Futebol

11 dezembro 2018, 12h32

Ponce

Ponce, avançado do AEK

O Benfica mede forças com o AEK no Estádio da Luz na 6.ª e última ronda do Grupo E da Liga dos Campeões. O jogo tem lugar na quarta-feira, às 20h00. Entre os duelos com as águias, os gregos venceram seis dos 13 encontros disputados.

Hult

É um AEK na 4.ª posição da Superliga grega, eliminado da Champions e na liderança do Grupo B da Taça da Grécia o que vem a Lisboa encerrar as contas da fase de grupos desta edição da prova milionária. Os gregos, que em Atenas perderam 2-3 com o Benfica, ainda estão sem pontos no Grupo E.

Para além dos seis triunfos em 13 jogos oficiais, o AEK empatou por duas vezes e sofreu cinco desaires. Marcou 18 golos e concedeu 12. Depois das águias, o trajeto arrancou com um empate caseiro frente ao Olympiacos (1-1) e teve continuidade com os triunfos diante do Lamia (2-1) e Apollon (2-0) para a Taça e para o campeonato, respetivamente.

De regresso à Champions, o Bayern Munique foi a Atenas derrotar o AEK, por 0-2. Seguiram-se duas goleadas por 4-0 diante do Aris (Superliga grega) e Apollon Larissa (Taça da Grécia). Na deslocação ao reduto do Panathinaikos, empate a zero na 9.ª ronda do campeonato.

A pior fase veio depois deste nulo, com quatro derrotas consecutivas: 0-2 com o Bayern Munique, 0-2 com o Atromitos, 1-2 ante o Panetolikos e 0-2 frente ao Ajax. Depois da tempestade veio a bonança com duas vitórias por 2-0 diante do Xanthi e do Lamia.

Festejos

Gregos mais sólidos internamente

Nas competições da Grécia – Superliga e Taça –, o AEK tem mostrado outra força que não tem posto em prática na Liga dos Campeões, e os números comprovam-no.

Com 22 golos marcados, está entre os melhores ataques do campeonato e é a segunda melhor defesa atrás do líder PAOK, eliminado pelo Benfica, recorde-se, no play-off da Champions. Os aurinegros são uma equipa ofensiva e sentem-se confortáveis com a bola no pé. Com 57% de posse de bola, só o Olympiacos os supera.

Em termos coletivos, o adversário do Benfica está, ainda, em vários rankings da Superliga grega. É a segunda equipa mais rematadora (179), a segunda que mais dribles efetua (371) e está, ainda, na quinta posição nos cruzamentos (212) e nas faltas sofridas (211).

Individualmente, destaque para Ponce. O avançado argentino, de 21 anos, é o melhor marcador da equipa, com sete golos, sendo um dos que mais remates efetuam (32) juntamente com Livaja e Bakasetas; no capítulo dos passes decisivos, Mantalos, com oito, é o melhor no AEK.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Facebook AEK

Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol