14 de fevereiro de 2019, 09h00

Liga Europa: raio-X do Galatasaray

Futebol

O adversário do Benfica nos 16 avos de final da prova está em 2.º lugar no campeonato, mas chega a este jogo motivado pelos bons resultados: seis vitórias em sete partidas.

O Benfica vai enfrentar o Galatasaray, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O desafio tem lugar no Ali Sami Yen Spor Kompleksi, em Istambul, quinta-feira, às 17h55 portuguesas.

Atualmente na segunda posição da Liga turca, o opositor das águias soma 11 triunfos, seis empates e quatro desaires em 21 rondas. Marcou 41 golos (média inferior a 2 por jogo) e concedeu 23 (média superior a 1 por desafio). O Galatasaray, tal como o Benfica, transitou da Liga dos Campeões para a Liga Europa. Inseridos no Grupo D, os turcos só venceram um encontro na fase de grupos (3-0 ao Lokomotiv Moscovo).

O mercado de transferências de janeiro foi movimentado no clube. Houve várias saídas e algumas entradas e isso repercute-se no plantel inscrito na Liga Europa. Entre os que não transitaram da prova milionária estão: Ahmet Sem (guarda-redes); Maicon, Serdar Aziz, Mariano, Güney e Kabak (defesas); Akgün, Babacan, Recep Gül, Karnucu e Celil Yüksel (médios) e Garry Rodrigues, Derdiyok Ali Yavuz Kol (avançados). Por outro lado, entram nas contas da Liga Europa: Luyindama e Marcão (defesas) e Diagne (avançado).

No ano civil de 2019, o Galatasaray parece em grande forma. Realizou sete jogos, venceu seis e empatou um. Marcou 18 golos (2,57 por jogo) e sofreu apenas três (0,43 por partida). No último jogo antes da receção aos encarnados, triunfou por 3-1 diante do Trabzonspor. O treinador Fatih Terim fez alinhar a equipa em 4x3x3 com: Muslera; Linnes, Luyindama, Marcão, Nagatomo; Ryan Donk, Belhanda, N’Diaye; Feghouli, Onyekuru e Diagne.

Benfica Galatasaray

Top 5 marcadores (todas as provas)

JOGADOR GOLOS
Derdiyok 10
Onyekuru 9
Féghouli 4
Sinan Gümüs 4
Akgün 4

No onze-tipo, com os mais utilizados da época, estão alguns nomes que já não constam no plantel, como são Maicon ou Garry Rodrigues. Também montado em 4x3x3, apresenta-se com: Muslera; Mariano, Maicon, Kabak e Linnes; Fernando, Ryan Donk, N’Diaye; Onyekuru, Garry Rodrigues e Sinan Gümüs. Curioso, o facto de o melhor marcador, o húngaro Derdiyok não aparecer entre os inscritos na prova europeia ou constar no onze mais utilizado.

Raio-X Galatasaray

Top 5 assistentes (todas as provas)

JOGADOR ASSISTÊNCIAS
Belhanda 5
Mariano 4
N'Diaye 3
Akgün 3
Fernando 3

Outra ausência de peso na manobra da equipa será Mariano. O lateral-direito brasileiro havia sido titular até se lesionar e não é opção na Liga Europa (não está inscrito). Com quatro assistências em todas as competições oficiais, Mariano poderia ser um perigo à solta no corredor direito turco. Quem também não está inscrito na prova da UEFA é Mitroglou. O avançado que já jogou de águia ao peito é um dos reforços do mercado de inverno do Galatasaray. O francês Belhanda domina o top das assistências.

Raio-X Galatasaray

Top 5 rematadores na Liga turca

JOGADOR REMATES
Diagne 64
Onyekuru 35
Sinan Gümüs 30
Garry Rodrigues 23
N'Diaye 23

O Galatasaray não é um conjunto muito rematador. Porém, no novo ano subiu – e muito – a média de golos marcados por jogo. Segundo o Wyscout, a formação de Istambul efetuou 270 remates na liga turca, com uma média de 12 por encontro. Só para se ter ideia, a média dos clubes do campeonato é de 245. O reforço Diagne é o mais profícuo na hora de atingir a baliza adversária.

Raio-X Galatasaray

Top 5 cruzamentos na Liga turca

JOGADOR CRUZAMENTOS
Mariano 84
Bayram 56
Nagatomo 42
Féghouli 42
Linnes 22

Cruzar para a área não é a opção mais utilizada pelos comandados por Fatih Terim durante um jogo. Apesar de utilizar todos os corredores, o Galatasaray prefere construir pelo miolo no último terço. No campeonato da Turquia conta com 332 cruzamentos tirados (a média da prova é 341), 14 por encontro e tem um acerto de 34%. O adversário do Benfica usa mais o flanco direito (195) do que o esquerdo (134) para cruzar, muito por culpa de Mariano, o rei dos cruzamentos na equipa (84). Bayram, Nagatomo, Féghouli e Linnes fecham a lista.

Mariano

Top 5 passadores na Liga turca

JOGADOR PASSES
Mariano 866
Fernando 767
Kabak 736
N'Diaye 667
Maicon 624

Com um futebol apoiado e que gosta de construir desde trás, o Galatasaray tem uma soma de passes muito acima da média do campeonato (9636 contra 8544 de média). Realiza 419 por cada 90 minutos e tem um acerto total de 85%. Com 151 passes verticais em média por desafio, os turcos apresentam uma eficácia de 76%. Registam, ainda, 182 passes laterais e 41 passes longos por partida.

Mariano também lidera este top, bem secundado por Fernando (767) ou N’Diaye (667); Kabak e Maicon estão na lista, mas já não se encontram em Istambul.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Facebook do Galatasaray

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar