Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica B ombreou com o Vizela na 29.ª jornada da II Liga, teve boas oportunidades para capitalizar, mas não foi feliz no momento da finalização.
19 abril 2021, 21h55
Equipas de Benfica B e Vizela alinhadas
Primeiros momentos de estudo e de encaixe no sistema tático do adversário. Algumas saídas rápidas que pecavam por não chegarem ao momento da finalização. Umaro Embaló, aos 4', arrancou a toda a velocidade, ganhou vários metros, mas não conseguiu desviar o esférico de Kiki. O lateral do Vizela manteve a calma, não foi à queima e colocou o pé no momento certo, acabando com o lance de perigo.
Aos 13' surgiu o primeiro remate perigoso da partida. Tavinho, de costas para baliza e no interior da área, recebeu a bola, segurou e atrasou. Cassiano, na passada, mirou a baliza de Svilar, porém, o disparo saiu centímetros acima da barra da baliza encarnada. No minuto seguinte ficou a pedir-se grande penalidade para o Benfica B. Henrique Araújo entrou na área, foi até perto da linha de fundo e cruzou atrasado. Gonçalo Ramos apareceu para o remate, mas, na dividida com Marcos Paulo, o avançado das águias acabou por cair. O árbitro da partida, Hugo Silva, mandou jogar.
O Benfica B era quem construía mais lances. O Vizela mantinha as suas linhas mais retraídas e a águia aproveitava para manter a posse de bola durante mais tempo. Aos 18' houve bom trabalho de Umaro Embaló. O jogador encarnado controlou a bola em cima da linha lateral, levantou a cabeça e centrou com qualidade para o interior da área. Henrique Araújo antecipou-se ao adversário, desviou com o pé esquerdo e a bola passou muito perto do poste da baliza de Ivo. Tão perto que a redondinha acabou por bater na vareta que sustenta a tensão das redes.
A resposta dos vizelenses aconteceu aos 30' com uma boa jogada de envolvimento. A bola chegou à linha de fundo e pedia-se o cruzamento. Assim foi. Bola para o interior da área, Cassiano efetuou o primeiro cabeceamento, colocou o esférico na zona do segundo poste e, na sequência, mergulho de Tavinho para tentar concretizar. O cabeceamento não saiu com força e passou, lentamente, por cima da baliza de Svilar. Cinco minutos depois (35') o guardião encarnado voltou a ser colocado à prova. Marcos Paulo entrou na área e desferiu um remate cruzado e rasteiro. O guarda-redes belga aplicou-se e, com uma bela defesa, negou o golo.
As ameaças dos visitados continuavam e, aos 40', Kiki dispôs da melhor oportunidade da primeira parte. Jogada ao primeiro toque, bola a entrar no interior da área e, descaído para o lado esquerdo, o lateral não conseguiu capitalizar. Nota para o esforço e a recuperação de Gonçalo Ramos que recuou até à área defensiva para estorvar o remate. Ao intervalo: 0-0.
A formação do Vizela entrou melhor na segunda parte e chegou mesmo ao golo aos 48'. Kiko Bondoso acelerou pelo corredor direito, chegou perto da baliza, pensou no remate, mas Morato fechou bem os caminhos. Kiko improvisou, tocou de calcanhar e Raphael Guzzo apareceu para concluir o lance. Um remate forte de pé esquerdo que Svilar não conseguiu travar (1-0).
Aos 52' o Benfica B podia ter chegado à igualdade. Samuel Pedro, descaído para o lado esquerdo, efetuou um bom cruzamento para o interior da área. Henrique Araújo correu para o sítio certo, demonstrou perícia no ataque à bola e ficou próximo do golo. Mais uma vez o esférico passou muito perto do poste, desta feita o esquerdo. O Vizela mantinha-se alerta e, apesar da vantagem, não abdicava de uma pressão constante ao portador da bola. Exemplo disso foi a recuperação do esférico após um mau passe de Morato. A redondinha sobrou para Cassiano, mas, isolado e cara a cara com o guardião encarnado, não conseguiu concretizar. Tanto quis desviar a bola do guarda-redes que acabou por colocá-la pela linha de fundo.
A primeira mexida no xadrez tático encarnado aconteceu aos 63'. Samuel Pedro cedeu o seu lugar a Tiago Gouveia, mas, seis minutos depois (69'), Frimpong também saiu do jogo. Rafael Rodrigues entrou para a sua posição. Os comandados de Nélson Veríssimo lutavam contra a experiência de um dos candidatos à subida de divisão, todavia, não chegavam tantas vezes perto das zonas de finalização. A renovada asa esquerda começava a carburar e uma das suas jogadas culminou numa falta, à entrada da área, sobre Gonçalo Ramos. Chamado a converter, Rafael Rodrigues, aos 76', rematou à baliza, mas a bola saiu muito por cima e não assustou Ivo.
Aos 85', e após uma boa arrancada, Morato colocou o esférico para zona avançada. Henrique Araújo lutou, tentou chegar ao lance, mas a redondinha acabou por se encaminhar para a zona de Gonçalo Ramos, que não a conseguiu rececionar. Matheus antecipou-se e fez falta sobre o avançado. O camisola 88 tirou as medidas, respirou fundo, mas o remate saiu ligeiramente por cima da barra. Para os minutos finais, o técnico encarnado decidiu "abanar" o jogo, fazendo três substituições de uma assentada. Rafael Brito, Martim Neto e Luís Lopes entraram para os lugares de Diogo Mendes, David Tavares e Henrique Araújo.
Era o esforço final! Jogava-se mais com o coração do que com a cabeça, mas as águias continuavam a privilegiar o futebol apoiado ao invés do jogo direto e do "bombardeamento" para o interior da área contrária. O conjunto visitado mantinha-se agarrado à bola, quanto podia, e consequentemente aos pontos. Resultado final: 1-0.
No encontro da próxima jornada (30.ª), aprazada para o dia 26 de abril, às 15h30, o Benfica B recebe o Penafiel.
Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Sabíamos que vínhamos jogar contra uma excelente equipa. Na minha opinião é o principal candidato a subir de divisão. Tem feito um percurso muito bom com qualidade coletiva e individual. Separo o jogo em duas partes. Na primeira parte conseguimos dividir muitos momentos do jogo com o Vizela, onde criámos ocasiões para fazer golo. Foi uma boa primeira parte. Na segunda parte sofremos o golo muito cedo e, obviamente, pela qualidade que o Vizela tem e pela gestão que foi feita, criaram-nos dificuldades em alguns momentos. Falei com os jogadores, ao longo da semana, sobre esta deslocação ao reduto de um dos candidatos à subida de divisão. Dividir o jogo como dividimos deixa-nos satisfeitos, mas o resultado não é aquele que queríamos levar."
Diogo Mendes (médio do Benfica B): "Foi um jogo muito competitivo com duas equipas muito fortes. Viemos mostrar todo o nosso trabalho, a nossa união e força. Correspondemos bem diante de uma equipa que está no segundo lugar e luta para subir de divisão. Vamos pensar jogo a jogo até ao final da época e vamos sorrir muito mais."
Vizela-Benfica
B 1-0 Estádio Futebol Clube de Vizela |
||
Onze do Benfica B | ||
Svilar, Fábio Baptista, Kalaica, Morato, Godfried Frimpong (Rafael Rodrigues, 69'), Diogo Mendes (Rafael Brito, 89'), David Tavares (Martim Neto, 89'), Umaro Embaló, Samuel Pedro (Tiago Gouveia, 63'), Gonçalo Ramos e Henrique Araújo (Luís Lopes, 89') | ||
Suplentes | ||
Fábio Duarte, Gonçalo Loureiro, Rafael Brito (89'), Rafael Rodrigues (69'), Martim Neto (89'), Kevin Csoboth, Jair Tavares, Tiago Gouveia (63') e Luís Lopes (89') | ||
Ao intervalo | 0-0 | |
Golos do Benfica B | ||
- | ||
Boletim clínico | ||
Diogo Capitão (status pós-cirúrgico ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Pedro Álvaro (lesão muscular na coxa direita); Daniel dos Anjos (status pós-miocardite aguda pós-infeção por COVID-19); Paulo Bernardo (contusão do tornozelo direito); Pedro Ganchas (lesão do complexo articular do ombro esquerdo); Ilija Vukotic (lesão muscular na coxa direita); Tomás Azevedo (lesão muscular na coxa esquerda); Sandro Cruz (mialgia na coxa direita); e Tomás Araújo (concussão cerebral) |
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 5 de março de 2025