Clube

08 fevereiro 2018, 17h35

Nené

Nené festeja um dos muitos golos, em um de tantos dérbis jogados

Assinalaram-se na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, os 51 anos da chegada de Nené ao Clube. Um ano e meio nos Juniores, um Campeonato Nacional conquistado… e os Seniores vieram de seguida, mas já lá vamos! 

Nené 

É uma vida, uma história de 51 anos, uma história de amor, pincelada com toques de magia de um avançado - o sete mais veloz - que em pequenino sonhava ser jogador de futebol ou artista da Belas Artes. Conseguiu-o! Foi um autêntico pintor de classe - tanta classe! - nos relvados nacionais e internacionais! Rápido, esguio, elegante em tudo o que fazia, era um fabricante de golos, a marcar ou a assistir, com paletes de tons ainda hoje únicos.

Tamagnini Manuel Gomes Batista, Nené, é ainda hoje o jogador do SL Benfica com mais jogos no Clube e o 2.º melhor marcador depois de Eusébio. E as marcas únicas não ficam por aqui…

Como sénior, são 18 temporadas de águia ao peito (1968/69 a 1985/86), 802 jogos e 473 golos (entre partidas oficiais e amigáveis), 86 vezes capitão… e 27 títulos oficiais: 10 Campeonatos Nacionais, 7 Taças de Portugal, 2 Supertaças e 8 Taças de Honra de Lisboa. Números esclarecedores de uma história que ficará eternizada na própria História do Clube.

Nené foi 66 vezes internacional A, marcou 22 golos e, durante uma década, de forma consecutiva, foi o jogador mais internacional na Seleção lusa.

Os recordes são para ser batidos. Portanto, não me admira nada que venha alguém atrás de mim e consiga ter mais jogos do que eu. É normal! Se houver um grande atleta do Benfica - porque só pode ser mesmo um grande atleta - que consiga fazer as mesmas épocas que eu fiz no Clube, é possível que consiga também um palmarés invejável”, explicou Nené aos microfones da BTV.

“Costumo dizer que que o primeiro amor da minha vida é o Benfica! A minha mulher não se zanga comigo porque conheci-a depois [risos]. E foi com esse amor que consegui transportar ao longo de todos estes anos aquilo que me dá prazer fazer. Jogador, treinador de Futebol, depois dirigente desportivo, e agora diretor na Formação do Clube”, disse, emocionado, e com aquele brilhozinho nos olhos próprio de quem sabe o que é a Mística, a glória encarnada nascida a 20 de novembro de 1949 em Leça da Palmeira.

Nené

Ora, contas feitas, são 68 anos de vida, uma vida que pauta por uma forma de estar especial, com Nené a manter os mesmos hábitos saudáveis de quando era jogador. Corre três vezes por semana no Monsanto, corridas nunca inferiores a uma hora por dia, continua a beber só água, come regradamente peixe e carne de aves… e mantém aquele sorriso, aquela simpatia e educação que só quem está de bem e grato com a vida exalta.

Voltando ao primeiro amor da sua vida e olhando para trás…

“Nunca pensaria numa coisa destas! Sou benfiquista desde pequeno, quando era pequeno o meu sonho era ser jogador de futebol ou artista das Belas Artes. Acho que consegui! Consegui ser mais artista no campo do que na pintura. Uma carreira conseguida com muito trabalho!”, revelou um Nené novamente emocionado ao recordar os 51 anos ao serviço do Glorioso.

A fechar, um olhar sobre o Clube, a sua Formação e os elogios ao “presidente que tem proporcionado tudo isto”.

“Não há dúvida que temos de dar o merecido destaque a Luís Filipe Vieira. É um presidente que tem proporcionado tudo isto, ter uma Formação forte, ter uma Formação com os melhores atletas, para depois, ao fim de 6,7 ou 8 anos, chegarem à equipa principal, como por exemplo acontece atualmente com o Rúben Dias. Um dos segredos será esse! O Benfica, ao longo das épocas, tem sempre atletas formados no Clube. Julgo que esta é a melhor forma. Continuar a apostar na Formação pode render muito ao Benfica”, concluiu Nené.

Texto: Sónia Antunes

Fotos: SL Benfica 

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol