SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº283 | 09 MAR 2020

Editorial

Contas históricas


Foi publicado, na passada sexta-feira, o Relatório e Contas da Benfica, SAD relativo ao primeiro semestre da presente temporada. Trata-se do melhor desempenho financeiro de sempre, com um lucro de 104,2 milhões de euros.

Além do impressionante resultado positivo, há que salientar a subida dos capitais próprios para um patamar, pela primeira vez, acima dos 200 milhões de euros (223,4), e também a superação inédita da barreira dos 600 milhões de euros no que respeita ao ativo (608,7).

Este resultado extraordinariamente positivo não surpreende, dada a alienação do passe de João Félix por 126 milhões de euros, o que permitiu encaixar o montante (120 M€) da cláusula de rescisão do atleta.

Convém, por isso e desde logo, destacar que a Benfica, SAD voltou a apresentar resultados operacionais, sem direitos de atletas, positivos. Este facto é particularmente relevante por mensurar a atividade da sociedade sem a influência das vendas e amortizações de passes de atletas, permitindo assim aferir acerca da sua viabilidade económica-financeira (nomeadamente tendo em conta que, se deduzidos os resultados financeiros, mantém-se positivo).

Numa ótica de gestão, a alienação do passe de João Félix foi encarada, conforme descrito no relatório, “como um facto extraordinário, que não deve ser acompanhado por um significativo incremento dos gastos operacionais ou pela criação de compromissos futuros que não são sustentáveis para a realidade económica em Portugal”. E não poderia sê-lo de outra forma, sob pena de, no futuro, hipotecar-se a sustentabilidade financeira da Benfica, SAD.

Assim, faz sentido que o montante recebido seja utilizado para resolver questões estruturantes como a melhoria das infraestruturas desportivas, a redução da dívida financeira contratualizada e, também, os investimentos na aquisição de atletas, onde se inclui o almejado aumento da capacidade de retenção de talento. Pretende-se, sem comprometimento do futuro de médio e longo prazo, aumentar a solidez da sociedade.

Esta tem sido a estratégia prosseguida na gestão da Benfica, SAD ao longo dos últimos anos, apostando paralela e continuamente na competitividade da equipa de futebol, alcançando resultados desportivos importantes.

No âmbito da solidez financeira, há dois indicadores que merecem ser salientados: fair-play financeiro da UEFA e dívida líquida.

Relativamente ao fair-play financeiro instituído pela UEFA, a Benfica, SAD tem cumprido escrupulosamente os critérios definidos. De destacar o rácio entre gastos com pessoal vs receitas operacionais, utilizado para avaliar a eficiência operacional e a viabilidade futura dos clubes ou SAD. A Benfica, SAD apresentou um rácio de 46%, cinco pontos percentuais abaixo do apresentado no primeiro semestre do exercício transato e a grande distância do limite imposto pela UEFA (70%).

Quanto à dívida líquida, o desempenho no primeiro semestre de 2019/20 acompanhou a tendência de redução verificada nos últimos exercícios, situando-se agora em 45,8 milhões de euros apenas. Desde o final da época 2015/16, este indicador decresceu 189,5 milhões de euros, ou seja, é agora somente 19,5% do que era no final dessa época.

Uma última nota para o passivo, o qual cresceu cerca de 20,7 milhões de euros, refletindo o investimento no plantel. Totaliza agora 385 milhões de euros, mas note-se que quase um terço desse montante (112,5M€) não exige qualquer contrapartida financeira, pois é relativo à cedência parcial e sem recurso de créditos futuros relativos ao contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva, utilizadas para a reestruturação do passivo. Esta rubrica do passivo decrescerá paulatinamente com a realização dos jogos da equipa principal na Liga NOS.

Perante todos estes dados, é com enorme otimismo e ambição que encaramos o futuro, desejando que continuemos a conquistar cada vez mais títulos desportivos. #PeloBenfica

P.S.1: Somos hexadecacampeões Sub-23 de atletismo em pista coberta. São já 16 títulos nacionais consecutivos para o Benfica. Notável!

P.S.2: Parabéns também aos nossos antigos atletas Salvio e Lisandro por se terem sagrado campeões argentinos ao serviço do Boca Juniors.

noticia

UM HINO À MODALIDADE E IMPRÓPRIO PARA CARDÍACOS

Um golo a um segundo do apito final deu a vitória ao Benfica, por 4-3.

HÓQUEI EM PATINS FEMININO

ler mais

noticia

HENRIQUE PEREIRA FOI SELO DE QUALIDADE PARA A LIDERANÇA ISOLADA!

O Benfica derrotou Rio Ave na 4.ª jornada (2.ª fase) do Campeonato Nacional de Juniores.

FUTEBOL

ler mais

noticia

TRIUNFO INQUESTIONÁVEL FECHA 2.ª FASE DO CAMPEONATO

O líder Benfica venceu o Vitória de Setúbal (4-0) e segue agora para 3.ª Fase de Apuramento do Campeão de Juvenis.

FUTEBOL

ler mais

noticia

MISSÃO CUMPRIDA... SEGUE-SE O PLAY-OFF DE ACESSO!

Benfica goleou, terminou em 2.º lugar a 2.ª fase e vai ter de discutir por um lugar na fase final do Campeonato.

FUTEBOL

ler mais

noticia

BENFICA É HEXADECACAMPEÃO!

Os encarnados vencem há 16 anos, ou seja, venceram todas as competições desde a sua existência.

ATLETISMO

ler mais

noticia

SL BENFICA-FC PORTO: VENDA DE BILHETES

Jogo da 20.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins.

HÓQUEI EM PATINS

ler mais

noticia

GOALKEEPING CONFERENCE: HUGO OLIVEIRA COMPLETA QUADRO DE ORADORES

Primeira edição do evento realiza-se no Auditório do Museu Benfica – Cosme Damião no dia 23 de março.

FUTEBOL

ler mais

noticia

BENFICA-FONTE BASTARDO: VENDA DE BILHETES

Desafio da 25.ª jornada do Campeonato Nacional de Voleibol.

VOLEIBOL

ler mais

noticia

BENFICA-MAIA BASKET: VENDA DE BILHETES

Jogo referente à 23.ª jornada da Liga Placard de Basquetebol.

BASQUETEBOL

ler mais

Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº282 | 06 MAR 2020 | TODOS A SETÚBAL
Edição nº281 | 05 FEV 2020 | FORÇA DA UNIÃO
Edição nº280 | 04 MAR 2020 | GALA COSME DAMIÃO
Edição nº279 | 03 MAR 2020 | NERVOS DE AÇO
Edição nº278 | 02 MAR 2020 | 12 FINAIS (MAIS UMA)
Edição nº277 | 28 FEV 2020 | 116 ANOS
Edição nº276 | 27 FEV 2020 | NOITE EUROPEIA
Edição nº275 | 26 FEV 2020 | BENFICA ESPORTS
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar