Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Técnico espera dificuldades frente ao Bayern Munique, a contar para a 4.ª jornada do grupo E da Liga dos Campeões, mas promete explorar as debilidades alemãs.
01 novembro 2021, 16h03
Jorge Jesus
Mas o treinador das águias não se dá por vencido quando olha para um Bayern Munique "poderoso" técnica, tática e fisicamente que colocará "dificuldades" a que os lisboetas não estão habituados. Mesmo assim a fórmula para ferir os germânicos passa por "explorar as saídas rápidas", pois, entende, o rival deste dia 2 de novembro "defende com pouca gente" e "pode ser surpreendido". "Teoricamente estamos preparados, vamos ver na prática", atirou em conferência de Imprensa no Benfica Campus.
Olhando para o tempo de recuperação curto e após admitir que o empate com o Estoril afetou a equipa, como está o grupo a encarar esta deslocação a Munique?
Foi um jogo especial, porque o empate, no momento em que foi, emocional e psicologicamente deixa a equipa e o seu treinador completamente sentido por perder dois pontos, mas isso faz parte da vida. Temos de saber conviver com isso. No domingo anterior vencemos no último minuto do jogo e agora empatámos. No momento mexe com a equipa, mas agora é outro jogo, para outra competição, com um adversário com um poder muito grande que nos vai pôr à prova. Quanto aos dias que temos para preparar o jogo... são os mesmos que tem o treinador do Bayern Munique. Faz parte da calendarização e temos de passar as coisas mais teóricas, pois o tempo que temos com os jogadores só dá para passar mais os aspetos teóricos do que práticos.
"No domingo anterior vencemos no último minuto e agora empatámos. Temos de saber conviver com isso. Mas agora é outro jogo, outra competição, com um adversário com um poder muito grande que nos vai pôr à prova"
Jorge Jesus
Defrontou o Bayern Munique ao serviço do Belenenses [em 2007/08], encara este jogo como o fez na altura? Tem utilizado Nemanja à direita, será para manter?
A pergunta é interessante, até porque já passaram alguns anos, não sei se se lembram da equipa do Bayern Munique, mas eu recordo-me. Tinham o Luca Toni e o Podolski como pontas de lança, o Ribéry pela esquerda e o Schweinsteiger pela direita, uma equipa poderosíssima. Todas as pessoas pensavam naquela altura que o Belenenses ia ser goleado e perdemos por 1-0. O cenário não é igual, porque esta equipa do Benfica é muito mais poderosa que o Belenenses daquele tempo. Sabemos que o Bayern Munique é uma equipa que vem sendo construída com uma ideia de jogo muito própria, a sua matriz de jogo tem sido idêntica, mesmo com treinadores diferentes, mas o que mais sinto é que é uma equipa muito forte fisicamente. São fortes tecnicamente, os jogadores, por muita organização defensiva que os adversários tenham, tiram da frente os oponentes no um contra um com facilidade. Isso é meio caminho para desequilibrar. Mas estamos preparados para este jogo. Não é este jogo que nos vai dar a classificação. Todas as pessoas, após o sorteio, o que é normal, colocaram o Bayern Munique e o Barcelona nos dois primeiros lugares, mas o Benfica discute esse apuramento. Os jogos que vão ditar se o Benfica é ou não apurado são os que faremos frente ao Barcelona e Dínamo Kiev. Também é preciso um pouco de sorte no que acontecer no Dínamo Kiev-Barcelona, estamos num grupo muito forte. Nemanja na equipa inicial? É preciso defender melhor, em princípio não.
"Estamos preparados para o jogo. Após o sorteio todas as pessoas colocaram o Bayern Munique e Barcelona nos dois primeiros lugares, mas o Benfica discute esse apuramento"
O Bayern Munique foi eliminado da Taça da Alemanha, perdendo por 5-0 com o Borussia de Mönchengladbach. É possível juntar o melhor Benfica do Estádio da Luz com algum segredo que tenha sido explorado pelo Borussia Mönchengladbach?
Também vi esse jogo. Mas o Bayern Munique vai fazer mais 10 jogos contra essa equipa e, se calhar, não perde mais nenhum. O futebol tem destes momentos inexplicáveis, mas eu percebi porque perdeu por 5-0 num momento muito forte da época. Os jogadores nem sabem explicar, como disse o Müller. Disse que se perderam... é algo que acontece no futebol. Já sabíamos que o Bayern Munique não é forte em tudo, por exemplo, temos de tentar explorar as saídas rápidas para o ataque, porque defende com poucos jogadores, como o Benfica, e tentarmos melhorar em duração de jogo. O nosso balão murchou após o 0-2 no jogo da Luz e isso não pode acontecer, temos de jogar o máximo tempo que é possível.
"Temos de tentar explorar as saídas rápidas para o ataque, porque o Bayern Munique defende com poucos jogadores, como o Benfica, e tentarmos melhorar em duração de jogo. O nosso balão murchou após o 0-2 no jogo da Luz e isso não pode acontecer"
O Bayern Munique precisa apenas de um ponto para garantir já a qualificação, isso pode ditar alguma perda de intensidade?
Não, as equipas poderosas, por muito que não estejam tão poderosas num jogo como são capazes, o seu poder é para terem sempre uma qualidade superior em relação à maior parte dos adversários. Todos pensam em ganhar contra todos os adversários, mas sabemos a realidade dos factos. Sabemos que podemos ganhar, mas vamos defrontar uma equipa que vai obrigar a defender muito, a sair de zonas de pressão que se calhar não vamos conseguir, e a cenários do jogo que até agora não fomos confrontados. Teoricamente estamos preparados, vamos ver na prática. Os jogos que passam pelo apuramento são com o Barcelona e o Dínamo Kiev.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 25 de março de 2025