15 de fevereiro de 2019, 14h41

"Uma máquina a acelerar"

Futebol

A primeira vitória de sempre do Benfica em solo turco fez eco na Imprensa internacional.

O dia 14 de fevereiro de 2019 fica marcado como aquele em que as águias conquistaram a primeira vitória de sempre na Turquia. O "L'Équipe", em França, escreve que o "Benfica se impôs no exterior", destacando a assistência "perfeita" de Rúben Dias para o golo do triunfo apontado por Seferovic no terreno do Galatasaray na 1.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Em Espanha, o "As" reitera a ideia, titulando a notícia da crónica de jogo com "Golos de Salvio e Seferovic aproximam Benfica dos oitavos". O "passo importante dado rumo aos oitavos de final da Liga Europa" é também a forma encontrada pelo "Mundo Deportivo" para assinalar o "resultado favorável fora de casa" do Benfica.

O diário desportivo espanhol, com sede em Barcelona, faz ainda alusão ao facto de as águias terem aguentado a reação caseira dos turcos e depois "aproveitado bem os espaços concedidos para recuperar a vantagem" no jogo.

Galatasaray-Benfica

O catalão "Sport" assinala que a eliminatória "está bem encaminhada" para o conjunto de Bruno Lage que se impôs ao Galatasaray num encontro que classifica de "vibrante". A execução do golo da vitória encarnada, apontado por Seferovic, é descrito como um momento com uma "conclusão de mestre".

E é viajando precisamente para o país natal de Seferovic que encontramos a reação do "Blick". "A saga continua! O suíço tornou a marcar e deu a vitória ao Benfica em Istambul", salientou aquela publicação. O jornal diário helvético destacou o percurso de Seferovic, com os dez golos apontados nos últimos dez jogos de águia ao peito a serem realçados como uma mais-valia para a equipa.

Galatasaray-Benfica

Da Suíça um saltinho até Itália, onde o "Corriere dello Sport" destaca também o triunfo fora de casa das águias, que terão agora de "defender o sucesso da primeira mão dentro de uma semana em Lisboa".

Viajando para fora do Velho Continente, mais propriamente para o Brasil, encontramos a análise do Lance. "Fora de casa, Benfica mostra força e vence Galatasaray pela Liga Europa", titula o jornal sediado no Rio de Janeiro, destacando a "fome de golos" das águias que, após a goleada por 10-0 no Campeonato luso, foram a Istambul "garantir um grande resultado para o jogo da segunda volta".

E se a Imprensa suíça destaca Seferovic, a argentina olha para Salvio, autor do golo que, na descrição do brasileiro "Lance", "balançou o barbante pela primeira vez" no Ali Sami Yen Sport Kompleksi.

Galatasaray-Benfica

O diário "Clarin" enaltece o golo de grande penalidade de Eduardo Salvio, valorizando ainda a prestação do compatriota Cervi. Para o jornal editado em Buenos Aires, os dois jogadores foram fundamentais para a vitória do Benfica em solo turco.

E é precisamente para aí que seguimos análise… De regresso ao Velho Continente, e olhando para a Comunicação Social turca, encontramos as abordagens do "Fanatik" e do site "TRT".

Galatasaray-Benfica

Este último (TRT) analisa o encontro, destaca vários lances-chave, concluindo que a "vitória da equipa lusa transforma o futuro percurso do Galatasaray num caminho difícil de percorrer"… A eliminatória está em risco, apesar do apoio das bancadas à formação da casa.

O "Fanatik", através de vários jornalistas, debita uma vasta análise ao desafio e a muitos dos seus momentos. No geral, na opinião do site turco, o Galatasaray não esteve no seu melhor, fruto de "uma máquina [Benfica] a acelerar de forma considerável", com "um futebol construído pelo seu enérgico e jovem coletivo". A eliminatória está em aberto, mas neste jogo o resultado foi "90 minutos de show do Benfica".

Texto: Sónia Antunes

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar