Futebol

16 janeiro 2018, 11h39

Estádio da Luz

Interior do Estádio da Luz

O Benfica foi o clube mais lucrativo entre os campeões das respetivas ligas europeias na época 2016/17. Esta é a conclusão do "The European Champions Report 2018", um estudo elaborado e divulgado pela KPMG.

De acordo com os dados analisados pela consultora para avaliar o desempenho financeiro e operacional dos clubes de futebol, os encarnados registaram, durante a temporada passada, um lucro de 44,5 milhões de euros, um valor que permite ultrapassar clubes como o Real Madrid, Chelsea, Bayern Munique ou Juventus.

"O vencedor da Liga portuguesa – SL Benfica – conseguiu mesmo duplicar os lucros depois de impostos, registando um valor de 45 milhões de euros, sendo que na época 2015/16 apresentou lucros depois de impostos no valor de 20 milhões", salientou a KPMG no relatório difundido.

Milhões de euros que se devem, "em larga medida" – e segundo o "The European Champions Report 2018" –, à venda dos jogadores Victor Lindelöf (Manchester United) e Gonçalo Guedes (Paris Saint-Germain), que geraram, respetivamente, um lucro líquido de 23 e 26 milhões de euros.

"Todos os campeões europeus incluídos no relatório obtiveram lucros depois de impostos, espelhando um novo paradigma na indústria do futebol, mais virado para a sustentabilidade financeira", pode ler-se no estudo que compara o desempenho financeiro dos campeões nacionais de 12 ligas europeias: Mónaco, Besiktas, Celtic, Chelsea , Basileia, Bayern Munique, Spartak Moscovo, Viitorul Constanta, Feyenoord , Juventus, Real Madrid  e SL Benfica.

O estudo exalta ainda a capacidade de sustentabilidade dos encarnados, com a aposta em jogadores formados no Caixa Futebol Campus. "Os clubes que se destaquem na formação e 'trading' de jogadores tenderão a ter vantagens competitivas", pode ler-se, seguido do exemplo das receitas obtidas com transferências por clubes como o Benfica (Gonçalo Guedes e Victor Lindelöf), o Chelsea e a Juventus.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol