores e à minha equipa, eu não vou deixar passar essa linha. Por isso, quem quer que seja que ataque o treinador, não tem problema, faz parte do trabalho, faz parte de estar aqui e servir o Sport Lisboa e Benfica. No entanto, qualquer ataque, independentemente de quem seja, que chegue à equipa, que chegue aos jogadores, vão ter de levar comigo.
E sobre o adiamento da Supertaça? Se pode apresentar uma equipa sem jogadores da equipa principal como forma de protesto...
Sobre a data do jogo, a única coisa que me preocupa é a saúde dos nossos jogadores, e isso preocupa-me desde a primeira hora, e nós nestas duas primeiras semanas, infelizmente, já perdemos dois jogadores por lesão. É difícil para mim, enquanto treinador, olhar para um miúdo como é o Nuno Félix, e ter de lhe dizer que tem uma lesão prolongada e que não vai jogar pelo Benfica, quando trabalhou quase toda a sua juventude para aqui chegar. Também é difícil para nós chegarmos perto do Bruma, que chega novamente a um patamar de excelência na sua carreira, com 30 anos, e dizer que vai ter de adiar este sonho de ajudar a equipa, como ajudou no ano passado. Mas pronto, eu sou treinador do Benfica, os homens que eu lidero são os jogadores do Benfica, por isso, onde quer que seja, a hora, o local, nós vamos jogar e vamos jogar para ganhar.
Queria-lhe perguntar se acha que amanhã, muito mais do que jogar a Supertaça, neste arranque de temporada, se vai estar a jogar o futuro do Benfica nas próximas eleições?
Não. Vamos jogar um jogo de futebol.
"Eu sou treinador do Benfica, os homens que eu lidero são os jogadores do Benfica, por isso, onde quer que seja, a hora, o local, nós vamos jogar e vamos jogar para ganhar"
Kökcü acabou por sair neste mercado, depois também da confusão consigo no Mundial de Clubes. Pergunto-lhe se esta saída era inevitável? E já agora também tinha falado em mudanças que eram necessárias fazer no Benfica, pergunto-lhe se já tem algumas dessas mudanças feitas.
A minha intenção era falar de mercado, e aproveito a sua questão, no final. Começo a adiar perguntas logo na primeira [conferência de imprensa], mas quando terminar o mercado aqui estarei para responder a todas as perguntas. No entanto, não posso também deixar de dar alguma matéria para vocês trabalharem sobre o assunto, e perceberem que o nosso mercado tem em linha de conta estes seguintes pontos: primeiro, jogadores lesionados; segundo, jogadores em final de contrato e em final de empréstimo, jogadores vendidos e o reforço da equipa. Por isso, é sobre estes quatro pontos que estamos a fazer o nosso mercado. Sobre o Kökcü, tivemos uma excelente relação, como disse, surgiu uma oportunidade boa para o Clube e boa para ele, manifestou vontade de sair, saiu, e nós tivemos de encontrar um jogador que o pudesse substituir.
"Será mais um bom exemplo dos nossos adeptos estarem presentes e ajudarem no jogo e a vencer o troféu"
Terminou a época a nível nacional a jogar com o Sporting, entretanto o Sporting já teve vários jogos de preparação. O que viu no rival que mudou e que pode dificultar a tarefa do Benfica, especialmente aqui a nível tático, há algumas dúvidas, como é que o Sporting de Rui Borges se vai apresentar amanhã, o que o Bruno Lage espera?
Espera um adversário muito competente, uma equipa técnica competente, um adversário competente, com excelentes jogadores, mas, neste momento, o nosso maior adversário é o tempo e é esse tempo que nós vamos ter de vencer.
Só para terminar, que tipo de ambiente é que espera, sobretudo após aquilo que se viveu no sábado [26 de julho] no Estádio da Luz, na Eusebio Cup. Agora, claro que é um jogo diferente, um campo neutro, que tipo de ambiente é que espera?
Um jogo de grandes emoções e claro, o apoio dos nossos adeptos. Foi incansável o apoio dos nossos adeptos ao longo da época, no Mundial de Clubes estiveram presentes, fizeram-se ouvir, apoiaram-nos e uma vez mais, em casa, no jogo da Eusebio Cup, foi realmente um ambiente fantástico. Onde nós tivemos a oportunidade de colocar em campo todos os jogadores que têm estado ao nosso serviço, por isso acredito que amanhã será mais um bom exemplo dos nossos adeptos estarem presentes e ajudarem no jogo e a vencer o troféu.