8 de abril de 2020, 16h00

FPF dá por concluídas as provas nacionais não-profissionais

Futebol

Decisão justificada por não estarem ainda reunidas as "condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança".

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu nesta quarta-feira um comunicado para anunciar que decidiu dar por concluídas todas as provas nacionais não-profissionais, devido ao quadro de pandemia de COVID-19 em que vivemos.  

No comunicado, difundido após uma reunião com as associações distritais e regionais para análise do impacto da pandemia no futebol sénior não-profissional, pode ler-se que a FPF entendeu que "não estão ainda reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança". 

Assim, todas as competições seniores não-profissionais, que se encontravam suspensas desde 13 de março, não terão vencedores. Ou seja, não serão atribuídos títulos, e também não haverá subidas nem descidas de divisão.

Por outro lado, a FPF irá comunicar, assim que possível, de que forma serão escolhidos os dois clubes do Campeonato de Portugal que irão aceder à II Liga (segundo escalão do futebol português), bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino.

Por motivos relacionados com a pandemia, no dia 27 de março, recorde-se, a FPF tornou pública outra decisão, a de cancelar todos os campeonatos de futebol e de futsal de formação da época 2019/20.

Bola Futsal

COMUNICADO NA ÍNTEGRA

"A FPF reuniu-se, esta quarta-feira, por teleconferência, com as associações distritais e regionais para análise do impacto da pandemia COVID-19 no futebol sénior não-profissional.

A FPF entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.

Por outro lado, vigora em Portugal o Estado de Emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação.

Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.

Assim, a Direção da FPF entendeu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas.

A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino.

A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/21."

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Arquivo / SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar