Triatlo

18 maio 2021, 09h00

Triatlo

Vera Vilaça

Os triatletas do Benfica alcançaram bons resultados na 34.ª edição do Triatlo de Oeiras, no dia 16 de maio. No topo dos destaques, Vera Vilaça sagrou-se vice-campeã nacional de Elite, enquanto Beatriz Pinto foi a melhor nos Juniores (campeã nacional feminina) e, no mesmo escalão, Alexandre Silva conseguiu a medalha de bronze (3.º lugar) nos masculinos.

O dia começou com a realização simultânea do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint e do Campeonato Nacional de Juniores, tendo como cenário a Praia da Torre e a Avenida Marginal, no concelho de Oeiras. Alexandre Silva [na foto abaixo], júnior do Benfica, esteve na discussão do triunfo no seu escalão, mas uma penalização de 10 segundos afastou-o do decisivo sprint final no atletismo. Ainda assim, assegurou a medalha de bronze (3.º lugar) e o apuramento europeu.

Triatlo

Já mais direcionado para distâncias longas, Miguel Arraiolos, recém-vice-campeão nacional de duatlo longo, alcançou a 7.ª posição absoluta (fez o segundo melhor parcial no atletismo), tendo estado na discussão pelo 4.º lugar até perto da linha de meta. O cadete Gabriel Santos, que também participou neste campeonato, teve uma excelente prestação e foi segundo no seu escalão.

António Barata, que na semana anterior se tornara campeão nacional de duatlo longo, acusou ainda algum cansaço, mas teve, ainda assim, um bom desempenho.

Na vertente feminina de Elite, Vera Vilaça foi a primeira atleta a sair do segmento de natação. No ciclismo, juntamente com Maria Tomé, ganhou três minutos de avanço sobre as adversárias, mas depois, no atletismo, não conseguiu acompanhar o ritmo da triatleta do Olímpico de Oeiras e terminou como vice-campeã nacional de Elite.

Evidenciando-se na prova de atletismo, Beatriz Pinto [na foto abaixo] fez a diferença e ganhou o primeiro título nacional júnior.

Triatlo

O dia de competição chegou ao fim com o Campeonato Nacional de Grupos de Idade, onde participaram vários jovens atletas do SL Benfica e também o ex-nadador olímpico, de 45 anos, Nuno Laurentino.

Luísa Miranda foi a atleta em maior evidência, a 3.ª feminina a cortar a linha de chegada, vencendo o escalão de Cadetes em que Catarina Moutinho foi 3.ª e Ana Francisca Moreira 5.ª.

Nos Cadetes masculinos, Pedro Carvalho foi 3.º, Tiago Margarido 6.º, Tomás Prudêncio 8.º e Miguel Neves 21.º.

Nuno Laurentino, ex-nadador olímpico e sempre uma presença no triatlo de Oeiras, foi 17.º no escalão de 45-49 anos.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Federação de Triatlo de Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas