Futebol

19 abril 2021, 21h55

Vizela-Benfica B 2.ª Liga

Equipas de Benfica B e Vizela alinhadas

RESUMO DO JOGO

A tarefa era árdua, porém, é com estes desafios que os jogadores evoluem. O Benfica B entrou bem na partida, teve claras chances para colorir o resultado – Henrique Araújo esteve em evidência neste capítulo –, mas os pontos do duelo da 29.ª jornada da II Liga ficaram em Vizela. Triunfo dos visitados por 1-0.

Primeiros momentos de estudo e de encaixe no sistema tático do adversário. Algumas saídas rápidas que pecavam por não chegarem ao momento da finalização. Umaro Embaló, aos 4', arrancou a toda a velocidade, ganhou vários metros, mas não conseguiu desviar o esférico de Kiki. O lateral do Vizela manteve a calma, não foi à queima e colocou o pé no momento certo, acabando com o lance de perigo.

Aos 13' surgiu o primeiro remate perigoso da partida. Tavinho, de costas para baliza e no interior da área, recebeu a bola, segurou e atrasou. Cassiano, na passada, mirou a baliza de Svilar, porém, o disparo saiu centímetros acima da barra da baliza encarnada. No minuto seguinte ficou a pedir-se grande penalidade para o Benfica B. Henrique Araújo entrou na área, foi até perto da linha de fundo e cruzou atrasado. Gonçalo Ramos apareceu para o remate, mas, na dividida com Marcos Paulo, o avançado das águias acabou por cair. O árbitro da partida, Hugo Silva, mandou jogar. 

O Benfica B era quem construía mais lances. O Vizela mantinha as suas linhas mais retraídas e a águia aproveitava para manter a posse de bola durante mais tempo. Aos 18' houve bom trabalho de Umaro Embaló. O jogador encarnado controlou a bola em cima da linha lateral, levantou a cabeça e centrou com qualidade para o interior da área. Henrique Araújo antecipou-se ao adversário, desviou com o pé esquerdo e a bola passou muito perto do poste da baliza de Ivo. Tão perto que a redondinha acabou por bater na vareta que sustenta a tensão das redes. 

Benfica B-Vizela

A resposta dos vizelenses aconteceu aos 30' com uma boa jogada de envolvimento. A bola chegou à linha de fundo e pedia-se o cruzamento. Assim foi. Bola para o interior da área, Cassiano efetuou o primeiro cabeceamento, colocou o esférico na zona do segundo poste e, na sequência, mergulho de Tavinho para tentar concretizar. O cabeceamento não saiu com força e passou, lentamente, por cima da baliza de Svilar. Cinco minutos depois (35') o guardião encarnado voltou a ser colocado à prova. Marcos Paulo entrou na área e desferiu um remate cruzado e rasteiro. O guarda-redes belga aplicou-se e, com uma bela defesa, negou o golo.

As ameaças dos visitados continuavam e, aos 40', Kiki dispôs da melhor oportunidade da primeira parte. Jogada ao primeiro toque, bola a entrar no interior da área e, descaído para o lado esquerdo, o lateral não conseguiu capitalizar. Nota para o esforço e a recuperação de Gonçalo Ramos que recuou até à área defensiva para estorvar o remate. Ao intervalo: 0-0.

A formação do Vizela entrou melhor na segunda parte e chegou mesmo ao golo aos 48'. Kiko Bondoso acelerou pelo corredor direito, chegou perto da baliza, pensou no remate, mas Morato fechou bem os caminhos. Kiko improvisou, tocou de calcanhar e Raphael Guzzo apareceu para concluir o lance. Um remate forte de pé esquerdo que Svilar não conseguiu travar (1-0). 

Aos 52' o Benfica B podia ter chegado à igualdade. Samuel Pedro, descaído para o lado esquerdo, efetuou um bom cruzamento para o interior da área. Henrique Araújo correu para o sítio certo, demonstrou perícia no ataque à bola e ficou próximo do golo. Mais uma vez o esférico passou muito perto do poste, desta feita o esquerdo. O Vizela mantinha-se alerta e, apesar da vantagem, não abdicava de uma pressão constante ao portador da bola. Exemplo disso foi a recuperação do esférico após um mau passe de Morato. A redondinha sobrou para Cassiano, mas, isolado e cara a cara com o guardião encarnado, não conseguiu concretizar. Tanto quis desviar a bola do guarda-redes que acabou por colocá-la pela linha de fundo.

Benfica B-Vizela

A primeira mexida no xadrez tático encarnado aconteceu aos 63'. Samuel Pedro cedeu o seu lugar a Tiago Gouveia, mas, seis minutos depois (69'), Frimpong também saiu do jogo. Rafael Rodrigues entrou para a sua posição. Os comandados de Nélson Veríssimo lutavam contra a experiência de um dos candidatos à subida de divisão, todavia, não chegavam tantas vezes perto das zonas de finalização. A renovada asa esquerda começava a carburar e uma das suas jogadas culminou numa falta, à entrada da área, sobre Gonçalo Ramos. Chamado a converter, Rafael Rodrigues, aos 76', rematou à baliza, mas a bola saiu muito por cima e não assustou Ivo.

Aos 85', e após uma boa arrancada, Morato colocou o esférico para zona avançada. Henrique Araújo lutou, tentou chegar ao lance, mas a redondinha acabou por se encaminhar para a zona de Gonçalo Ramos, que não a conseguiu rececionar. Matheus antecipou-se e fez falta sobre o avançado. O camisola 88 tirou as medidas, respirou fundo, mas o remate saiu ligeiramente por cima da barra. Para os minutos finais, o técnico encarnado decidiu "abanar" o jogo, fazendo três substituições de uma assentada. Rafael Brito, Martim Neto e Luís Lopes entraram para os lugares de Diogo Mendes, David Tavares e Henrique Araújo

Era o esforço final! Jogava-se mais com o coração do que com a cabeça, mas as águias continuavam a privilegiar o futebol apoiado ao invés do jogo direto e do "bombardeamento" para o interior da área contrária. O conjunto visitado mantinha-se agarrado à bola, quanto podia, e consequentemente aos pontos. Resultado final: 1-0.

No encontro da próxima jornada (30.ª), aprazada para o dia 26 de abril, às 15h30, o Benfica B recebe o Penafiel.

Nélson Veríssimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Sabíamos que vínhamos jogar contra uma excelente equipa. Na minha opinião é o principal candidato a subir de divisão. Tem feito um percurso muito bom com qualidade coletiva e individual. Separo o jogo em duas partes. Na primeira parte conseguimos dividir muitos momentos do jogo com o Vizela, onde criámos ocasiões para fazer golo. Foi uma boa primeira parte. Na segunda parte sofremos o golo muito cedo e, obviamente, pela qualidade que o Vizela tem e pela gestão que foi feita, criaram-nos dificuldades em alguns momentos. Falei com os jogadores, ao longo da semana, sobre esta deslocação ao reduto de um dos candidatos à subida de divisão. Dividir o jogo como dividimos deixa-nos satisfeitos, mas o resultado não é aquele que queríamos levar."

Diogo Mendes (médio do Benfica B): "Foi um jogo muito competitivo com duas equipas muito fortes. Viemos mostrar todo o nosso trabalho, a nossa união e força. Correspondemos bem diante de uma equipa que está no segundo lugar e luta para subir de divisão. Vamos pensar jogo a jogo até ao final da época e vamos sorrir muito mais."

Vizela-Benfica B
1-0
Estádio Futebol Clube de Vizela
Onze do Benfica B
Svilar, Fábio Baptista, Kalaica, Morato, Godfried Frimpong (Rafael Rodrigues, 69'), Diogo Mendes (Rafael Brito, 89'), David Tavares (Martim Neto, 89'), Umaro Embaló, Samuel Pedro (Tiago Gouveia, 63'), Gonçalo Ramos e Henrique Araújo (Luís Lopes, 89')
Suplentes
Fábio Duarte, Gonçalo Loureiro, Rafael Brito (89'), Rafael Rodrigues (69'), Martim Neto (89'), Kevin Csoboth, Jair Tavares, Tiago Gouveia (63') e Luís Lopes (89')
Ao intervalo 0-0
Golos do Benfica B
 -
Boletim clínico
Diogo Capitão (status pós-cirúrgico ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Pedro Álvaro (lesão muscular na coxa direita); Daniel dos Anjos (status pós-miocardite aguda pós-infeção por COVID-19); Paulo Bernardo (contusão do tornozelo direito); Pedro Ganchas (lesão do complexo articular do ombro esquerdo); Ilija Vukotic (lesão muscular na coxa direita); Tomás Azevedo (lesão muscular na coxa esquerda); Sandro Cruz (mialgia na coxa direita); e Tomás Araújo (concussão cerebral)

Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 5 de março de 2025

Patrocinadores principais do Futebol