Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O jovem formado no Caixa Futebol Campus despede-se do Benfica e viaja até à capital espanhola para representar o Atlético de Madrid.
03 julho 2019, 19h32
João Félix
Nascido em Viseu, João Félix sempre viveu rodeado de futebol. O pai, Carlos Sequeira, é preparador físico e o irmão mais novo, Hugo Félix, joga nos Iniciados das águias.
Os primeiros pontapés na bola foram dados aos 8 anos, n'Os Pestinhas. Seguiram-se FC Porto e Padroense antes de viajar até ao Seixal.
Chegou ao Caixa Futebol Campos com 15 anos e arrancou logo nos Juvenis. Representou, ainda, os Juniores – sagrou-se campeão em 2017/18 – e a equipa B, onde fez a sua estreia como sénior em 2016/17.
Decorria a 7.ª jornada da II Liga (Freamunde-Benfica B) quando Hélder Cristóvão o lançou aos 83’. Estava dado o mote para o que se seguiria…
TALENTO À SOLTA NA EQUIPA A
A jogar sempre uns patamares acima da idade, João Félix sempre mostrou um talento superlativo e acima da média. O Clube e os treinadores sabiam-no, e hoje também sabe toda a Europa. O Atlético de Madrid tomou a dianteira, pagou o valor fixado pela cláusula de rescisão e assegurou os seus serviços.
No início de 2018/19, dando seguimento à aposta do Benfica nas pérolas saídas do Caixa Futebol Campus, o avançado teve a sua oportunidade na equipa principal e correspondeu.
Da estreia ao golo distou uma semana. A 18 de agosto de 2018, entrou aos 88’ no Boavista-Benfica (2.ª jornada da Liga NOS); na ronda seguinte, no dérbi com o Sporting no Estádio da Luz, entrou aos 71’ e faturou aos 86’.
“Arrepiei-me. Acho que qualquer um se arrepiava. É a consequência do meu trabalho, tenho trabalhado para isso, para jogar. Tenho de agradecer a aposta que têm feito em mim, eu tenho correspondido e quero continuar a corresponder para ter mais oportunidades destas”, admitiu na altura, logo após o apito final do desafio com o Sporting. Foi o primeiro de três golos sob a liderança técnica de Rui Vitória.
A AFIRMAÇÃO COM BRUNO LAGE
Em janeiro houve mudança de treinador e de sistema tático nos encarnados. Com o novo 4x4x2, João Félix assumia lugar na frente de ataque juntamente com Seferovic, e mostrou logo ao que ia. Bis e triunfo com o Rio Ave, por 4-2.
Com o novo técnico, apontou 17 golos em 29 jogos em todas as provas, destacando-se neste caminho o hat-trick ao Eintracht Frankfurt, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.
A exibição de encher o olho do talento benfiquista não deixou ninguém indiferente e foi reproduzida na Comunicação Social internacional.
A temporada de estreia na principal equipa do Clube terminou em beleza, com 20 golos e oito assistências em 43 jogos. Sagrou-se Campeão Nacional e conquistou a Liga das Nações pela Seleção Nacional, alcançando nesta final four a primeira internacionalização A.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024