17 de outubro de 2017, 13h49

14 anos, 14 momentos

Futebol

Na comemoração do 14.º aniversário do Estádio da Luz, o Site Oficial recorda-lhe momentos que ficam para sempre…

Inaugurado a 25 de outubro de 2003, o novo Estádio da Luz já assistiu a grandes momentos desportivos em Portugal e a títulos que ficarão para a história.

No 14.º aniversário, que se assinala nesta quarta-feira, o Site Oficial recorda-lhe 14 momentos que deixaram marca...

 

MOMENTO 14 

No Estádio da Luz, as expectativas eram bem altas para o jogo da penúltima (33.ª) jornada da Liga NOS. Um triunfo consumava automaticamente o 36.º título da história do Clube e a equipa entrou determinada... Leia tudo aqui.

 

 

MOMENTO 13

11 de maio de 2008: a data em que Rui Costa se despediu dos relvados é um capítulo especial da história de 14 anos do novo Estádio da Luz.

Há quem diga que um futebolista começa e acaba a sua carreira no mesmo clube. E assim aconteceu com o Maestro, um dos maiores símbolos do Sport Lisboa e Benfica que arrumou as chuteiras após um jogo que ficou marcado pelas inúmeras homenagens de que foi alvo. Leia tudo aqui.

 

MOMENTO 12

Recuamos até ao dia 14 de fevereiro de 2017, dia em que, depois de ultrapassada a Fase de Grupos da Liga dos Campeões, o Benfica recebeu o Borússia Dortmund na primeira mão dos oitavos de final da prova.

Ouviu-se o Hino da Champions, o árbitro Nicola Rizzoli apitou para o início da partida e Luisão atingiu os 500 jogos de águia ao peito. Leia tudo aqui

Luisão

 

MOMENTO 11

No dia 24 de abril de 2014, a meia-final da Liga Europa levava à Catedral um colosso do futebol europeu. Os italianos estavam convictos de que iram disputar a final da prova no seu reduto, em Turim, desvalorizando o campeão português, a equipa que se lhe atravessava no caminho. Um jogo que acabou por correr “ligeiramente” diferente daquilo que os italianos perspetivaram. Leia tudo aqui.

Benfica-Juventus

 

MOMENTO 10

A 15 de maio de 2016, pelo terceiro ano consecutivo, o Benfica sagrou-se Campeão Nacional e o Marquês de Pombal voltou a encher-se de Mística. Entrava para a história mais um grande momento escrito no Estádio da Luz, onde foi preciso esperar até à última jornada para garantir o 35.º da história. Leia tudo aqui.

 

MOMENTO 9

O momento era solene e de consternação. A tristeza caía no semblante de cada um, o outrora brilho nos olhos eram agora lágrimas que escorriam pela cara dos milhares de pessoas que fizeram questão de marcar presença nas bancadas da Luz no funeral de Eusébio. Recorde tudo aqui.

 

MOMENTO 8

Era domingo, 17 de maio, e frente ao Vitória de Guimarães, na Cidade Berço, não houve golos. Mas o ponto conquistado acabaria por ser suficiente e muito saboroso. É que de Lisboa, onde Belenenses e FC Porto se defrontavam no Restelo, saíam boas notícias. Leia tudo aqui.

 

 

MOMENTO 7

Um clássico com o FC Porto é sempre especial, mas nenhum, até agora, atingiu a carga emotiva daquele que sucedeu a 12 de janeiro de 2014.

Eusébio da Silva Ferreira morrera uns dias antes, a 5 de janeiro, num momento de consternação que atingiu todo o País independentemente da cor clubística e percorreu os quatro cantos do mundo. O contexto do clássico da 15.ª jornada da Liga NOS – época 2013/14 – era, forçosamente, diferente dos demais. Recorde tudo aqui.

 

MOMENTO 6

2 de maio de 2013, uma data incontornável do novo Estádio da Luz. Neste dia, o Benfica regressava às finais europeias, 23 anos depois de Viena (final da Taça dos Clubes Campeões Europeus com o Milan). Leia tudo aqui.

Onzes

Cardozo

 

MOMENTO 5

7 de dezembro de 2005. É esta a data de uma jornada europeia épica. O Benfica recebeu o Manchester United no Estádio da Luz e venceu (2-1) na última jornada da fase de grupos da Champions League, avançando para os oitavos de final da competição. Recorde tudo aqui.

 

MOMENTO 4

 

20 de abril de 2014. Um dia de emoções fortes e grandes festejos no Estádio da Luz e, no momento de erguer o troféu de campeão, todos os sentimentos vividos ao longo de 28 jornadas foram relembrados. Neste dia, até o Marquês vestiu a camisola para a festa do 33, o início do Tetracampeonato. Leia tudo aqui.

 

MOMENTO 3

Festejos

31 de agosto de 2009. A avalancha de golos com que o Benfica despachou o Vitória de Setúbal (8-1) foi, até hoje, a maior goleada da história no novo Estádio da Luz. Leia tudo aqui.

 

MOMENTO 2

 

14 de maio de 2005. Pairava no ar a crença Benfiquista de que o título não ia escapar. Na 33.ª jornada, com apenas uma por disputar, houve um dérbi. Com um golo de Luisão, aos 83 minutos, os encarnados encomendavam as faixas do 31... Leia tudo aqui.

 

MOMENTO 1

 

Tudo começou no dia 25 de outubro de 2003, quando a velha Catedral deu lugar ao novo Estádio da Luz. Leia tudo aqui.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica 

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar