Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Técnico fez a antevisão do Benfica-Spartak da segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, após ter vencido 0-2 em Moscovo.
09 agosto 2021, 17h06
Jorge Jesus
Entre a revelação de que espera mudanças no elenco russo, tanto a nível tático como ao nível das unidades a utilizar, Jorge Jesus mostrou-se feliz pelo regresso dos adeptos encarnados ao Estádio da Luz, contando com o seu apoio para, "como sempre", ajudarem a equipa a seguir rumo ao play-off.
Palavras elogiosas também para Gonçalo Ramos, pelo que "jogou e correu" em prol da equipa em Moreira de Cónegos, na vitória frente ao Moreirense. Afinal, atirou o técnico: "É muito difícil um ponta de lança correr quase 13 quilómetros num jogo."
Está a meio da eliminatória, a vantagem parece ser algo confortável. Quanto é que está o Benfica com o apuramento garantido?
Não temos esse pensamento, temos um jogo para decidir o play-off. A vantagem não nos garante nada! Temos de ganhar ou não perder por mais de dois golos. Vamos tentar jogar ao nível de Moscovo, onde o Benfica fez um grande jogo em termos táticos e técnicos, foi espetacular. Pretendemos ter o mesmo comportamento, o adversário vai jogar com sistema diferente e com outro posicionamento de alguns jogadores. Não tem nada a perder.
Que expectativas tem para este jogo? Espera um Spartak mais atrevido no ataque porque joga o tudo por tudo? Por outro lado, o que se pode esperar do Benfica no regresso do público às bancadas?
Este jogo tem vários fatores associados, o desportivo e o dos adeptos que vão estar connosco. Estamos ansiosos para isso acontecer, espero que nos ajudem, como sempre, a passar esta eliminatória para irmos para o play-off. O nosso adversário perdeu o primeiro jogo, mas tem hipóteses no segundo. Esta equipa também pode pensar da mesma maneira que nós em Moscovo, vamos tentar que isso não aconteça, pois acreditamos no que fazemos e temos todas as condições para passar. Penso que com os nossos adeptos vai ser mais fácil.
O jogo de amanhã [terça-feira] é especial por ser no Estádio da Luz, com público nas bancadas, diante de um adversário com um treinador português e por estar inserido na caminhada para a fase de grupos da Champions?
Para mim, é especial, porque ao fim de um ano [desde 29 de outubro de 2020, com o Standard Liège] é o primeiro jogo em que vou ter público. Fui habituado a ter 60 mil e 65 mil adeptos a empurrarem-nos para as vitórias. Por esse motivo é especial. Mais algum motivo especial? Não há. Vou jogar contra uma equipa que tem um treinador português, mas não é por causa disso que é mais ou menos especial. O jogo tem a sua responsabilidade, queremos derrotar este rival para passarmos ao play-off.
Neste início de temporada há algumas dúvidas no ataque do Benfica. Gonçalo Ramos está apto para o jogo?
Ainda não sei como estão os jogadores, ainda não os treinei desde Moreira de Cónegos, sei do ponto de vista fisiológico. A ciência ajuda-nos a ter alguns sinais se os jogadores estão cansados, é um dado importante para tomar as opções. Se o Gonçalo Ramos estiver recuperado é ele que vai jogar. Com o Moreirense foi o jogador que mais quilómetros correu, é muito difícil um ponta de lança correr quase 13 quilómetros num jogo. Ficámos com menos um jogador, ajudou a equipa, correu muito e ficou arrasado.
Tem feito elogios a Gonçalo Ramos. O rendimento que tem apresentado deixa-o mais tranquilo quanto à possibilidade de perder pontas de lança?
É normal esta evolução do Gonçalo Ramos e de toda a equipa. Gonçalo Ramos treina comigo há um ano, mal de mim como treinador se não tivesse capacidade para fazer evoluir quem trabalha comigo, assim como a equipa.
Vai jogar com uma linha de três ou quatro defesas frente ao Spartak?
Não falo em estratégia, se vamos jogar com três ou quatro defesas, pois a estratégia pode ter influência.
Jorge Jesus somou duas vitórias nos primeiros dois jogos oficiais, coisa que nunca aconteceu nas anteriores temporadas no Benfica. É bom prenuncio para o que espera para esta época?
Queremos começar bem, seja em que competição for. Mas isto interessa é como acaba e não como começa. Estamos a começar melhor, porque há um ano de trabalho, há melhor conhecimento da equipa, os jogadores sabem melhor o que quero. Naturalmente, neste início de temporada estamos mais fortes.
Texto: Marco Rebelo e Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 25 de março de 2025