Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Da estreia em Arouca ao golo em Santa Maria da Feira distam meia centena de partidas de águia ao peito. O camisola 27 chega aos 50 encontros em excelente forma e destaca a união do grupo como um dos segredos para o sucesso.
23 março 2018, 19h20
50 jogos de Rafa
“É bom. Quer dizer que já consegui atingir este número. Quero mais! Quero atingir mais, o dobro para já, e vou continuar a trabalhar para que assim seja”, começou por referir, em declarações à BTV.
Na reta final do mercado de verão de 2016/17, o internacional português deixava o SC Braga e rumava mais a Sul para representar as águias. A estreia deu-se em Arouca a 9 de setembro. Foi titular, mas uma lesão tirou-o da partida aos 62’. Ao longo destes minutos foi dos que mais mexeram com o jogo através da velocidade e ao explorar a profundidade. Criou dificuldades ao adversário e sentiu-se como peixe dentro de água.
“Lembro-me que me lesionei. Ganhámos um jogo difícil. Foi uma estreia com muitas emoções e um jogo muito bom da nossa parte”, recordou, acrescentando: “Joguei eu e o [Gonçalo] Guedes na frente.”
Regressou pouco mais de dois meses depois, no Estádio da Luz, diante do Marítimo. “Lesionei-me dois meses ou mais, mas conseguimos o objetivo que foi o título. O individual não tem sentido se não atingirmos os objetivos coletivos”, frisou Rafa. Foi trilhando o seu caminho até ao primeiro golo. E que golo! Diante do Tondela, na 18.ª jornada da Liga NOS 2016/17, Rafa recebeu a bola nas costas da defesa contrária e desferiu um chapéu indefensável a Cláudio Ramos. Era o 3-0 na altura (o jogo terminou em 4-0).
“Foi o primeiro! Acho que foi considerado o melhor golo desse mês. O que me deixou mais contente foi o facto de ter sido o meu primeiro golo pelo Benfica e por ter sido no Estádio da Luz”, considerou.
“É difícil dizer. Pensei fazê-lo e fi-lo, mas não estava à espera que saísse uma coisa destas. Foi um golo muito bom”, admitiu ainda Rafa.
Esse primeiro golo levou o grupo a exaltar pelo sucesso de Rafa pela estreia a marcar de águia ao peito. O futebolista enalteceu o espírito de grupo latente nas águias.
Rafa ia sendo aposta de Rui Vitória nas várias competições em que o Benfica estava inserido e o jogo 25 surgiu na Taça de Portugal. A 5 de abril, a Luz recebeu a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. Empate a três bolas e as águias voavam para a final de uma prova que viriam a conquistar no Jamor. O camisola 27 foi titular.
“Os jogos são todos bastante difíceis. Não vamos ter jogos fáceis, muito menos nas taças. Conseguimos o que queríamos, que era passar”, disse.
A época 2017/18 é a segunda do internacional português no Clube, estando Rafa a mostrar a sua melhor versão aos Benfiquistas. Rui Vitória dissera que o cavalo passa a porta de todos; seria preciso os jogadores saberem montá-lo. Pois bem, Rafa está a mostrar-se um especialista equestre. A 3 de fevereiro, com o Rio Ave, Salvio lesiona-se e o 27 entra para o seu lugar. Nessa partida assistiu Raúl para o 5-1 final. Estava dado o mote para o que se seguiria…
Desde aí foi sempre titular, tem rubricado exibições em crescendo e participa no resultado com assistências e golos. Primeiro em Paços de Ferreira… “A nível coletivo foi um golo importante. Na minha opinião estávamos a fazer um grande jogo, a criar oportunidades, mas não estávamos a marcar. O Jonas fez dois golos e o meu foi o terceiro e tranquilizou.”
“O que tenho tatuado no braço é sobre a minha família, as pessoas que estão comigo e que me apoiam. Agradeço muito a família que tenho, os meus pais, irmãos e a minha namorada. Não chegaria aqui sem nenhum deles”, disse Rafa ao explicar a razão do beijo à tatuagem na hora do festejo.
Quem também marcou em Paços de Ferreira foi Jonas, considerado o Melhor Jogador na Gala do Benfica, e que fez questão de levar todo o plantel ao palco na hora de receber o galardão.
“Não estava à espera. Ele já tinha dito, mas não acreditei. É um gesto bonito e mostra a qualidade do grupo e que ele sabe que, por muita qualidade que tenha, sem um grupo forte e sem companheiros que o ajudem não se consegue fazer grande coisa. Como grande jogador que é, sabe a importância”, revelou.
O último golo foi frente ao Feirense, partida que assinalou os 50 jogos de Sport Lisboa e Benfica.
“Foi uma casa que me lançou, pela qual tenho muito respeito. Tenho muito orgulho em ter jogado lá e foi especial rever pessoas especiais na minha vida”, realçou.
No momento dos festejos do golo de Rafa em Santa Maria da Feira, Luisão foi dos mais efusivos. O 27 das águias sabe porquê. "Aqui, não vejo ninguém a olhar para o seu umbigo. O Luisão agora não tem estado a jogar tanto, mas continua com a equipa como se estivesse lá dentro. Isso é que é importante. Sabemos que, estando a jogar ou não, importante é o objetivo coletivo, que é sermos Penta. Não foi um golo do Rafa ou do Raúl; foi um golo do Benfica", explicou.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024